Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ora??es coordenadas: as rela??es sem?nticas em foco

Autor e Co-autor(es)

Priscila Brasil Gon?alves Lacerda imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula tem por objetivo promover uma reflex?o sobre as rela??es sem?nticas constru?das nos per?odos compostos por coordena??o, levando os alunos a aprimorar a sua compreens?o dos sentidos veiculados pela rela??o entre as ora??es coordenadas.

Duração das atividades

Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? recomend?vel que os alunos tenham conhecimentos m?nimos de sintaxe, saibam, por exemplo, delimitar o que uma ora??o.

Estratégias e recursos da aula

Finalmente, os grupos devem expor as frases que produziram para o professor e para os demais colegas de classe.

Recursos Complementares


Avaliação

A compreens?o das propostas pelos alunos ser? avaliada a partir da discuss?o em sala de aula de cada uma das atividades.

Sugerimos que o professor avalie a ?ltima atividade, na qual os alunos tiveram que produzir diferentes ora??es coordenadas a partir de uma ora??o encontrada em para-choque de caminh?o.

Julgamos interessante que o professor proponha outras atividades que permitam os alunos criar per?odos compostos por coordena??o, por exemplo, produzindo slogans, t?tulos, etc. Al?m disso, acreditamos que o trabalho com interpreta??o de textos, cujas perguntas levem os alunos a perceber ou construir rela??es de coordena??o, pode ser muito eficiente.