Portal do Professor

Início do Conteúdo

AREIA E TINTA

Autor e Co-autor(es)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Concei??o de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer tipos de tinta.

Desenvolver o potencial criativo.

Valorizar a cultura local.

Possibilitar a intera??o entre as crian?as.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio.

Estratégias e recursos da aula

 1? Momento

undefined

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tinta 

Essa aula ? uma oportunidade para trabalhar quest?es referentes a preserva??o ambiental com os alunos. O professor faz um levantamento pr?vio das ideias das crian?as acerca da origem das tintas e anota num cartaz.

  • Como ser? feita a tinta que pintamos objetos e nossas casas?
  • Onde encontramos as tintas para pintar?
  • Na era primitiva como ser? que as pessoas faziam as tintas?
  • Que tipos de tintas existem?  

Logo depois, o professor ler um livro ou textos que falem sobre a origem das tintas. Sugerimos a leitura do Livro das Tintas de Ruth Rocha, leia-o e mostre ?s crian?as. Ap?s a leitura, tecer coment?rios retomando o que ouviram, em seguida, as crian?as ir?o representar atrav?s do desenho a hist?ria das tintas.

2? Momento

O professor combina com a turma um passeio nos arredores da escola para observar tintas/cores na natureza. Para essa atividade de observa??o o professor dever? providenciar saco de pl?stico para os alunos guardarem o material coletado. Durante esse passeio o professor pode sugerir a coleta de folhas e flores que estejam no ch?o, bem como areia, barro.  Em sala, o professor iniciam um momento de conversa, para as crian?as falarem sobre o que observaram, mostrarem os materiais coletados. Ap?s a conversa, o professor sugere aos alunos extrairem tintas dos materiais colhidos durante o passeio, como fazia os povos primitivos. As crian?as poder?o separar os materiais por cores, em grupo, elas ir?o tentar extrair as cores. O professor distribui colher, tampas de embalagem descart?vel, peneira, ?gua, papel, cola e etc. que ser?o usados pelas crian?as.

Uma forma das crian?as descobrirem as cores das folhas e flores ? friccion?-los em papel of?cio branco e ir ao mesmo tempo formando desenhos.

Em outros momentos, o professor poder? fazer uma oficina de tintas naturais usando vegetais (cenoura, folhas verdes, a?afr?o, casca de cebola, beterraba, uva etc.)  e realizar pinturas com as tintas produzidas.

3? Momento

O professor dever? ler algumas informa??es sobre os tipos de tintas, mostrando que diferentemente dos povos primitivos, hoje, usamos tintas industrializadas feitas com produtos qu?micos. O professor poder? listar com a ajuda dos alunos o uso das tintas em nosso cotidiano, como exemplo: tinta automotiva, tinta para cabelo, tinta para parede (decora??o), tinta corporal, tinta para tecido, artes pl?sticas etc.

Ap?s, essa conversa,  o professor prop?e uma atividade de arte. Para isso, ele mostrar? imagens de garrafas de areia colorida ou as garrafinhas para os alunos apreciarem, contextualizando a pintura/desenho em garrafinha com areia como um tipo de artesanato t?pico da regi?o nordeste. Caso seja poss?vel, o professor poder? levar os alunos para um local em que eles possam ver os artes?os confeccionando as garrafas ou convidar um artes?o para ir na escola fazer uma oficina com  os alunos.

undefined

Fonte:tribunadonorte.com.br

undefined

Fonte:viajeaqui.abril.com.br

O professor poder? as sistir com os alunos um v?deo sobre como colorir a areia, dispon?vel  no endere?o a seguir:

Como colorir areia - O Artesanato

Ap?s a aprecia??o do v?deo, o professor inicia um dial?go com as crian?as sobre o processo de confecc??o/produ??o das garrafas.  Em seguida, orienta as crian?as a confeccionarem suas garrafas coloridas, explicando que elas devem pintar a areia e colocar para secar. No dia seguinte,  o professor orienta as crian?as a colorir sua garrafa, criando desenhos com areia e palito de churrasco ou ir colocando areia em camadas de cores diferentes. Pode-se usar garrafas de molhos ou outros objetos de vidro (vasos, copos, tubos).

Recursos Complementares

 Hist?ria da Tinta

O Livro das Tintas. Ruth Rocha e Ot?vio Roth. Formato.

V?deo sobre a confec??o dos desenhos nas garrafas com areia colorida.  

VT - Areia Colorida

Avaliação

Conhecer tipos de tinta.

Desenvolver o potencial criativo.

Valorizar a cultura local.

Possibilitar a intera??o entre as crian?as.