Portal do Professor

Início do Conteúdo

DIAGONAIS DE UM POLÍGONO

Autor e Co-autor(es)

Vania Maria Rocha Gomes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As diagonais de um polígono.

Duração das atividades

2 tempos de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Polígonos.

Estratégias e recursos da aula

Professor inicie sobre a parte teórica dos polígonos, mencionando o elemento vértice de um polígono. Sugere-se a figura de um polígono confeccionado com o material E.V.A. Fig. 1

Exemplo:
Fig. 1

 

Após mencionar e representar os vértices da figura acrescente para o aluno que um segmento com extremidades em dois vértices não – consecutivos é chamado de diagonal do polígono. Fig. 2
Fig. 2

Professor vamos agora levar os alunos a participarem de uma atividade em grupos.


As etapas seriam organizadas das seguintes formas:


• A turma seria dividida em seis grupos e cada grupo receberia uma figura de um polígono do material E.V.A. Fig. 3
Fig. 3

• Cada grupo de alunos se apresentaria na frente da sala, sendo que deveriam dizer o nome do polígono dado, traçariam suas diagonais, indicariam quantas são e anotações observadas no traçar das diagonais do seu polígono;


• As figuras ficariam organizadas e completas da seguinte forma; Fig. 4
Fig. 4

 

• Os grupos professor poderiam trocar entre a turma seus polígonos, onde todos observariam as diagonais traçadas dos demais polígonos e demais conclusões observadas;


• Os grupos que mais bem se apresentarem poderão ser organizadores de painéis e exposição dos trabalhos da turma e quem sabe poderão ser organizadores de outras propostas com novos conteúdos didáticos.

Recursos Complementares

Professor, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.

http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, os indicadores para a avaliação poderão ser:


• Os alunos reconheceram o elemento vértice das figuras?


• Os alunos souberam conceituar e identificar as diagonais dos polígonos apresentados?