Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincando e Aprendendo com Pin?quio no Mundo da Fantasia

Autor e Co-autor(es)

Marina Barbosa dos Santos imagem do usuário

PARANAIBA - MS EE ARACILDA CICERO CORREA DA COSTA

Carmen Regina Paderes Mignoli Barbai, Luciana Carvalho Fagundes Souza, Vera L?cia Machado de Resende (Coordenadora)

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Tomar gosto pela leitura.
  • Reprodu??o oral e escrita atrav?s do Cl?ssico Pin?quio.
  • Compreens?o global do texto, atrav?s da an?lise do tema.
  • Ampliar vocabul?rio.
  • Reestruturar e digitar suas reprodu??es na STE.
  • Desenvolver criatividade e coordena??o motora.
  • Identificar figuras geom?tricas.
  • Aprender a ler mapas e localizar o que se pede.
  • Resgatar os valores essenciais para o conv?vio familiar e social.
  • Identificar e reconhecer a import?ncia dos valores na educa??o recebida pelos familiares, bem como a sua aplica??o nos diversos segmentos sociais.

Duração das atividades

12 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Oferecer ao aluno oportunidade para conhecer e apreciar um dos cl?ssicos da literatura infantil admirados por crian?as, jovens e adultos atrav?s de v?rios meios de comunica??o, proporcionando momentos de reflex?o sobre valores morais e ?ticos de forma contextualizada, bem como a compreens?o da import?ncia da cultura para seu crescimento, enriquecimento pessoal e social.

Estratégias e recursos da aula

1? e 2? aulas:

O filme "Pin?quio" ser? exibido na Sala de V?deo atrav?s de DVD e V?deo ou na Sala de Aula utilizando o Data Show e Notebook. 

Questionamento informal:

  • ? importante sempre dizer a verdade? Por qu??
  • Qual o papel do Grilo Falante na hist?ria?
  • Voc?s j? ouviram o ditado "A mentira tem pernas curtas?" O que isso quer dizer?
  • J? imaginaram o que aconteceria se todas as vezes que ment?ssemos o nosso nariz crescesse?

3? e 4? aulas:

Os alunos ler?o e interpretar?o um texto apresentado sobre a hist?ria. Ser? dada ?nfase sobre valores como: verdade, mentira, obedi?ncia, desobedi?ncia, pregui?a, coragem.

Ainda desenvolver?o atividades envolvendo gram?tica, ortografia, acentua??o e frases.

5? aula:

                                     

6? aula:

  • Em seguida registrar?o em sala de aula o que descobriu sobre o autor e, reproduzir?o pequenos textos sobre a hist?ria. Os mesmos ser?o digitados no Word e o Paint ser? utilizado para elabora??o de desenhos.

7? aula:

Matem?tica ? Geometria

Com cuidado vou colorindo, recortando, criando e montando, essas fo rmas geom?tricas cada uma de uma cor, conte comigo, por favor.

Vou c ontando bem contente, vai surgindo em mi nha frente, um Pin?quio color ido, me ensina ndo diferente.

  • Registre a quantidade de formas geom?tricas usadas para montar o boneco. Pinte cada forma com cor diferente.

       a) Tri?ngulo   (   )     c) C?rculo      (   )

       b) Quadrado  (   )     d) Ret?ngulo  (   )

  • Pinte somente os corpos redondos.

  • Conte as formas geom?tricas usadas para montar o boneco "Pin?quio".
  • Registre o total de pe?as: _________
  • Quantos...

    a) tri?ngulos? _____________________

    b) c?rculos? _______________________

    c) quadrados? ____________________

    d) ret?ngulos? ____________________

  • Quantas pe?as usariam para montar o...

    a) dobro de bonecos? ______________________

    b) triplo de bonecos? _______________________

 

8? e 9? aulas:

  •  Com o aux?lio da coordenadora de matem?tica do ?Projeto Al?m das Palavras? as crian?as recortar?o e montar?o o boneco em E.V.A nas formas geom?tricas estudadas e em seguida ser?o expostos na sala de aula.

 

10? aula:

Geografia

  •  Ser?o apresentados mapas para que os alunos tentem localizar bairros, munic?pio, estado, o seu pa?s para ent?o, ser mostrado a localiza??o do pa?s de origem do autor do texto estudado.

11? aula:

  • Finalizando, os alunos explorar?o o CD-ROM ?Cl?ssicos Inesquec?veis? compartilhado no computador na STE. Este apresenta hist?rias, filmes, pinturas e jogos sobre o tema e outros cl?ssicos da literatura infantil. Este software educacional foi adquirido por meio de vendedor na escola. Faz parte de TODOLIVRO Distribuidora Ltda. Pode ser encontrado no site: http://www.todolivro.com/

Alguns links para facilitar a compra:

http://www.todolivro.com/catalogo_livro.php?id=3609


http://www.todolivro.com/catalogo_livros.php?id=6


http://www.todolivro.com/catalogo_livro.php?id=3249

12? aula:

  • Culmin?ncia: Uma festinha, onde os alunos apresentar?o suas atividades.

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados durante todo o processo, atrav?s de questionamentos, produ??o individual e/ ou coletiva, oralidade, comprometimento e participa??o nas atividades propostas, ser? observado o aproveitamento de cada aluno respeitando sua individualidade, se o conte?do transmitido contribuir? para assimila??o de valores com referenciais de car?ter e a pr?tica de bons h?bitos.