Portal do Professor

Início do Conteúdo

Produ??o de texto: a organiza??o do par?grafo

Autor e Co-autor(es)

Priscila Brasil Gon?alves Lacerda imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entendendo o par?grafo como unidade textual m?nima, pretendemos, com esta aula, levar os alunos a aprimorarem a sua habilidade de produ??o e interpreta??o de diversos textos em prosa.

Duração das atividades

Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomendamos que, antes desta aula, os alunos tenham a oportunidade de fazer um estudo sobre a constru??o de rela??es l?gicas entre senten?as.

Estratégias e recursos da aula

Recursos Complementares

O s?tio http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/paragrafo (acessado em 20 de dezembro de 2009) traz boas informa??es sobre o tema.

Avaliação

  • A compreens?o das propostas pelos alunos ser? avaliada a partir da discuss?o em sala de aula de cada uma das atividades.
  • Como avalia??o, julgamos que seja interessante os alunos trocarem uns com os outros os textos produzidos na ?ltima atividade da aula. O professor deve, ent?o, pedir que eles reconhe?am tema, t?pico frasal e progress?o no texto dos colegas. Ao final desta atividade, devem ser recrutados alguns alunos para expor a an?lise que feita.