BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
T?nia Aretuza Ambrizi
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
? Conhe?a a fun??o social de um di?rio.
? Avance no aprendizado da constru??o de textos para um di?rio.
? Perceba as diferen?as da segmenta??o das palavras na fala e na escrita.
Os alunos devem diferenciar a escrita do desenho e conhecer a dire??o correta da escrita.
Atividade1: Caro professor, sugerimos que, em roda, voc? pergunte ?s crian?as de onde v?em os vegetais que comemos diariamente. Proponha ? turma a elei??o de um vegetal para plantarem e observarem o seu desenvolvimento. Como sugest?o, temos o feij?o, o tomate, ou a pimenta. Sugira, ainda, a escrita de um di?rio que contar? sobre a hist?ria da planta selecionada. Recomendamos que o di?rio seja escrito coletivamente, de forma que os alunos elaborem oralmente o texto e a professora o registre no quadro.
Atividade 2: Cada aluno poder? ter um pequeno caderno em que far? o di?rio do desenvolvimento da planta. Para o plantio, voc?s ir?o precisar de terra, semente e ?gua. O primeiro texto deve referir-se ao modo como foi o plantio do vegetal. ? importante tamb?m que os textos dos alunos sejam acompanhados de desenhos que retratem o que est?o observando.
Atividade 3: Caso a turma opte pelo plantio de um p? de feij?o, recomendamos a leitura da hist?ria Jo?o Feij?o de Sylvia Orthof. O livro est? dispon?vel para download no site:
Por meio do texto, as crian?as poder?o discutir o que ? preciso para um p? de feij?o crescer e como ? seu desenvolvimento. Voc? poder? ler o texto para a turma e depois solicitar ?s crian?as que contem a hist?ria por meio da leitura da ilustra??o.
Atividade 4: A turma poder? eleger os dias da semana em que escrever? o di?rio. Cada texto dever? contar o que est? acontecendo com a planta. Como j? ressaltamos, sugerimos que, primeiramente, os alunos construam o texto oralmente e, no momento da c?pia, prestem aten??o na segmenta??o das palavras e na escrita correta. ? importante que seja enfatizado para que serve o di?rio: ele tem a fun??o de re gistrar os acontecimentos mais significativos do desenvolvimento da planta.
Atividade 5: Ao final da escrita, sugerimos que a turma prepare uma apresenta??o do di?rio para outra turma da escola ou para outros professores. No momento do ensaio, ? importante que voc? leia o texto para as crian?as e depois cada aluno fa?a a leitura de um dia do di?rio, tendo como apoio o desenho que acompanha o texto e todo o trabalho desenvolvido em sala. Assim, mesmo que as crian?as n?o dominem o sistema alfab?tico, estar?o acionando seus conhecimentos pr?vios para lerem o texto que produziram.Ao final, os alunos dever?o ter conhecido a fun??o de um di?rio, ter avan?ado no processo de elabora??o de textos para o di?rio e terem percebido as diferen?as da segmenta??o das palavras na fala e na escrita.