Portal do Professor

Início do Conteúdo

Dobrando e contando histórias

Autor e Co-autor(es)

Lucia Fernanda da Silva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Criar uma história com dobradura de papel;
- Organizar a sequência de acontecimentos para escrever a história;
- Associar as dobraduras a personagens ou acontecimentos que farão parte da historia.

Duração das atividades

1 aula de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Folha de papel retangular;
- Um lençol ou um pedaço de pano azul
- Folha de papel A3


O professor convida a turma para criar uma história feita com dobraduras. Ele começa a contar a história e vai entregando a folha de papel mágica para cada aluno.
Ex: Era uma vez uma folha de papel diferente das outras.
Ela tinha poderes mágicos! Bastava alguém dobrá-la e ela se transformava...
Então, ela pensou: “ Se eu encontrasse algumas mãos amigas para brincar comigo, poderia fazer coisas divertidas!”
Vamos fazer?
A cada dobradura realizada pelo professor, os alunos farão da mesma forma e dirão em que se transformou o papel, dando assim continuidade a história.
http://estudiosepia.blogspot.com/

A dobradura de nº1 poderia ser: um livro, uma janela, uma gaivota...
A de nº 2: uma casa, uma asa-delta...
A de nº 3: uma flecha...
Continuação da história:
Logo apareceram muitas mãos querendo dobrar a folha mágica. E na primeira tentativa, surge um maravilhoso livro de magia ou será uma gaivota a voar no céu azul...A cada dobradura, a historia será construída. Aproveite para cantar músicas do nosso folclore ou conhecidas pelas crianças.
A história termina com a dobradura do barquinho.

http://estudiosepia.blogspot.com/

Uma sugestão seria colocar todos os barcos no mar (lençol) e a aventura poderia continuar ou ser concluída.
Ao final, o professor faz o resgate dos elementos narrados pela turma e escreve a história criada no quadro. Todos copiam na folha A3 e finalizam com a colagem do barco de dobradura e completam com desenhos a cena.

Recursos Complementares

Arte-Magia das Dobraduras: Histórias e Atividades Pedagógicas Origami
Autor: Maria Helena C.V. Aschenbach
Editora Scipione


A viagem de um barquinhoSylvia Orthof
Editora Moderna


Dobradura do barquinho

http://www.youtube.com/watch?v=ENbgnTyAEWc

Avaliação

O professor irá avaliar a participação dos alunos durante toda a atividade e principalmente as ideias sugeridas, se foram criativas, coerentes e se houve encadeamento dos fatos apresentados pela turma.