BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Esta aula tem por objetivo promover uma reflex?o sobre as rela??es sem?nticas constru?das nos per?odos compostos por coordena??o, levando os alunos a aprimorar a sua compreens?o dos sentidos veiculados pela rela??o entre as ora??es coordenadas.
? recomend?vel que os alunos tenham conhecimentos m?nimos de sintaxe, saibam, por exemplo, delimitar o que uma ora??o.
Finalmente, os grupos devem expor as frases que produziram para o professor e para os demais colegas de classe.
A compreens?o das propostas pelos alunos ser? avaliada a partir da discuss?o em sala de aula de cada uma das atividades.
Sugerimos que o professor avalie a ?ltima atividade, na qual os alunos tiveram que produzir diferentes ora??es coordenadas a partir de uma ora??o encontrada em para-choque de caminh?o.
Julgamos interessante que o professor proponha outras atividades que permitam os alunos criar per?odos compostos por coordena??o, por exemplo, produzindo slogans, t?tulos, etc. Al?m disso, acreditamos que o trabalho com interpreta??o de textos, cujas perguntas levem os alunos a perceber ou construir rela??es de coordena??o, pode ser muito eficiente.