Portal do Professor

Início do Conteúdo

Teoria dos 3R's - Reciclar, Reduzir e Reutilizar

Autor e Co-autor(es)

DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das questões ambientais
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá reconhecer a importância das questões ambientais no seu cotidiano e que através da Teoria dos 3R's, reciclando, reduzindo e reutilizando ele poderá reduzir a produção dos resíduos produzidos no seu cotidiano.

Duração das atividades

01 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimento sobre os resíduos solídos, tempo de degradação e decomposição da matéria inorgânica, conceito de biodegradável, assim como o que é a Teoria dos 3R's que é uma eficiente política de aproveitamento dos resíduos levando a conservação dos recursos naturais. Esta teoria é composta por três princípios: Reduzir, Reutilizar e Reciclar que em sítese consistem em:

Reduzir é evitar a geração desnecessária de resíduos;

Reutilizar é dar nova utilidade aos resíduos;

Reciclar é transformar um resíduo em outro material pronto para ser utilizado.

Estratégias e recursos da aula

Primeiramente o professor deverá retomar os conceitos da Teoria dos 3R's, dando enfase ao conceito de reutilizar. O professor deverá perguntar o que é reutilizar de acordo com a teoria dos 3R's.

Depois de escutar as respostas dos alunos o professor deverá perguntar novamente aos alunos qual o tipo de resíduo eles mais encontram jogados no percurso realizado de casa até a escola. Certamente alguns alunos identificarão a garrafa pet e então o professor poderá iserir alguns dados como o percentagem de pet que é reciclada no Brasil, cerca de 68% do que é produzido e também que atualmente a produção de pet no país está em torno de 360.000 tonelas por ano, além de outras informações como histórico da produção do pet, composição do material  e a forma de reciclagem, cujas informações podem ser adquiridas no link a seguir:

www.abre.org.br

Em seguida o professor trabalhará um exemplo de reutilização de garrafa pet:

Para realização desta aula, é necessário barbante, garrafas pet, cola quente, argolas e deverão ser seguidos os passos a seguir:

1° Passo: O professor deverá cortar o barbante, sendo todas as tiras com 2 metros.

2° Passo: Deverá ser entregue dois pedaços para cada grupo de alunos, limitando grupos de 2 ou 3.

3° Passo: Depois da entrega do barbante, cada grupo irá receber duas garrafas pet e irão corta-lás de maneira a utilizar somente a parte superior da garrafa, serão necessárias duas partes superiores, colando-as com cola quente, e logo em seguida passar os dois pedaços de barbante entre o bico das garrafas.

4° Passo: Amarrar as pontas dos barbantes nas argolas (num total de 4 argolas) e selecionar dois alunos para brincar. Esta pronto um brinquedo onde as "garrafas" passarão de um lado para o outro do barbante através de movimentos de abertura dos braços de cada aluno.

Ao final da construção do brinquedo o professor deverá fazer com que o aluno reconheça  aluno  que é possível reutilizar este resíduo contribuindo para  diminuir as toneladas de lixo acumuladas nos lixões públicos e terrenos baldios. Estamos levando nossos alunos a serem críticos e a conscientização de que devemos diminuir a quantidade de lixo nas nossas cidades e consequentemente no planeta.

Recursos Complementares

Avaliação

A atividade avaliativa deverá ser feita durante todo o processo de montagem do brinquedo, pelo interesse do aluno e pela conscientização de que com esta atividade ele estará contribuindo com a preservação do meio ambiente.