Portal do Professor

Início do Conteúdo

Explosão de CORES

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os elementos da obra.

Acrescentar elementos à obra.

Utilizar cores variadas.

Duração das atividades

1 aula com duração de 40 minutos cada atividade.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Releitura.

Pintura.

Estratégias e recursos da aula

 1º momento

O professor senta na roda com as crianças, inicia uma conversa sobre a obra apresentada de Tarsila do Amaral, orientando as crianças  a observarem a obra e expressarem de forma verbal o que estão vendo. Neste momento, a professora explica para as crianças observarem com atenção cada detalhe da obra.

Questiona:

Em que lugar está o personagem?

O que vemos no fundo da obra?

Que tipo de plantas aparece na obra?

Que cores aparecem na obra?

undefined

Fonte:www.bbc.co.uk/.../539_tarsila/page3.shtml

2º momento

O professor orienta as crianças para a realização da técnica da explosão de cores. Ele irá tirar cópia da obra para cada criança. Ao receber a sua atividade as crianças deverão pensar em outros elementos para acrescentar na obra, elas poderão repetir elementos existentes ou desenhar novos elementos que acharem importante acrescentar para dar continuidade a cena. O professor deverá orientar as crianças para desenharem dentro de suas possibilidades, usando giz  de cera ou hidrocor. Para valorizar a produção dos alunos o professor deverá expor no mural da escola/ turma a obra que cada criança produziu.

undefined

Recursos Complementares


Avaliação

Avaliar se os alunos conseguem:

Realizar pinturas com autonomia.

Identificar os elementos da obra.

Acrescentar elementos à obra.

Utilizar cores variadas.