Portal do Professor

Início do Conteúdo

ESCRITA COM SABOR – ESCREVENDO RECEITAS A PARTIR DA LITERATURA.

Autor e Co-autor(es)

Simone de Alencastre Rodrigues imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a fazer suas próprias escolhas, de acordo com seus interesses e gosto.

Desenvolver a escrita.

Desenvolver gosto pela literatura.

Ampliar vocabulário.

Conhecer um texto prescritivo.

Aprender a escrever uma receita simples.

Duração das atividades

1 AULA DE 60 MINUTOS

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as características do texto de uma receita.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA

- Livro: O Sanduíche da Maricota

Autor: Avelino Guedes

Editora: Moderna

- Alimentos para fazer o sanduíche:

Ex: pão de forma, pão francês, presunto, queijo, milho, patê, alface, tomate, cebola, mortadela, etc.

- Folha de papel ofício

- Lápis

ESTRATÉGIAS DA AULA:

- Inicia-se a aula contando a história “O Sanduíche da Maricota”.

- Na história a galinha quer montar um sanduíche e sofre com a intervenção dos outros animais, até decidir deixar de lado as opiniões dos outros e montar seu próprio sanduíche.

- O professor promove uma discussão com os alunos sobre a história e sobre a atitude da galinha.

- Depois, apresenta a proposta de que cada um prepare seu próprio sanduíche.

- Para isso o professor precisa ter uma mesa já montada com os itens para o sanduíche.

- Os ingredientes devem ser solicitados aos alunos. Cada um traz um item de casa, conforme a solicitação da professora.

- Cada um monta seu sanduíche e todos lancham.

- Após o lanche, cada aluno registra a receita do seu sanduíche, fazendo ao lado uma ilustração.

- Para facilitar a escrita da receita, o professor revisa com os alunos os itens que devem conter em uma receita , isto é, ingredientes e modo de fazer.

- No final cada aluno lê a receita do seu sanduíche para turma.

- Depois que todos leram, o professor pode sugerir juntar todas as receitas para a confecção de um livro de receita de sanduíches.

Recursos Complementares


Avaliação

Feita durante a aula, observando o interesse dos alunos pela atividade e também se utilizam as características textuais da receita, bem como, a evolução da escrita de cada aluno.