Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Identificar os elementos da obra.
Acrescentar elementos à obra.
Utilizar cores variadas.
Releitura.
Pintura.
O professor senta na roda com as crianças, inicia uma conversa sobre a obra apresentada de Tarsila do Amaral, orientando as crianças a observarem a obra e expressarem de forma verbal o que estão vendo. Neste momento, a professora explica para as crianças observarem com atenção cada detalhe da obra.
Questiona:
Em que lugar está o personagem?
O que vemos no fundo da obra?
Que tipo de plantas aparece na obra?
Que cores aparecem na obra?
Fonte:www.bbc.co.uk/.../539_tarsila/page3.shtml
O professor orienta as crianças para a realização da técnica da explosão de cores. Ele irá tirar cópia da obra para cada criança. Ao receber a sua atividade as crianças deverão pensar em outros elementos para acrescentar na obra, elas poderão repetir elementos existentes ou desenhar novos elementos que acharem importante acrescentar para dar continuidade a cena. O professor deverá orientar as crianças para desenharem dentro de suas possibilidades, usando giz de cera ou hidrocor. Para valorizar a produção dos alunos o professor deverá expor no mural da escola/ turma a obra que cada criança produziu.
Avaliar se os alunos conseguem:
Realizar pinturas com autonomia.
Identificar os elementos da obra.
Acrescentar elementos à obra.
Utilizar cores variadas.