Portal do Professor

Início do Conteúdo

A árvore da tabuada (aula 5)

Autor e Co-autor(es)

Angela Alves da Fonseca imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferenciar fatores e produto da multiplicação.
Identificar os numerais que tem um maior número de divisores.
Exercitar de forma lúdica o estudo da tabuada da multiplicação.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito da multiplicação como a adição de parcelas iguais.
Situações associadas à configuração retangular.
Idéia combinatória.

Estratégias e recursos da aula

O professor coloca no tronco, nos galhos e na copa de uma árvore grande da escola ou local próximo, os numerais de 1 a 100 ( que são produtos na tabuada de 1 a 10).
Distribui algumas folhas de cartolina e pede que os alunos desenhem pequenas frutas, escrevendo os fatores que multiplicados tenham como resultados numerais expressos na árvore.
Os alunos desenham, recortam a cartolina e escolhem a sentença. Penduram as frutas no numeral correspondente.

Exemplo:
No numeral 30, deverão ser colocadas as frutas com os fatores
5 x 6 =
6 x 5 =
3 x 10 =
10 x 3 =

Ao final, o professor deverá levantar algumas questões, tais como:
- que numerais receberam mais frutas? Por quê?
- quais os numerais que só receberam uma fruta?

Recursos Complementares

Dica: Essa aula pode acontecer na sala, com uma árvore simbólica ou até mesmo desenhada numa folha de papel 40 quilos.

Avaliação

O professor poderá avaliar o desempenho da turma quanto ao conhecimento de acordo com a agilidade para registrar os fatores durante a realização da atividade.