Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincadeiras sem limites II

Autor e Co-autor(es)

Cristiane Oliveira Pisani Martini imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as limita??es reais dos colegas e as pr?prias; adaptar formas de brincar para quem possui dificuldades, principalmente f?sicas; aprender a lidar com as diferen?as motoras, cognitivas e comportamentais de cada colega; exercitar toler?ncia, paci?ncia, compreens?o; fortalecer la?os de amizade, coleguismo com seus pares; exercitar a criatividade na cria??o de estrat?gias para a participa??o de todos; refletir sobre nossas rela??es com o outro; perceber que podemos brincar e jogar sem limita??es de qualquer ordem.

Duração das atividades

2 aulas de 50 min./total: 100min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h?.

Estratégias e recursos da aula

           

Espa?os.
Amplo e aberto.

Materiais.
Bolas; cordas, el?sticos ou fitas de velcro para prender partes dos corpos das crian?as simulando uma limita??o f?sica; bal?es; material para proje??o de imagens e/ou v?deos para as crian?as.

Algumas dicas: Sempre antes da atividade pe?a para que as crian?as se imaginem com a limita??o proposta (sem um bra?o, sem uma perna, sem ambos os bra?os, etc). Pergunte a elas se conhecem algu?m pr?ximo que possuem limita??es e/ou defici?ncias f?sicas. Deixe que falem e ? vontade o que pensam, deixe que fa?am perguntas sobre o assunto e tente abord?-lo de maneira que estimule as crian?as a acharem solu??es para alguma limita??o, para que partilhem as dificuldades e que aprendam a lidar com as diferen?as sem preconceitos.

Atividade 1. Sem um bra?o (30?).
De acordo com a quantidade de bolas dispon?veis para as aulas, divida os alunos em pequenos grupos com uma bola para cada (grupo). Deixe que as crian?as brinquem de jogar a bola uns para os outros, com as m?os. Posteriormente, prenda um dos bra?os das crian?as ao lado do corpo, para tr?s ou dobrado junto ao tronco. Pe?a para experimentarem fazer tudo o que fizeram com os dois bra?os, mas desta vez como se tivessem somente um. Nesse momento deixe que os alunos experimentem jogar as bolas uns para os outros livremente. Se houver v?rios modelos de bolas, instrua para que troquem entre eles experimentando pesos diferentes de bolas, texturas, tamanhos, etc. Pe?a ainda que brinquem variando as dist?ncias em rela??o aos colegas. Observe as rea??es das crian?as e adapte as atividades de acordo com a demanda da turma. Pode-se repetir as brincadeiras trocando o bra?o preso pelo dominante aumentando a dificuldade para as crian?as.

Atividade 2. Sem os dois bra?os (20?).
Fa?a um pega-pega comum ou outro que as crian?as gostem muito, por?m prenda os dois bra?os das crian?as junto ao tronco, simulando a falta ou defici?ncia de ambos os membros. Isso dificulta o equil?brio das crian?as para correr e faz com que os alunos pensem uma nova forma de ?pegar? o colega. Combine com eles de que outras maneiras podem brincar de pega-pega.

Atividade 3. Sem as pernas (30?)
Divida as crian?as em filas/equipes e fa?a uma corrida de ?bumbum?, ou seja, as crian?as precisam correr com o bumbum no ch?o ou rastejando seus corpos como uma cobra, simulando a defici?ncia de ambas as pernas. ? interessante ver como as crian?as acham novas maneiras de correr. Uma varia??o muito interessante ? deixar que algumas crian?as corram normalmente e outras corram somente de bumbum.

Atividade 4. Mostra de fotos e ou v?deos e Avalia??o (20?).
Mostre para as crian?as fotografias e/ou v?deos para os alunos de pessoas com diversos tipos de defici?ncias (f?sica, sensorial, mental, m?ltipla, etc) como por exemplo, material sobre os Jogos Paraol?mpicos. Converse com as crian?as sobre a forma de encararmos as nossas limita??es e as dos outros e como, quando achamos que temos as maiores dificuldades do mundo ainda encontramos pessoas que superaram dificuldades muito maiores.

Recursos Complementares

Avaliação

Como toda avalia??o em Educa??o F?sica, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Al?m disso, ? importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito ?s limita??es do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, a habilidade em procurar solu??es para as brincadeiras, etc. Outro aspecto importante da avalia??o ? conversar abertamente com as crian?as, perguntando-as sobre suas impress?es em rela??o ?s aulas, ?s dificuldades impostas, ?s atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? H? algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que j? conheciam e que foi repetido para eles? O que acharam dessa experi?ncia? Entre outras perguntas que julgarem necess?rias.
Essa ? uma aula que d? para trabalhar tamb?m com outros temas, outros esportes, com as dan?as, etc., adaptando as atividades. Se houver um aluno na turma que apresenta alguma grande limita??o, ent?o o professor pode adaptar a aula toda para que todos os alunos tenham condi??es parecidas com a do aluno com a necessidade especial.