Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONSTRUINDO UMA ROLADEIRA

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 5 anos, poderão:

  • Confeccionar uma roladeira;
  • Vivenciar brincadeiras com a roladeira.

Duração das atividades

Três aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o professor tenha trabalhado o resgate dos brinquedos antigos.

Estratégias e recursos da aula

                   

Confeccionando a roladeira

O professor reúne o grupo de crianças e apresenta a possibilidade de cada criança construir uma roladeira.  O pofessor poderá pesquisar se algum pai ou funcionário da escola já confeccional ou brincou de roladeira em sua infância. Se encontrar poderá convidá-lo para construir, junto com as crianças, a roladeira. No momento da confecção poderemos pedir para as crianças pintarem as suas roladeiras, que depois de secas serão montadas com a ajuda de um adulto, pois necessita do uso de martelo e prego.

MOMENTOS DA CONFECÇÃO DAS ROLADEIRAS

1º momento

Pedir para as crianças pintarem as latas (sugerismos pintar com tinta guache).

2º momento

Furar as latas e passar arame- essa etapa deverá ser feita por um adulto.

Furando as latas

3º momento

Colocar o barbante, prendendo-o no arame passado na lata.

Detalhe do arame nas latas

Colocando os cordões nas latas

4º Momento

Encher as latas com areia, sugerimos também que dentro das latas possa ,também, ser colocado sementes ou pedrinhas.

Colocando areia na roladeira

Brincando com a roladeira

O professor poderá levar a turma para um espaço aberto (pátio) e ensinar as crianças como se brinca com a roladeira.

Brincando com as roladeira

Registro

Ao final dessa atividade, o professor poderá sugerir que as crianças, através do desenho, registrem como foi a brincadeira com a roladeira.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se a criança:

  • Participou da elaboração da roladeira;
  • Participou da brincadeira com a roladeira;
  • Registrou a atividade realizada.