Carmen Regina Paderes Mignoli Barbai, Luciana Carvalho Fagundes Souza, Vera L?cia Machado de Resende (Coordenadora)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Espa?o e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informa??o, comunica??o e intera??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Oferecer ao aluno oportunidade para conhecer e apreciar um dos cl?ssicos da literatura infantil admirados por crian?as, jovens e adultos atrav?s de v?rios meios de comunica??o, proporcionando momentos de reflex?o sobre valores morais e ?ticos de forma contextualizada, bem como a compreens?o da import?ncia da cultura para seu crescimento, enriquecimento pessoal e social.
1? e 2? aulas:
O filme "Pin?quio" ser? exibido na Sala de V?deo atrav?s de DVD e V?deo ou na Sala de Aula utilizando o Data Show e Notebook.
Questionamento informal:
3? e 4? aulas:
Os alunos ler?o e interpretar?o um texto apresentado sobre a hist?ria. Ser? dada ?nfase sobre valores como: verdade, mentira, obedi?ncia, desobedi?ncia, pregui?a, coragem.
Ainda desenvolver?o atividades envolvendo gram?tica, ortografia, acentua??o e frases.
5? aula:
6? aula:
7? aula:
Matem?tica ? Geometria
Com cuidado vou colorindo, recortando, criando e montando, essas fo rmas geom?tricas cada uma de uma cor, conte comigo, por favor.
Vou c ontando bem contente, vai surgindo em mi nha frente, um Pin?quio color ido, me ensina ndo diferente.
a) Tri?ngulo ( ) c) C?rculo ( )
b) Quadrado ( ) d) Ret?ngulo ( )
Pinte somente os corpos redondos.
a) tri?ngulos? _____________________
b) c?rculos? _______________________
c) quadrados? ____________________
d) ret?ngulos? ____________________
a) dobro de bonecos? ______________________
b) triplo de bonecos? _______________________
8? e 9? aulas:
10? aula:
Geografia
11? aula:
Alguns links para facilitar a compra:
http://www.todolivro.com/catalogo_livro.php?id=3609
http://www.todolivro.com/catalogo_livros.php?id=6
http://www.todolivro.com/catalogo_livro.php?id=3249
12? aula:
Os alunos ser?o avaliados durante todo o processo, atrav?s de questionamentos, produ??o individual e/ ou coletiva, oralidade, comprometimento e participa??o nas atividades propostas, ser? observado o aproveitamento de cada aluno respeitando sua individualidade, se o conte?do transmitido contribuir? para assimila??o de valores com referenciais de car?ter e a pr?tica de bons h?bitos.