Portal do Professor

Início do Conteúdo

OLHANDO PARA SI

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e apreciar obras de arte de autorretrato.

Desenhar o seu autrorretrato.

Desenvolver habilidadea de observar e de expressar.

Duração das atividades

1 aula com duração de 50 minutos cada atividade.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Apreciação e observação de obras de arte.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento - Apreciando autorretratos

Para esta aula o professor deverá organizar um vídeo com imagens de obras de arte de artistas que pintaram/desenharam o seu autorretrato. O professor passará o filme para as crianças, durante a exibição o professor irá fazer comentários sobre a obra e pedir que os alunos falem o que acharam, observaram. O professor poderá organizar cartaz com as imagens das obras, caso não consiga produzir o vídeo antes.

undefined

Fonte:
Auto retrato I (Tarsila do Amaral)

undefined

Monet - Galeria de Mestres do Impressionismo

undefined

Fonte:

Van Gogh - Galeria de Mestres do Impressionismo

undefined

FRIDA KAHLO

Fonte: forum.trasosmontes.com

Após a apreciação das obras, o professor convida as crianças para observarem a exposição que ele organizou com fotos de cada um. É importante nesse momento o professor mostrar que a foto é outro tipo de recurso usado para registrar a imagem de pessoas.

2º Momento.

O professor orienta as crianças a olharem para si no espelho do faz-de-conta ou levará um espelho médio para as crianças observarem o seu rosto. Durante esse  momento o professor deverá estimular as crianças a falarem o que observam no seu rosto, propor a exploração tátil da cabeça e face orientando-os a passar as mãos na boca, nariz, sobrancalha, cabelo, etc.O  professor deverá providenciar papel ofício ou canson, lápis de cor, hidrocor, giz de cera e lápis grafite para as crianças escollherem o que vai usar  ao fazer o  seu autorretrato. Durante o momento do desenho o professor deverá ficar a tento e retomar com a criança o seu desenho, de modo que ela preceba um jeito de deixá-lo mais expressivo. Depois o professor organiza uma exposição com os desenhos dos alunos acompanhados da foto de cada um.

Avaliação

Observar se a criança consegue fazer um desenho expressivo do seu rosto.