Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Aplicar a Matem?tica em situa??es cotidianas faz a diferen?a para os alunos perceberem que o componente curricular n?o originou apenas da sala de aula, mas tamb?m da necessidade do cotidiano social. Desse modo, o aluno poder?: aplicar de forma concreta alguns conceitos matem?ticos melhorando sua compreens?o e apreens?o; ter seu interesse pela Matem?tica despertado ante sua aplicabilidade e desenvolver a criatividade, atrav?s da cria??o de novos produtos e embalagens.
? Despertar a conscientiza??o a respeito do Meio Ambiente e da import?ncia da sua preserva??o, assim como da necessi?dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
? Mostrar que a reciclagem traz in?meros benef?cios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanit??rios e ajudando a manter a cidade limpa, al?m de promover economia de mat?ria-prima.
? Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicl?veis, as sucatas encontra?das no meio em que vive.
? Utilizar o material reciclado no dia-a-dia
? Analisar, por meio de ferramentas matem?ticas, a reciclagem de lixo.
? Os alunos conhe?am ou tenham vivenciado algum tipo de contato com embalagens, saibam o que ? reciclagem e compreendam a diferen?a entre tabela e gr?fico.
? Tamb?m devem saber resolver opera??es simples de adi??o, subtra??o, multiplica??o e divis?o; representa??o e convers?o de pesos e medidas.
Este projeto foi elaborado objetivando a contextualiza??o do tema ?Valores e Quantidades?, e ser?o desenvolvidos com os alunos do 6? ano, onde os alunos n?o s? ir?o trabalhar a matem?tica com a quantidade envolvendo o sistema m?trico decimal e tamb?m os valores da conscientiza??o com o meio ambiente.
O trabalho ser? dividido em seis etapas:
1? Etapa
A primeira etapa contar um pouco da historia do sistema m?trico decimal
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/jorgeasantos/matematicaconcursos010.asp
2? Etapa
A segunda etapa ser? trabalhada na sala de aula com o conte?do sistema m?trico decimal de medidas de comprimento onde o aluno ter? a no??o que sistema m?trico decimal, a unidade fundamental para medir comprimentos ? o metro, cuja abrevia??o ? m, nas mediadas de superf?cie ter? a no??o que no sistema m?trico decimal, a unidade fundamental para medir superf?cies ? o metro quadrado, cuja representa??o ? m2. Onde aprendera que metro quadrado ? a medida da superf?cie de um quadrado de um metro de lado. Como na medida de comprimento, na ?rea tamb?m temos os m?ltiplos e os subm?ltiplos, na medida de volume ter? a no??o do sistema m?trico decimal, a unidade fundamental para medir volume que ? o metro c?bico, cuja abreviatura ? m3. Onde aprendera que o metro c?bico (m3) ? o volume ocupado por um cubo de 1 m de aresta. Como nas medidas de comprimento e de ?rea, no volume tamb?m temos os m?ltiplos e os subm?ltiplos, j? na capacidade ter?o a no??o de que a unidade fundamental para medir capacidade de um s?lido ? o litro, cuja abrevia??o ? l,e veremos que o Pesos e Medidas, o litro ?, aproximadamente, o volume equivalente a um dec?metro c?bico e a medida de massa Segundo o Sistema internacional de unidades (SI), a medida da massa ? o quilograma (kg). A unidade de medida de massa - o quilograma - encontra-se intimamente atrelada ao quilograma-padr?o.
Assim os alunos ir?o trabalhar com as formas corretas de compara??o, de modo que o aluno saiba identificar qual unidade ir? usar de acordo com determinada situa??o. E perceba as rela??es entre o sistema m?trico decimal de medidas (m?ltiplos, unidade fundamental e seus subm?ltiplos).
3? Etapa
A terceira etapa do projeto ser? com a reciclagem do material recolhido pelos alunos. E partindo do desenvolvimento de uma consci?ncia e do valor ambiental quanto ? necessidade com responsabilidade, reconhecendo-a como recurso n?o-renov?vel e que pertence a todos. Garrafa pet, rolinho de papel higi?nico, caixa de pasta de dente, lata ?leo e embalagens de leite viram pe?as para o estudo do sistema de unidades de medida. J? tampinhas de refrigerante podem se transformar em jogos de racioc?nio l?gico, enfim, tudo pode ser reutilizado.
Pedir para os alunos que tragam embalagens vazias e limpas de produtos aliment?cios e de limpeza que usam em casa. E conversar com os alunos, refletindo, sobre o uso das embalagens nas nossas vidas e promover uma interpreta??o dos r?tulos dos produtos que trouxeram de casa. Iniciar esse di?logo fazendo-lhes algumas perguntas:
1. Suas fam?lias costumam ler o r?tulo das embalagens? Quem faz, como e quando ocorre?
2. ? importante ler os r?tulos das embalagens?
3. As embalagens que voc?s trouxeram s?o recicl?veis? Sim ou n?o? Por qu??
Trabalhando tamb?m o s?mbolo abaixo com seus alunos eles v?m nas embalagens informando quando estas s?o recicl?veis ou n?o.
4. O que vem escrito nos r?tulos das embalagens que voc?s trouxeram?
5. Os alimentos e/ou produtos que est?o nas embalagens, contribuem para nossa sa?de? De que modo?
6. Quais ingredientes comp?em os alimentos contidos nas embalagens
4? Etapa
A quarta etapa ser? na sala de tecnologia (STE) da escola
1? Com alguns jogos educativos aonde os alunos ir?o aprender como medir tudo e tamb?m poder comentar o que aprendeu com esta aula. Esse endere?o encon tra-se no
Site:http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/como-medir-tudo-ha-428115.shtml
Como medir tudo o que h?
