Portal do Professor

Início do Conteúdo

Blocos Lógicos sem Problema (aula 4)

Autor e Co-autor(es)

Angela Alves da Fonseca imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Integrar o conhecimento físico das peças geométricas às 4 operações fundamentais.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- identificação dos atributos de cada peça ( cor, forma, tamanho e espessura)
- compreensão do conceito de adição
- resolução de cálculos com os fatos básicos da adição ( cálculos com dois termos , ambos menores que 10)

Estratégias e recursos da aula

O professor prepara todas as 48 peças da caixa colando uma etiqueta com uma sentença matemática.
A turma é organizada em grupos de 6 grupos de 4 ou 5 alunos.
As peças da(s) caixa(s) são distribuídas entre os grupos e colocadas nas mesas, com a sentença matemática virada para baixo.
O professor prepara as fichas de cartolina com os atributos das peças e guarda numa sacola.
Vai retirando cada ficha da sacola e lendo os atributos.

Exemplo: triângulo, vermelho, grande, fino.

 
O grupo que estiver com a peça deverá virar pra ver a sentença e resolvê-la numa folha ofício.
No final, quando todas as peças tiverem sido lidas pelo professor e resolvidas pela turma, os resultados serão apresentados por cada grupo, que lerá a sentença e a resposta.

Recursos Complementares

Dica:
Site:www.pucrs.campus2.br/~ursula/bloquinho.ppt

Avaliação

O professor poderá avaliar durante os dois momentos: identificação das peças e resolução dos cálculos.