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Máquina de expressões

Autor e Co-autor(es)

Rita Santos Guimarães imagem do usuário

CAMPINAS - SP INTEGRAL COLEGIO DE EDUC BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Equações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Calcular substituições numéricas em expressões dadas.

Duração das atividades

Uma aula simples (50 min).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operações básicas. Substituições simples de variáveis.

Estratégias e recursos da aula

Acesse este objeto no link ao lado, ele encontra-se no banco Internacional de Objetos de Aprendizagem - Máquina de expressões

Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais - MathematicaPlayer

Professor, os alunos podem ser colocados em duplas, que hora trabalharão juntos hora disputarão um jogo.

Clicando no nariz da máquina a função é alterada. A resposta, saída, da expressão pode ou não ser mostrada, basta selecionar 'no' ou 'yes' em 'show answer?'

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1649/imagens/maquina.GIF

Trabalhando em equipe:

  • Inicialmente peça que os alunos escrevam a expressão com a qual irão trabalhar e montem uma tabela com 15 valores de entrada e seu respectivo valor de saída. Isso garantirá a escolha de valores para os quais o computador não dá a resposta, ou seja, eles deverão calcular sozinhos os resultados.

Jogo:

  • Um aluno joga contra o outro para ver quem faz dez (ou mais) pontos primeiro.

As regras são simples;

-Na vez do jogador A responder, o jogador B clica apenas uma vez no nariz da máquina e em seguida escolhe um valor de entrada. (certifique-se que a saída está escondida).

- O jogador A tem alguns segundos para calcular e tentar acertar a saída da máquina.

- Assim que o A der a resposta, o jogador B verifica se está correta liberando que esta seja mostrada.

- O ponto só é marcado se a resposta for exata.

- De qualquer forma, os papéis se invertem, sendo a vez do B responder.

- Quem fizer 10 pontos primeiro é o campeão.

Vamos fazer um campeonato de expressões??

Avaliação

Conferir tabelas com valores que não estão no recurso. Incentivar a brincadeira e a competição entre os alunos.