Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
A Geografia busca construir o conceito de espaço geográfico, cuja unidade fundamental é o lugar, onde se contitui o cotidiano da criança, onde a mesma começa a se integrar ao espaço em sua volta e onde ela trava as primeiras relações sociais.
Essa construção espacial deve ser paulatina, respeitando as etapas do processo de evolução dos educandos, onde pouco a pouco ela percebe e se apropria do espaço. Essa atividade, pois, deve ser feita de maneira continuada, na sala de aula, no recreio. Deve-se constantemente estimular a criança a observar e interpretar o espaço à sua volta.
Uma maneira de se perceber a natureza é mediante a análise de paisagem local, entendo esta como uma porção do espaço caracterizada por um tipo de combinação dinâmica de elementos geográficos diferenciados, como os físicos, biológicos e antrópicos, que formam um ‘conjunto geográfico’ indissociável que evolui em conjunto, tanto sob o efeito de interações entre os elementos que o constituem como da dinâmica própria de cada um dos elementos individuais”.
E dentro dessa análise da paisagem deve-se dar uma grande ênfase à vegetação, considerada como representativa das inter-relações entre o clima, solos e a influência humana. Portanto a vegetação é um fator que tipifica uma localidade e do qual as pessoas se apropriam diferenciadamente.
Caro professor (a), para saber mais visite:
www.uff.br/geographia/rev_04/claudio%20belmonte%20de%20athayde%20bohrer.pdf
Aula 01
Como sugestão de atividade, o professor fará uma breve explicação sobre conceitos naturais, árvores e plantas, ressaltando a importância e preservação da natureza local. Esse é o momento de identificar os elementos constituinte da paisagem local.
Quais as árvores, animais, tipos de rios ou montanhas presentes em sua localidade?
Trabalhe na linha do reconhecimento e identificação da vegetação típica de sua região, vendo esta de maneira integrada com tudo sua à volta. É o momento de se fazer perguntas aos alunos como:
O professor dividirá a sala em grupos, distribuirá revistas, jornais, papel cartolina e giz de cera para que seus alunos montem um painel relativo à paisagem, descrevendo a vegetação de sua localidade por meio de desenhos, relacionando a importância de se preservar a natureza.
Ressalte a importância da vegetação em seus diversos aspectos, como:
Com os desenhos produzidos, monte painéis, onde cada grupo falara brevemente sobre o que relatou em seu trabalho para seus colegas de classe.
Uma outra sugestão é que sejam feitas fotos da vegetação de sua localidade, podem inclusive se pensar em uma exposição de fotos feitas pelos alunos ou de um fórum virtual para tanto.
Uma sugestão interessante seria a tarefa de pesquisar a vegetação presente na sua rua e bairro relatando o nome das principais árvores, produzindo uma pequena ficha técnica da mesma.
Aula 02
Inicie sua aula recordando a atividade anterior, sobre a importância da vegetação. Feita essa atividade de reflexão sobre a vegetação em sua localidade, ressalte a grande diversidade de paisagens e fisionomias vegetais brasileiras, comparando a vegetação de sua localidade com as de outras regiões do país.
Para saber mais, acesse:
Na sequência, desenvolva um trabalho, comparando os seis biomas continentais brasileiros - Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, mediante sua vegetação. Procure identificar no mapa, em que bioma sua localidade se encontra? Esse é o momento dos alunos perceberem que o mapa expressa a vegetação da cidade ou Estado que residem. Eis um exemplo de mapa de biomas e vegetação brasileira:
Ressalte as razões do Brasil possuir tão vastas formas de vegetação, explique que fatores como clima, solo e até mesmo ações humanas estão envolvidas. Compare os modos de vida de sua região com os de outras regiões brasileiras, e a maneira como a população vivencia e se apropria de sua vegetação, saindo a mera descrição de paisagens, para uma inter-relação com o modo de vida das pessoas. Para isso, sugere-se realizar uma pesquisa sobre os hábitos de consumo, locais, os produtos que participam da vida cotidiana, como são feitos e qual a origem dos recursos naturais que estão envolvidos em sua produção.
Como sugestão de atividade, os alunos podem montar blogs, onde cada grupo desenvolve um trabalho caracterizando os distintos biomas brasileiros, o modo de vida de seus habitantes e sua relação com a vegetação.