Portal do Professor

Início do Conteúdo

Bilhete enigm?tico

Autor e Co-autor(es)

Lucia Fernanda da Silva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Let?cia Lima Guedes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Escrever mensagens r?pidas e pessoais;
- Deduzir o significado das palavras pelo contexto;
- Criar enigmas que possam ser decifrados pelo destinat?rio.

Duração das atividades

1 aula de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

- Bilhete enigm?tico do Menino Maluquinho
- folha de papel ou caderno
- gravuras e letras recortadas de revista ou jornal


Pergunte aos alunos se j? ouviram falar em enigmas ou se conhecem algum. Caso ningu?m conhe?a, pe?a para procurarem no dicion?rio e escreva no quadro a defini??o lida por eles.
Ex: Enigma ? alguma coisa misteriosa, dif?cil de adivinhar.


Desafie a turma para desvendar um bilhete enigm?tico, mas antes apresente um quadro de dicas para descobrir as palavras.

Por exemplo:- Risque as letras indicadas quando aparecer o sinal ? (menos).
- Acrescente as letras indicadas quando aparecer o sinal +(mais).
- Apague as letras riscadas.
- Leia a palavra que formou escreva no local da palavra antiga.
- Escreva todo o bilhete e descubra a mensagem.

Almanaque do Menino Maluquinho

Resolva os dois primeiros enigmas (palavras) junto com a turma, para depois conseguirem descobrir os outros sozinhos ou em dupla. Circule pela sala e ajude-os apenas quando for solicitado ou for necess?rio.
Depois de resolverem os enigmas, sugiro que o professor converse com os alunos se costumam mandar ou receber bilhetes, o que costumam ou n?o escrever e assim oriente as observa??es sobre as informa??es contidas no bilhete enigm?tico.
Quem mandou o bilhete?
Para quem foi enviada a mensagem?
Qual o tipo de mensagem escrita pelo Menino Maluquinho?
Qual o tamanho do texto?
Por fim, pe?a para criarem bilhetes enigm?ticos utilizando gravuras e letras de revista ou jornal e trocarem com os colegas. Outra sugest?o seria fazer um sorteio de nomes e cada um criaria um bilhete enigm?tico para o colega que tirou.

Recursos Complementares

Site:
http://www.meninomaluquinho.com.br/


Sugest?o de Livros:

A novela da panela
Angela Lago
Editora Moderna


Era uma vez uma bruxaLia Zatz
Editora Moderna

Avaliação

Avalie se os alunos conseguiram:
Descobrir as palavras do enigma;
Se a mensagem contida no bilhete foi lida e compreendida;
Se o bilhete enigm?tico criado foi entendido pelo destinat?rio;
Se a linguagem utilizada estava adequada ao tipo de texto escrito.