Portal do Professor

Início do Conteúdo

DESENHO GEOMÉTRICO – IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE FUGA NA PERSPECTIVA CÔNICA

Autor e Co-autor(es)

Priscila Marquezine Gomes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a identificar e determinar pontos de fuga em imagens e observar a relação direta do ponto de fuga com a posição do observador do objeto.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter noções de perspectiva.

Estratégias e recursos da aula

 

- Introdução ao tema

Professor, inicie a aula exibindo imagens de construções ou paisagens que tenham diferentes posições de pontos de fuga. Abaixo há imagens que podem ser utilizadas como exemplo na aula.

undefined undefined undefined undefined undefined undefined undefined

Links:

Imagem 1 - http://farm2.static.flickr.com/1422/1018000375_4d6dc91393.jpg

Imagem 2 - http://fjqm.files.wordpress.com/2007/05/perspectiva_laberinto.jpg

Imagem 3 - http://3.bp.blogspot.com/_fVfP4iUg12w/R_Dkz-KNSlI/AAAAAAAAAHY/aHm27feXdF4/s400/Gregor%2BSchneider,%2BWeisse%2Bfolter.jpg

Imagem 4 - http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/riodejaneiro.spaceblog.com.br/images/gd/1217028180/TEATRO-MUNICIPAL-DO-RIO-DE-JANEIRO-TERA-R-59-MILHOES-PARA-REFORMA.jpg

Imagem 5 - http://909noitesinsones.files.wordpress.com/2008/06/rio_branco_web_mnba1.jpg

Imagem 6 - http://www2.mre.gov.br/aspa/mnba.jpg

Imagem 7 - http://www.babooforum.com.br/idealbb/files/54749-vanishing_point_010.jpg

            Explique aos alunos o que é o ponto de fuga na perspectiva e como podemos identificá-lo. Determine os pontos de fuga em uma das imagens para poder ilustrar a explicação.

            A seguir, determine juntamente com os alunos a localização dos pontos de fuga nas outras imagens exibidas.

            Chame a atenção dos alunos para as diferentes posições dos pontos de fuga em cada imagem. Indique que em alguns casos temos apenas um ponto de fuga e em outros podemos ter dois pontos.

            Exemplos de imagens com traçados de retas determinando os pontos de fuga:

            Instigue-os a pensar qual o fator que determina as posições dos pontos de fuga. Espera-se que os alunos concluam que esse fator é a localização do observador.

- Atividade

            Distribua aos alunos revistas antigas e peça para que eles selecionem ao menos três fotografias ou desenhos para determinarem seus pontos de fuga.

            Solicite aos alunos que recortem as imagens escolhidas e colem-nas em um papel branco. Dessa forma, eles terão um espaço maior para traçar as linhas de convergência e fazer a poster ior determinação dos pontos de fuga. Ressalte que muitas vezes o ponto de fuga pode estar ultrapassando os limites da imagem.

            Em seguida, peça para que façam croquis de objetos com o observador em diferentes posições.

Recursos Complementares

Avaliação

Avalie os alunos através dos trabalhos apresentados. Verifique se houve entendimento do conteúdo e se eles souberam traçar as linhas e determinar os pontos de fuga da maneira correta.