Jos? Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Motivação:
O que Você já ouviu falar sobre a dengue?
O que causa essa doença?
Quais são os fatores que contribuem para a proliferação dessa doença?
Em sala de aula, discuta as questões de motivação citadas anteriormente. Depois divida a turma em dois grupos. Para o grupo 1 distribua o texto “A dengue em crianças” e para o grupo 2 distribua o texto “A batalha contra os pernilongos”. Esse dois textos podem ser acessados em http://cienciahoje.uol.com.br/view/418. Durante a leitura solicite que o grupo 1 identifique e anote no caderno as seguintes questões:
1) Qual é o nome do mosquito transmissor da dengue? Qual o período de maior incidência desse doença?
2) Quais os sintomas apresentados por uma pessoa com dengue? Quais remédios devem ser evitados?
3) O que é necessário para reprodução do mosquito transmissor da dengue?
4) Como podemos evitar a esses mosquitos se reproduzam?
Para o grupo 2, solicite que identifiquem e anotem no caderno as respostas das seguintes questões:
1) Por que os pernilongos picam os seres humanos?
2) Como a dengue é transmitida de uma pessoa para outra?
3) Onde a fêmea do mosquito Aedes aegypti coloca seus ovos?
4) O que pode ser feito para evitar que esses mosquitos se reproduzam?
Dicas: Os dois textos são complementares e apresentam uma linguagem simples. Debata as respostas que os alunos deram para cada questão. Incentive o debate e solicite que exemplifique com situações cotidianas. A criação de uma WEBQUEST pode contribuir para esse debate.
Na sala de informática
Distribua dois ou três alunos por computador e solicite que acessem o site http://www.combatadengue.com.br/ e assistam aos 6 vídeos educativos disponíveis. Debata com os alunos as informações apresentadas e solicite que anotem no caderno as principais precauções. Em seguida, os alunos devem acessar a seção “Material Educativo” e clicar em “Dica de Combate”. Nessa seção, serão apresentadas 14 pranchas que demonstram atitudes que podem combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Solicite que anotem cada atitude e justifique como a adoção dessas ações podem impedir a proliferação do Aedes aegypti. Abaixo, imagens d" o vídeo e das pranchas.
Em seguida, solicite que acessem a animação abaixo e realizem as atividades propostas. Os alunos obterão informações sobre as formas de combate, sintomas, tratamento e dados sobre o mosquito ( origem e ciclo de vida). A figura mostra a página principal da atividade:
Clique aqui para visualizar a animação
Atividades complementares:
Se em sua cidade tiver uma inspetoria de saúde peça um exemplar do mosquito e mostre para os alunos ao microscópio. Solicite que descrevam as principais características observadas.
Identifique com os alunos possíveis lugares que podem se tornar foco do Aedes aegypti em sua escola, tire fotos e leve até as autoridades ou a direção para que medidas possam ser adotadas.
Nome | Tipo |
---|---|
Dengue | Anima??o/simula??o |