Portal do Professor

Início do Conteúdo

Gastar sem pensar? Pensar para comprar?

Autor e Co-autor(es)

Maria Lucia Brandão dos Santos imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

◦ Conhecerá o vocabulário utilizado na compra de um produto: entrada, prestação,a prazo, à vista, lucro e prejuízo.
◦ Refletirá sobre as vantagens e desvantagens existentes em cada tipo de compra.

Duração das atividades

50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

◦Noções sobre Sistema Monetário Brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

◦ O professor coloca, no quadro-de-giz, um encarte de jornal ampliado com um anúncio de um produto e seu valor à vista e a prazo:

Propõe à turma dividida em grupos de quatro alunos, a seguinte situação-problema:
Pedro (nome de um aluno da turma) gostaria de comprar o produto anunciado. Vem juntando dinheiro há algum tempo para isso.
Já possui:
(De um cofrinho de papel, aberto na parte de cima, o professor retira representações de cédulas e moedas do Real.)

a) 3 cédulas de R$20,00.

b) 5 cédulas de R$5,00.

c) 7 cédulas de R$10,00.

d) 6 moedas de R$1,00.

e) 12 moedas de R$0,50.

f) 6 moedas de R$0,25.

As cédulas e moedas deverão ser retiradas uma a uma, de forma aleatória, e colocadas no quadro com fita adesiva.

Seria interessante que cada grupo recebesse também o “seu porquinho” com os mesmos valores.

O professor pede aos grupos que pensem, solucionem, calculem e respondam:

◦Quanto Pedro conseguiu juntar?

◦Ele pode comprar o produto à vista? Por quê?

◦Qual o valor do produto a prazo?

◦O preço do produto é o mesmo nos dois tipos de venda?

◦Em qual deles o preço é menor?

◦Qual a diferença entre o valor à vista e a prazo?

◦Que lucro ele terá se comprar à vista?

◦Que prejuízo obterá caso compre a prazo?

◦Pedro pode comprar o produto a prazo? Por quê?

◦Pedro deve comprar o produto a prazo? Por quê?

A discussão que surgirá a partir das soluções dadas por cada grupo levará a uma reflexão sobre:

◦A vantagem que existe, algumas vezes, na compra a prazo, quando o valor for o mesmo do preço à vista.

◦A vantagem que existe na compra a prazo quando não se tem o valor do produto.

◦A desvantagem que existe na compra a prazo quando não se tem o total do valor do produto e paga-se a mais por isto.

A partir das discussões e reflexões realizadas, o professor solicita aos grupos que respondam:

◦Pedro deve comprar o produto à vista ou a prazo?

◦Apontem uma vantagem e desvantagem que ele terá nesse tipo de compra.


◦ O professor anota as vantagens e desvantagens apontadas.

Avaliação

O tipo de compra que deve ser realizado por Pedro, com a reflexão que apontará vantagens e desvantagens apontadas pelos grupos nas suas escolhas, serão uma rica fonte de avaliação do conteúdo desenvolvido.