Portal do Professor

Início do Conteúdo

Árvore Genealógica

Autor e Co-autor(es)

Rita Santos Guimarães imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Roberto Ribeiro Paterlini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Funções
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pretendemos introduzir o conceito de relação entre elementos já com a notação que será usada para funções.

Duração das atividades

Uma aula simples (50 min).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operações básicas, noções de uso de linguagem algébrica.

Estratégias e recursos da aula

Importância & Conteúdo no dia-a-dia

Compreender relações através de diversas representações é fundamental para adquirir autonomia na interpretação de informações diversas.

Além disso, o conceito de relação é base para a compreensão do conceito de função.

Motivação & Introdução

undefined

FIGURA 1

Explique como funciona as ligações de uma árvore genealógica. Neste exemplo, Maria e Júlio são casados e tiveram dois filhos, Pedro e Lucas. Outro casal da árvore é Joana e Carlos, que tiveram Brenda como filha. Pedro e Brenda se casaram e tiveram dois filhos, Caio e Denise.

Atividades

Relações e família

Você sabe o que é uma árvore genealógica? É um diagrama que mostra as relações entre membros de uma mesma família! Veja um exemplo na figura anterior.

Observe a notação abaixo que descreve as relações apresentadas nesta árvore :

m(x) significa “mãe de x”, por exemplo m(Pedro) = Maria

p(x) significa “pai de x”, por exemplo p(Brenda) = Carlos

ia(x) significa “irmã de x”

io(x) significa “irmão de x”

  1. De acordo com a árvore acima e os exemplos de notação, complete os itens:

(a) m(Brenda)=

(d) io(Lucas)=

(b) p(Pedro)=

(e) m(Denise)=

(c) p(Lucas)=

(f) ia (Caio)=

2. Você notou que p(m(Denise)) = p(Brenda) = Carlos? Complete os itens a seguir:

(a) m(p(Denise))=

(b) p(ia(Caio)) =

(c) m(m(Caio)) =

(d) p(io(Lucas)) =

3. Será que io(p(Denise)) = p(io(Denise))? Como você chegou a essa conclusão?


Agora colocamos mais pessoas na família. Observe a nova árvore genealógica.

undefined

FIGURA 2

Vamos acrescentar também mais duas notações:

fa(x) significa “filha de x”

fo(x) significa “filho de x”

4. Complete os itens a partir da nova árvore:

(a) m( ) = Maria

(b) p( ) = Carlos

(c) ia( ) = Brenda

(d) fa( ) = Camila

(e) fo( ) = Pedro

5. Liste 10 diferentes maneiras de se chegar à Brenda. Por exemplo: fa(Joana) = Brenda, ia(fa(Joana)) = Brenda.

6. Liste 7 diferentes maneiras de se chegar ao Lucas.

Esta atividade serve como um primeiro contato com a noção de relação e a notação mas também pode ser usada para relembrar conteúdos já abordados.

A atividade “Relações e Funções” é uma sequência direta desta.

Recursos Complementares

Avaliação

Seus alunos podem construir a árvore genealógica de suas próprias famílias e depois criar relações, inclusive diferentes das aqui apresentadas e descrevê-las, por exemplo: vo(Denise) = Carlos, onde vo(x) representa “vô de x”.