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Números Babilônicos.

Autor e Co-autor(es)

Thais de Oliveira imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O objetivo desta aula é propor ao aluno trabalhar em outro sistema de numeração. Envolve também uma relação histórica da Matemática, pois faz referência a outras culturas de números.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de Número, Símbolos e base numérica.

Estratégias e recursos da aula

Apresente ao seu aluno o conjunto de símbolos usados para compor o sistema de numeração babilônica.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1629/imagens/Aula7imagem1.JPG


Atividade:
Trabalhe com a classe dividida em grupos.
Peça para que os alunos representem as idades de todo o grupo e some-as. Represente o ano de 2009.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1629/imagens/Aula7imagem2.JPG

Coloque a seguinte reflexão:
Esse é um “bom” sistema? Então, o que é “um bom sistema”?
Quais são seus complicadores e facilitadores?
Recursos educacionais
Observe que existem alguns mecanismos computacionais que nos ajudam a deixar o contexto da aula mais significativo aos alunos. Neste caso sugiro o Applet que pode ser encontrado no site do MEC:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8242
Observe que no fim da página existe um arquivo que pode ser facilmente baixado. É necessário instalar o programa do MathematicaPlayer. Este é um software gratuito também disponível no site do MEC: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737.
Você pode mostrar vários exemplos e, até mesmo contemplar as dúvidas que os alunos levantaram sobre a escrita de alguns números;
 

Avaliação

O professor deve avaliar a própria atividade em grupo e, em um momento posterior, cobrar em uma avaliação individual.