Portal do Professor

Início do Conteúdo

MULTIPLICAÇÃO COM DOMINÓS

Autor e Co-autor(es)

Thais de Oliveira imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz Aparecido Malagutti

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá treinar a multiplicação e levantar hipóteses sobre as possibilidades de operações que podem ser realizadas usando a limitação das peças do jogo de dominós.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Multiplicação de números naturais.

Estratégias e recursos da aula

Importância

Fazer os alunos treinarem a multiplicação de números naturais brincando com o dominó. Além disso os alunos devem perceber que existe limite nas peças do jogo de dominó, logo existe restrições em suas multiplicações.


Atividade

No ano de 2007 tivemos a seguinte questão na prova de Olimpíada Paulista de Matemática:

Um jogo de dominós é composto por 28 peças diferentes. Em cada peça há um retângulo , com dois valores impressos que variam de 0 a 6.
A seguir exibimos uma multiplicação de um número de 3 algarismos por outro de 1 algarismo, montada com o auxílio de quatro peças de um jogo de dominós.

Note que, de fato, 534 x 4 = 2136.
Com as 24 peças restantes, sem repeti-las, apresente outras 2 multiplicações corretas seguindo o modelo do exemplo dado, ou seja, utilizando 4 peças em cada uma.

Professor, observe que levar o jogo de dominós para a sala de aula é uma diversão. Sugiro que divida os alunos em grupos e distribua um jogo de dominós para cada grupo e uma folha de registros:

Agora, os alunos também devem registrar as restrições do jogo. Portanto, podemos propor uma outra folha de registros:

Desta forma os alunos acabam treinando bastante a multiplicação de números naturais de forma lúdica.

Professor, questões de olímpiadas e/ou vestibulares sempre trazem idéias inovadoras, por isso, sempre que possível, consulte-as!

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, para avaliar seu aluno use a própria atividade desenvolvida.