Portal do Professor

Início do Conteúdo

Linhas, curvas e pontos.

Autor e Co-autor(es)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Concei??o de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreciar obras de arte.

Conhecer diferentes tipos de linhas.

Identificar linhas em obras de arte.

Prodruzir obra de arte a partir de ponto, linha e curva.

Duração das atividades

2 aulas com dura??o de 50 minutos cada atividade.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esse estudo ? importante por possibilitar a crian?a, o brincar atrav?s do desenho com alguns dos elementos da linguagem visual como linhas, formas, cores e  tra?os,  representando sua expressividade.

  • Leitura de imagens.

Estratégias e recursos da aula

3? Momento

Ap?s a aprecia??o das obras apresentadas, o professor dever? orientar os alunos a escolher uma obra e fazer uma releitura. Eles poder?o usar l?pis de cor e giz de cera ou tinta. Depois o professor combinar? como os alunos como fazer a socializa??o dos trabalhos.

Recursos Complementares

Avaliação

Para fazer a avalia??o desta aula, o professor poder? considerar a participa??o, o envolvimento das crian?as durante a realiza??o das atividades; observar  se em sua composi??o art?stica  o aluno apresenta os elementos analisados ( linhas, formas e cores) em algumas obras de arte.