Raquel Fernandes Gonçalves Machado UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
*Explorar a utilização de um software computacional.
Como far-se-á uso de um software é importante também, verificar se os alunos tem condições de trabalhar com a ferramenta computacional envolvida. Com base nas necessidades apresentadas o professor poderá fazer opção por explorar os recursos disponíveis no software antes de aplicar a atividade.
Neste momento da aula a turma estará explorando atividade proposta, a proposta tem como base a revisão dos conteúdos e o questionamento sobre a aprendizagem dos mesmos, através de pesquisas na internet visando o processo de desenvolvimento do aluno até a conclusão da atividade, que segue:
Tarefa - Processo |
Para executar as atividades farão uso de uma WebQuest, que nesta aula é apenas a ferramenta utilizada para realização das tarefas. Caso o professor considere complexa sua utilização, ou seu link de acesso esteja indisponível o mesmo não será privado de explorar a estratégia, pois a mesma é independente da WebQuest desde que outros recursos sejam buscados e acrescentados pelo professor, como novos links de acesso vinculados ao assunto, livros e revistas que tratem da temática abordada, bem como a possibilidade de liberdade de pesquisa e opinião dos alunos envolvidos.
Processo 1º Etapa: Formem grupos de 4 alunos; 2º Etapa: Utilizando o software CABRI e o Word, 2 alunos constroem os triângulos (escaleno, isósceles e eqüilátero), outros 2 do mesmo grupo digitam no Word, o processo que está sendo desenvolvido para a conclusão da atividade; 3º Etapa: Em seguida, as duplas podem se revezar e construir outros tipos de triângulos quanto aos ângulos (retângulo, obtusângulo e acutângulo), enquanto outra dupla digita o processo da atividade no Word; 4º Etapa: Realizem uma pesquisa na Internet sobre triângulos e comparem com as construções efetuadas pelo grupo; 5º Etapa: Faça uma revisão do conteúdo triângulos, medidas, ângulos, lados, nomes, etc., devendo ser armazenado tudo em disquete; 6º Etapa: Elaborem um questionário ou teste sobre o aprendizado. Recursos a serem utilizados: Sites: URL: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-poli.htm URL: http://www.ficharionline.com/matematica/pagina_exibe.php?pagina=071571 URL: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/exatas/matematica/tc2000/m4_41_vb.pdf Softwares: Word e CABRI. |
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-poli.htm
http://www.ficharionline.com/matematica/pagina_exibe.php?pagina=071571
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/exatas/matematica/tc2000/m4_41_vb.pdf