O CORPO COMO MEDIDA PADR?O SAGRADO
VALE QUANTO PESA ESPECIALISTA EM PASSOS
GR?O DO SAPATO
Todos os desenhos
Ilustra??o: Carlo Giovani
2? Esse objeto de aprendizagem faz parte de um programa da Secretaria de Educa??o ? Dist?ncia: a Rede Interativa Virtual de Educa??o (RIVED), e encontra-se dispon?vel no endere?o:
Site: www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php
3? Aprendendo algumas t?cnicas de reciclagens que ? encontrado no endere?o:
Site: http://www.fabricadebrinquedos.com.br
Site: http://www.mypix.com.br/site/pixblog/coisas-pra-fazer-com-rolo-de-papel-higienico/
Sites:http://www.elo7.com/productSearch.do?command=showUserProducts&webCode=19717&albumWebCode=19158
4? V?deo sobre Respeito ao Meio Ambiente
http://www.youtube.com/watch?v=_zxhH0yY0xw
http://www.youtube.com/watch?v=YMFyAIZIiw8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4
http://www.youtube.com/watch?v=FfbSxW3wPUQ&NR=1
5? Etapa
A quinta etapa ? trabalhar com alunos alguns exerc?cios tanto na sala de aula quanto na sala de tecnologia
1? Sala de aula com alguns exerc?cios
EXERC?CIOS DE MEDIDA DE COPRIMENTO
1) Transforme em metros:
a) 7 Km
b) 3,4 km
c) 8,16 km
d) 4 dam
e) 6,8 hm
f) 0,3 km
PER?METRO DE UM POL?GONO
2) Os lados de um tri?ngulo medem 4 cm, 3cm e 5 cm. Qual ? o seu per?metro?
3) Um quadrado tem 7 cm de lado. Qual o seu per?metro?
4) Um ret?ngulo tem 4 cm de base e 2,5 cm de altura. Qual o seu per?metro?
5) Um ret?ngulo tem 10 de base e sua altura mede a metade da base. Qual o per?metro desse ret?ngulo?
6) O per?metro de um quadrado mede 20 cm. Calcule a medida do lado do quadrado.
7) Calcule a medida do lado de um tri?ngulo equil?tero cujo per?metro mede 18 m
8) O per?metro de um losango mede 30 cm. Calculo a medida do lado do losango.
CIRCUNFER?NCIA
1) O raio de uma circunfer?ncia mede 4cm.Quanto mede o seu di?metro?
2) O raio de uma circunfer?ncia mede 2,5 cm. Quanto medo o seu di?metro?
3) O raio de uma circunfer?ncia mede 3cm. Quanto medo o seu di?metro?
4) O raio de uma circunfer?ncia mede 5,5 cm. Quanto medo o seu di?metro?
5) O raio de uma circunfer?ncia mede 12,56 cm. Quanto medo o seu di?metro?
COMPRIMENTO DA CIRCUNFER?NCIA
EXERC?CIOS
1) O raio de uma circunfer?ncia mede 4 cm.Quanto mede o seu comprimento?
2) O raio de uma circunfer?ncia mede 2,5 cm. Quanto medo o seu comprimento?
3) O di?metro de uma circunfer?ncia mede 3 cm. Quanto mede o seu comprimento
4) O comprimento de uma circunfer?ncia mede 18,84 cm. Quanto mede o raio?
5) O comprimento de uma circunfer?ncia mede 12,56 m . Quanto mede o raio
EXERCICIO DE MEDIDAS DE SUPERF?CIE
1) Transfome em m?
a) 7 km?
b) 8 dam?
c) 6,41 km?
d) 5,3 hm
e) 87,20 dm?
f) 44,93 cm?
?REAS DAS PRINCIPAIS FIGURAS PLANAS
?REA DO QUADRADO
EXERC?CIOS
1) Qual ? a ?rea de um azulejo quadrado de 15 cm de lado?
2) O per?metro de um quadrado mede 20 cm. Calcule a ?rea do quadrado.
3) O per?metro de um quadrado mede 14 m. Calcule a ?rea do quadrado..
AREA DO RETANGULO
EXERC?CIOS
1) Um campo de futebol tem 90 m de comprimento por 60m de largura. Qual ? a ?rea desse campo?
2) Calcule a ?rea de um ret?ngulo cuja base mede 6 cm e a altura ? igual ? ter?a parte da base.
3) A altura de um ret?ngulo ? 2 cm e o seu per?metro 18 cm. Qual a ?rea desse ret?ngulo?
2? Sala de tecnologia
http://como-emagrecer.com/calcular-peso-ideal.html
http://www.indicemasaco rporal.org/pt/indice-massa-corporal.php
http://www.somatematica.com.br/soexercicios/medidasc.php
http://www.liceumonteirolobato.com.br/portal/ef2/ar/professores/debora/AT_8e9.pdf3o Na sala de aula
Algumas reciclagens que ser?o apresentadas na feira multicultura da escola.
? L?pis;
? Borracha;
? Canetas;
? Canetinhas;
? Pincel at?mico;
? Papel pardo;
? Jornal;
? Papel sulfite;
? Quadro negro;
? Giz branco e colorido;
? Fita crepe;
? Fita larga;
? M?quina fotogr?fica
? Papel camur?a
? E.V.A;
A avalia??o foi realizada durante toda a realiza??o das atividades, acompanhando o desempenho individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento, a coopera??o, o interesse, o desenvolvimento de habilidades, criatividade e amplia??o do conhecimento dos alunos.