Portal do Professor

Início do Conteúdo

Siga a sequência

Autor e Co-autor(es)

Rita Santos Guimarães imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz A. Malagutto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Funções
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fixar e praticar conceitos relacionados com progressões aritméticas.

Duração das atividades

Uma aula simples (50 min).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

PA, razão e termo geral.

Estratégias e recursos da aula

Importância & Conteúdo no dia-a-dia

O estudo de sequências é de extrema importância pois elas podem servir para a introdução de vários outros conteúdos matemáticos, como funções e logaritmos.

A compreensão de leis de formação, termos gerais e soma ajudam na utilização de linguagem algébrica de posteriormente no uso de letras para representar variáveis.

Motivação & Introdução

O uso de softwares pode ser fixar e praticar conceitos matemáticos pode contribuir na motivação dos estudantes por se tratar e uma aula diferente.

Atividades

Antes de ir para a sala de informática o professor pode solicitar que os alunos busquem formas de obter o soma de n termos de uma PA.

A fórmula para obter essa soma é facilmente deduzida quando nota-se que a soma dos primeiro com o último termo é igual a soma do segundo com o penúltimo e assim por diantes.

Dê apenas essa dica e o algoritmo criado pelos grupos pode ser usado nas PA's oferecidas pelo software.

A turma deve sentar em duplas ou trios na sala de informática e devem explorar o software de acordo com as instruções do professor.

O botão “new sequence” troca a PA apresentada, o usuário pode selecionar “common difference” - razão ou “next term” - próximo termo.

Assim que o estudante seleciona um valor na caixa de texto com o ponto de interrogação o software diz se está certo ou não.

É possível mostrar a resposta com ao selecionar o “show answer”.

A quantidade de termos é escolhida no seletor “number of terms”.

Arithmetic sequences

RECURSO


undefined

Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais – MathematicaPlayer

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Arithmetic sequences Animação/simulação

Recursos Complementares

Avaliação

O professor pode solicitar a formação de 10 sequências, uma com cada quantidade possível de termos, as duplas deverão anotá-las, com a razão e o próximo termo e ainda obter a soma desse termos.

Por exemplo, para a sequência apresentada na figura 1:

PA: -44; -46; -48; -50; -52; -54; -56

Razão : -2

Soma: (-44 – 56). 3,5 = -350