| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
| Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
| Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
_ Identificar as formas geom?tricas;
_ Classificar c?rculo, quadrado, ret?ngulo e triangulo.
_ Perceber e representar as formas dos objetos observados, principalmente ? presen?a dessas formas geom?tricas nas constru??es arquitet?nicas.
_ Na 1? s?rie a crian?a ainda est? construindo os conceitos de grande, pequeno, aberto, fechado, redondo, quadrado, ret?ngulo, e assim por diante, nada melhor do que refor?ar esses conhecimentos que ?s vezes est?o embaralhados nas cabe?as delas. Os educandos buscam sempre representar no l?dico infantil o que eles vivem a todo o momento, por isso o professor deve buscar explorar esses conhecimentos trazidos de casa, ou seja, do circulo familiar principalmente nessa atividade que ? rica de possibilidades imaginativas.
As estrat?gias utilizadas ser?o:
? Aula interativa na sala de aula;
? Utiliza??o do laborat?rio de inform?tica;
? Atividades em pequenos grupos em sala de aula:
a) No primeiro momento o (a) professor (a) investigar? atrav?s de perguntas o que os alunos sabem sobre as Figuras Geom?tricas, as No??es, Conceitos e Formas;
b) Ap?s averiguar o conhecimento pr?vio dos alunos e fazer as devidas observa??es, sobre o tema proposto;
c) O (a) educador (a) mostrar? a crian?a figuras e objetos matem?ticos como: os s?lidos e planos, entre outros, pedindo que eles tentem e/ou identifiquem-nos;
d) O (a) professor (a) far? uma breve explica??o sobre o que s?o essas formas e pra que serve cada uma delas, assim, como outros conceitos: grande, pequeno, aberto, fechado etc;
e) Em seguida o (a) professor (a) organizar? os alunos para irem ? sala de inform?tica, posto que, pesquisar?o na internet figuras e imagens geom?tricas;
f) Feito isto, o educador dever? interferir e mediar nas buscas de imagens geom?tricas simples de dispon?veis em: http://images.google.com.br/images?hl=pt-RS&source=hp&q=figuras+geometricas+matematica&gbv=2&aq=2&oq=figuras+geometricas+ ou http://desenhocolorir.net/blog/wp-content/uploads/2009/06/formas-geometricas-coloridas-imprimir.jpgg) Depois de volta ? sala de aula todos conversaram sobre o que viram de mais significativo e o (a) prof.? ir? dizer em tom de suspense que daqui uns dias eles ver?o alguns livros que tem formas geom?tricas.
h) O (a) educador (a) recordar? sobre a aula da semana passada e iniciar? conceitos novos como as presen?as dessas formas nas casas, nas bicicletas e objetos em geral;
i) Em seguida, o educador entregar? diversos livros se poss?veis diferentes para cada pessoa, onde os alunos tentar?o ler e encontrar as figuras estudadas. Depois de explorado os livros o (a) professor (a) vai propor para os pequenos para fazerem um rod?zio de livros, para que todos encontrem o maior n?mero poss?vel de figuras e formas geom?tricas;
j) Alguns alunos ser?o escolhidos para irem ? frente da classe para contar a hist?ria e/ mostrarem as figuras encontradas em cada p?gina dos livros;
k) O (a) professor (a) demonstrar? que todas essas formas est?o inclu?das no dia-a-dia e nos lugares em que estamos;
l) Como culmin?ncia ser? realizada uma atividade no computador mais especificamente no Paint, est? ficar? registrada no computador da escola, mas, o (a) prof? (a) ir? imprimir essas atividades para ficarem expostas na sala de inform?tica, ou, pode tamb?m, pedir que registrem essas formas em l?minas de retroprojetor pra serem utilizadas em outro momento como forma de estudo e refor?o da tem?tica.
Computadores; livros diversos; lousa; giz; materiais Art?sticos e matem?ticos, editor de texto e computador.
Os alunos ser?o avaliados pelo trabalho e participa??o nas atividades propostas: na oraliza??o e discuss?o sobre as formas geom?tricas e objetos adjacentes.