Maria da Concei??o de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Conhecer tipos de tinta.
Desenvolver o potencial criativo.
Valorizar a cultura local.
Possibilitar a intera??o entre as crian?as.
N?o ? necess?rio.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tinta
Essa aula ? uma oportunidade para trabalhar quest?es referentes a preserva??o ambiental com os alunos. O professor faz um levantamento pr?vio das ideias das crian?as acerca da origem das tintas e anota num cartaz.
Logo depois, o professor ler um livro ou textos que falem sobre a origem das tintas. Sugerimos a leitura do Livro das Tintas de Ruth Rocha, leia-o e mostre ?s crian?as. Ap?s a leitura, tecer coment?rios retomando o que ouviram, em seguida, as crian?as ir?o representar atrav?s do desenho a hist?ria das tintas.
O professor combina com a turma um passeio nos arredores da escola para observar tintas/cores na natureza. Para essa atividade de observa??o o professor dever? providenciar saco de pl?stico para os alunos guardarem o material coletado. Durante esse passeio o professor pode sugerir a coleta de folhas e flores que estejam no ch?o, bem como areia, barro. Em sala, o professor iniciam um momento de conversa, para as crian?as falarem sobre o que observaram, mostrarem os materiais coletados. Ap?s a conversa, o professor sugere aos alunos extrairem tintas dos materiais colhidos durante o passeio, como fazia os povos primitivos. As crian?as poder?o separar os materiais por cores, em grupo, elas ir?o tentar extrair as cores. O professor distribui colher, tampas de embalagem descart?vel, peneira, ?gua, papel, cola e etc. que ser?o usados pelas crian?as.
Uma forma das crian?as descobrirem as cores das folhas e flores ? friccion?-los em papel of?cio branco e ir ao mesmo tempo formando desenhos.
Em outros momentos, o professor poder? fazer uma oficina de tintas naturais usando vegetais (cenoura, folhas verdes, a?afr?o, casca de cebola, beterraba, uva etc.) e realizar pinturas com as tintas produzidas.
O professor dever? ler algumas informa??es sobre os tipos de tintas, mostrando que diferentemente dos povos primitivos, hoje, usamos tintas industrializadas feitas com produtos qu?micos. O professor poder? listar com a ajuda dos alunos o uso das tintas em nosso cotidiano, como exemplo: tinta automotiva, tinta para cabelo, tinta para parede (decora??o), tinta corporal, tinta para tecido, artes pl?sticas etc.
Ap?s, essa conversa, o professor prop?e uma atividade de arte. Para isso, ele mostrar? imagens de garrafas de areia colorida ou as garrafinhas para os alunos apreciarem, contextualizando a pintura/desenho em garrafinha com areia como um tipo de artesanato t?pico da regi?o nordeste. Caso seja poss?vel, o professor poder? levar os alunos para um local em que eles possam ver os artes?os confeccionando as garrafas ou convidar um artes?o para ir na escola fazer uma oficina com os alunos.
Fonte:tribunadonorte.com.br
Fonte:viajeaqui.abril.com.br
O professor poder? as sistir com os alunos um v?deo sobre como colorir a areia, dispon?vel no endere?o a seguir:
Ap?s a aprecia??o do v?deo, o professor inicia um dial?go com as crian?as sobre o processo de confecc??o/produ??o das garrafas. Em seguida, orienta as crian?as a confeccionarem suas garrafas coloridas, explicando que elas devem pintar a areia e colocar para secar. No dia seguinte, o professor orienta as crian?as a colorir sua garrafa, criando desenhos com areia e palito de churrasco ou ir colocando areia em camadas de cores diferentes. Pode-se usar garrafas de molhos ou outros objetos de vidro (vasos, copos, tubos).
V?deo sobre a confec??o dos desenhos nas garrafas com areia colorida.
Conhecer tipos de tinta.
Desenvolver o potencial criativo.
Valorizar a cultura local.
Possibilitar a intera??o entre as crian?as.