Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aladim e a l?mpada m?gica

Autor e Co-autor(es)

Lucia Fernanda da Silva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Let?cia Lima Guedes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir e apreciar diferentes vers?es de uma mesma hist?ria;

- Comparar diferentes vers?es e apontar as mudan?as percebidas nos textos.

Duração das atividades

1 aula de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

- Folha de exerc?cios    
           

Livro: As mais belas hist?rias de boa noite
Editora: Todo livro

http://www.bondfaro.com.br/as-mais-belas-historias-de-boa-noite-todolivro-857389668x.html

Livro: Cl?ssicos Disney - Aladim
Editora: C?rculo do Livro

www.bondfaro.com.br/aladdin-classicos-disney-...

O professor iniciar? conversando com os alunos se eles conhecem ou j? ouviram falar na hist?ria de Aladim e a l?mpada m?gica. Caso algum aluno conhe?a, pe?a para que conte a hist?ria. A proposta ser? ouvir diferentes vers?es desse conto maravilhoso. Poderia ser pedido ? turma que trouxessem de casa livros sobre a hist?ria e combinarem para serem lidos entre os alunos na pr?xima aula.
Ap?s a conversa, o professor pedir? aos alunos a leitura de duas vers?es de uma parte da hist?ria.

                          Voc? deve conhecer a hist?ria do Aladim.
                          Veja a seguir, duas vers?es de uma parte dessa hist?ria.
Texto 1:
O Mercador levou Aladim at? o p? de uma montanha e mostrou-lhe uma caverna.
? Ali existe um tesouro que ser? seu ? disse o Mercador.
? Ache uma velha l?mpada para mim e ficarei satisfeito.
Aladim desceu por uma corda. L? dentro, viu o grande tesouro e ficou maravilhado. Encheu os bolsos com j?ias e brilhantes, achou a l?mpada do Mercador e voltou. Mas o Mercador havia retirado a corda.
? Primeiro d?-me a l?mpada ? disse o Mercador.
? N?o! Nada feito! ? disse Aladim.
O Mercador , raivoso, transformou-se em um bruxo e rogou uma praga, trancando Aladim na caverna.
Aladim ficou sozinho no escuro. Sem querer, esfregou a l?mpada e um G?nio apareceu.
? Agora, voc? ? meu amo. Pe?a o que quiser!
Surpreso com o G?nio, disse:
? Quero ir para casa!
Num instante, Aladim estava em casa.
                                                            ( As mais Belas Hist?rias de Boa Noite)

? Espa?o reservado para voc? ilustrar o Texto 1:

Depois, ir? propor quest?es para interpreta??o da 1? vers?o que podem ser realizadas em dupla.

O Mercador levou Aladim a uma montanha e mostrou-lhe uma caverna
1- O que disse o Mercador a Aladim sobre o que havia l??
Copie do texto a fala do Mercador.
________________________________________________________
________________________________________________________

2- Qual foi o pedido que o Mercador fez a Aladim para que ele ficasse satisfeito?
________________________________________________________

3- Quando Aladim desceu, ficou encantado com o que havia l? dentro.
O que ele fez ent?o?
________________________________________________________
________________________________________________ ________
< /p>

4- Por que Aladim acabou discutindo com o Mercador?
______ ______________________ ____________________________
________________________________________________________

5- No escuro, Aladim esfregou a l?mpada.
O que aconteceu nesta hora?
________________________________________________________
________________________________________________________

6- Qual foi o pedido que o rapaz fez ao G?nio?
________________________________________________________

7- O pedido de Aladim foi atendido.
Copie do texto a frase que confirma isto.
_______________________________________________________

Uma sugest?o seria organizar a sala em roda para que todos possam ouvir a resposta dada por cada dupla. Aproveitar e discutir com a turma os pontos observados por eles, se outros colegas concordam ou n?o.
Conclu?da a discuss?o, apresentar a 2? vers?o e auxiliar os alunos com exerc?cios que resgatem a sequ?ncia da hist?ria.

Texto 2
Um desconhecido fingindo ser um tio rico de Aladim, o convidou para passear por um vale bonito perto da cidade.
No vale, o homem mandou Aladim fazer fogo. Assim que o fogo foi aceso, apareceu no ch?o uma pedra com uma argola. Era a entrada de um subterr?neo.
O desconhecido contou que era um bruxo. Ent?o obrigou Aladim a descer ao subterr?neo, avisando:
? L? embaixo h? um grande jardim. Nas ?rvores h? pedras preciosas. Colha as que quiser para voc?. Para mim traga apenas uma velha l?mpada que est? no jardim.
Aladim estava farto de pedras, mas como aquelas eram bonitas,
resolveu apanhar muitas. Pegou, tamb?m, a l?mpada velha e voltou. Pediu ao bruxo que o ajudasse a sair. O bruxo quis a l?mpada, mas Aladim insistiu em sair primeiro. O bruxo zangou-se e fechou a entrada do subterr?neo, prendendo Aladim l?.
Aladim chorou. Limpou as l?grimas com as m?os e assim esfregou no rosto um anel que o bruxo lhe dera. Logo apareceu o g?nio do anel, que disse:
? Que deseja meu amo?
? Quero voltar para casa ? respondeu Aladim.
Foi pedir e acontecer.
                                               (Adapta??o Cl?ssicos Disney ? C?rculo do Livro)

? Espa?o reservado para voc? ilustrar o Texto 2:


* Numere as frases de acordo com a ordem dos acont

ecimentos:
( ) O pobre rapaz chorando, esfregou o anel e apareceu um g?nio.
( ) Aladim desceu no subterr?neo, apanhou pedras e a l?mpada.
( ) O falso tio convidou Aladim para passear no vale.
( ) Aladim pediu ao g?nio para voltar para casa.
( ) No vale, o bruxo obrigou Aladim a entrar no subterr?neo.
( ) Aladim discutiu com o bruxo e acabou preso no subterr?neo.

 Pedir ? turma para compararem as duas vers?es, buscando as semelhan?as e diferen?as. Esta compara??o dever? ser oral e poder? comparar os seguintes pontos:
        - Ser? que acontecem as mesmas coisas nas duas hist?rias?
        - Uma tem mais detalhe do que a outra?
        - Uma usa palavras mais dif?ceis e a outra n?o?
Concluiremos a aula pedindo aos alunos que escrevam as semelhan?as e diferen?as encontradas nas duas hist?rias.

* Agora chegou a hora de voc? comparar os dois textos, percebendo as semelhan?as e diferen?as.
          Mostre como ? esperto, escrevendo tudo o que descobriu.
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
_ _______________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

Recursos Complementares

Avaliação

O professor ir? avaliar:
- Se o aluno participou ativamente da atividade;
- Se o aluno interpretou a primeira hist?ria;
- Se o aluno resgatou a sequ?ncia de fatos da segunda hist?ria;
- Se o aluno comparou e escreveu as semelhan?as e diferen?as entre as duas vers?es.