Portal do Professor

Início do Conteúdo

Um giro pela Trigonometria

Autor e Co-autor(es)

JUCIMARA BAPTISTA BATISTA imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Felipe Oliveira Jerez; Hosana J?ssica Batista; Prof.? Dra. Raquel Gomes de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Matem?tica ?lgebra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver id?ias sobre fen?menos peri?dicos associados ao c?rculo trigonom?trico; - Trabalhar com aplica??es do conceito de Trigonometria envolvendo as defini??es de seno, cosseno e tangente, bem como, a constru??o e interpreta??o de gr?ficos de Fun??es Trigonom?tricas; - Resolver problemas que envolvam os conceitos de Trigonometria; - Relacionar o estudo de gr?ficos com conte?dos de F?sica, neste caso, o Movimento Harm?nico Simples; - Trabalhar com os conceitos de amplitude, per?odo e freq??ncia.

Duração das atividades

05 horas/aula ou 250 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Trabalho com ?ngulos; - Representa??o de um ponto no plano cartesiano; - No??es de fun??o; - Compreens?o dos conceitos iniciais de Trigonometria (fun??es e c?rculo trigonom?trico).

Estratégias e recursos da aula

Professor (a), nessa aula iremos trabalhar com aplicações dos conceitos de Trigonometria, a aula será dividida em duas partes na primeira (03 horas/aula) trabalharemos com as definições de seno, cosseno e tangente (bem como, secante, cossecante e cotangente) e as relações trigonométricas no triangulo retângulo, na segunda será desenvolvida uma atividade que tem por objetivo apresentar a relação entre esses conceitos e conteúdos da Física.

DICA: Além de acessar os links que serão apresentados a seguir, para ter acesso aos objetos apresentados no decorrer da aula o professor poderá ainda:

I - Acessar o link: rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/matematica/

Clicando nas pastas referentes as atividades que serão desenvolvidas, sendo elas, mundo trigonometria/ e trigonometria molas/;

II - Acessar o endereço: www.rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php

Escolher as opções de Pesquisa: Ensino Médio / Matemática, digitar a palavra Trigonometria e clicar em Pesquisar. Entre os resultados da Pesquisa estarão os softwares: "Mundo da Trigonometria" e "Trigonometria com Molas".

A vantagem de acessar os softwares por esse link, é que além de visualizá-los o professor poderá ainda realizar o download dos objetos, o que permitirá o uso dos softwares sem a necessidade de ter internet disponível nos computadores, uma vez que esses poderão ser salvos nas máquinas.

DICA: Como as duas partes dessa aula terão como material de apoio softwares educacionais, é importante que o professor tenha o auxílio de uma lousa onde possam ser feitas explicações que se façam necessárias, caso isso não seja possível essa complementação poderá ser feita em sala.

Para que seja realizado um trabalho de forma mais produtiva é importante que os alunos tenham domínio dos conceito citados anteriormente no item “Conhecimentos prévios do aluno”.

1ª PARTE
Dando início ao nosso trabalho utilizaremos o software “Conceitos Fundamentais da Trigonometria”, que se encontra acessível em:


rived.mec.gov.br/atividades/matematica/mundo_trigonometria/index.html

Esse objeto de aprendizagem trabalha com as relações trigonométricas do triangulo retângulo, tomando como base para exemplos e aplicações o jogo de Bilhar.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1621/imagens/Bilhar_1.JPG


Inicialmente são feitas apresentações do objeto e das relações entre a trigonometria e o cotidiano, em seguida aparece uma tela com links que podem ser acessados pelos alunos. Em “Introdução” e “Noções Básicas” são apresentadas as definições de arcos, ângulos e circulo trigonométrico.
No item “As Funções Trigonométricas” o aluno será apresentado as funções seno, co-seno e tangente, suas definições e gráficos, através de textos e animações, alem de uma atividade que serve de auxilio para a melhor compreensão do trabalho com o circulo trigonométrico e o gráfico da função.

DICA: Para que seja possível dar continuidade a atividade é de extrema importância que os alunos sejam apresentados as Relações Trigonométricas no Triangulo Retângulo. Um exemplo de como abordar esses conceitos está nos vídeos indicados no item “Recursos Complementares”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1621/imagens/Video.JPG

Dando seqüência as atividades os alunos poderão acessar o link “Aplicações”, onde é apresentada uma atividade onde o aluno deve calcular o ângulo de um triângulo, conhecendo as medidas dos catetos, em seguida eles devem encontrar o valor da hipotenusa, para que seja possível dar uma “tacada” onde a bola entre na caçapa do Jogo de Bilhar.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1621/imagens/Bilhar_2.JPG
DICA: Após a aplicação do software o professor pode trabalhar com exemplos e exercícios que envolvam o estudo do triângulo retângulo e suas relações trigonométricas.


2ª PARTE
Nessa segunda parte trabalharemos com o software “Trigonometria com Molas”, que está disponível em:

rived.mec.gov.br/atividades/matematica/trigonometria_molas/mat1_ativs1.swf

Esse software aborda uma aplicação dos conceitos de gráficos de funções trigonométricas envolvendo o estudo do conteúdo de Física “Movimento Harmônico Simples”. Ele é dividido em duas atividades que apresentam animações e simulações do trabalho com molas, e ainda a teoria e definição de amplitude, freqüência e período, entre outros. São apresentadas ainda questões que servem de apoio para a compreensão das atividades, e que podem ser utilizadas como forma de avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1621/imagens/Molas_1.JPG

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1621/imagens/Molas_2.JPG

DICAS:
- Como esse objeto aborda a relação entre os conceitos de Física e Matemática, existe a oportunidade dos professores dessas disciplinas trabalharem de forma conjunta durante essa aula;

- Após o trabalho com o software o professor poderá sugerir uma pesquisa sobre outras aplicações dos conceitos de Funções Trigonométricas.

Recursos Complementares

No link: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm22/historia.htm o professor encontrar? um texto que narra a hist?ria da Trigonometria, citando personagens que tiveram grande import?ncia nos estudos referentes a esse conte?do matem?tico. Nos seguintes links, o professor encontrar? uma v?deo-aula dividida em tr?s partes que tem como tema as Rela??es Trigonom?tricas no Tri?ngulo Ret?ngulo: http://br.youtube.com/watch?v=FZLXujO3yw8 http://br.youtube.com/watch?v=YRt4Ni73954&feature=related http://br.youtube.com/watch?v=MJv5uLh30WQ&feature=related

Avaliação

A avalia??o dever? ser feita de forma que se torne poss?vel identificar atrav?s dos resultados das atividades sugeridas e da an?lise da participa??o dos alunos nas aulas, a capacidade desses: - Reconhecerem as aplica??es dos conceitos de Trigonometria em situa??es comuns ao seu dia-a-dia, como por exemplo em um jogo de Bilhar ou no trabalho com resultados de experi?ncias da F?sica. Atrav?s da atividade 2 que tem como base a utiliza??o do software ?Trigonometria com Molas? o professor poder? avaliar ainda a capacidade dos alunos de: - Interpretar gr?ficos de Fun??es Trigonom?tricas, bem como constru?-los; - Relacionar os gr?ficos do Movimento Harm?nico Simples com gr?ficos de fun??es trigonom?tricas; - Reconhecer e Aplicar as rela??es trigonom?tricas presentes no estudo de tri?ngulos ret?ngulos.