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O Trabalho e sua Rela??o com a Natureza

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Produ??o e organiza??o do espa?o geogr?fico: proje??es cartogr?ficas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Descrever e comparar o trabalho e a t?cnica nas diferentes sociedades humanas e suas respectivas rela??es com a natureza. ? Relacionar as transforma??es do espa?o pelo trabalho das diferentes sociedades humanas e os problemas ambientais. ? Conhecer e compreender algumas das conseq??ncias das transforma??es da natureza causadas pelas a??es humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais. ? Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espa?o e a paisagem que est?o inseridos.

Duração das atividades

2 aulas de cinquenta minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de trabalho, paisagem e a??o antr?pica

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Caro professor, perceber com seus alunos a questão das relações o trabalho e sua intervenção na natureza proporcionará o entendimento de que o ser humano, para sobreviver e se realizar, cria meios de subsistência e assim se relaciona com o meio ambiente para transformar a matéria natural em objeto de cultura, através do trabalho.

Obs. Essa é uma sugestão de aula que deve ser desenvolvida conjuntamente com o docente de história.

Para saber mais, visite:

www.ub.es/geocrit/sn/sn119-18.htm

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Aula 01

Professor (a) inicie sua aula com um marco teórico referencial para sua atividade. Cite que no princípio da humanidade, havia uma ordem de integração entre o homem e a natureza, onde o ritmo de trabalho e da vida dos homens associava-se ao ritmo da natureza.

Isso ocorreu por vários séculos até o advento da revolução industrial. No contexto do modo de produção capitalista, trazido por essa revolução, este vínculo é rompido, pois a natureza, antes um meio de subsistência do homem, passa a integrar o conjunto dos meios de produção do qual o capital se beneficia.

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Nessa oportunidade, questione sobre o que eles sabem a respeito da revolução industrial. Utilizando imagens como a acima mostrada, pergunte:

  • Quando começou?
  • Que nova realidade ela nos trouxe?
  • Quais suas implicações sociais e ambientais?
  • Como ela se expandiu pelo mundo?
  • Essas características estão presentes na atualidade?

É importante citar a seus alunos que quando o homem trabalha, ele se apropria da natureza e a transforma em recursos, conforme os usos e costumes das sociedades.

De maneira a sistematizar o que foi discutido até aqui, sugere-se a apresentação dos seguintes vídeos:

Atividades laborais em múltiplas culturas

 

 Apresentado os vídeos solicite que seus alunos façam um registro por escrito de suas impressões e que os traga na próxima aula.

Aula 02

Inicie sua aula revendo o que foi trabalhado na anterior. Distribua os apontamentos trazidos pelos alunos e faça uma leitura coletiva em voz alta. Faça comentários sobre o que os alunos escreveram. Ressalte que no capitalismo, o acesso aos recursos existentes na natureza passam por relações mercantis, visto que sua apropriação pelo capital implica a eliminação de sua "gratuidade natural".

Portanto, a incorporação da natureza e do próprio homem ao circuito produtivo é a base para que o capital se expanda.

Sabe-se que com o advento da revolução industrial ocorreu um incremento considerável na demanda de recursos naturais, que até então a humanidade não conhecia. Esse modelo de trabalho e de exploração de recursos, foi adotado em diversos países, modificando profundamente diversas paisagens e levando-se por vezes a situações extremas, seja de degradação ambiental ou social.

Entretanto nem todas as sociedades seguiram as mesmas regras capitalistas de produção, mantendo ainda uma cadência voltada ao rítmo natural. Explore essa temática com seus alunos, discuta sobre o modo de produção capitalista versus o modo de produção de sociedades tradicionais.

Um tema orientador para as discussões seria:

  • Como conciliar o desenvolvimento econômico com o respeito ao meio ambiente e às pessoas?
  • Como as relações de trabalho e capital podem deixar de ser predatórias?
  • O que podemos aprender com sociedades tradicionais e suas relações de trabalho e sociais?

Questione se eles conhecem algumas situações como essa. Solicite que eles se reunam em grupos e discutam o tema. Eles podem pesquisar exemplos de relações de trabalho em sociedades tradicionais, como os quilombolas, ribeirinhos, reservas extrativistas entre outras, e compará-las com as relações capitalistas vigentes.

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Como atividade para aplicação dos conceitos e idéias trabalhados em sala e que revele a importância desse estudo, sugira que os alunos apresentem em forma de seminário exemplos de apropriações da natureza, de forma benéfica e prejudicial em um ambiente mais próximo de sua realidade, como seu bairro ou sua cidade ou seu estado. Podem inclusive apresentar registros fotográficos, dramatização, cartazes ou vídeos.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Atividades laborais em m?ltiplas culturas V?deo
Sa?de ocupacional e meio ambiente V?deo

Recursos Complementares

www.histedbr.fae.unicamp.br/art05_24.pdf www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000100013

Avaliação

Avaliar todas as etapas de produ??o dos alunos, desde as participa??es iniciais, at? a estrutura??o do semin?rio. Participa??o qualificada nos debates