Portal do Professor

Início do Conteúdo

Agricultura, Indústria e Comércio

Autor e Co-autor(es)

Sandro Nunes de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Distinguir Agricultura, Indústria e Comércio.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
  • Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subseqüentes.
  • Organize um trabalho de campo com os alunos para conhecer um supermercado do seu município. O objetivo do trabalho de campo é identificar a origem dos produtos disponíveis na prateleira do supermercado e classificá-los de acordo com a divisão das atividades econômicas estudadas. Oriente-os a levar máquinas fotográficas e o celular para tirar fotografias.
  • Esse trabalho de campo deverá ser realizado depois da aula.
  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor para complementar a atividade 3 da aula (discussão).
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor (a), apresente aos alunos a situação problema descrita abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado:

Nas padarias e confeitarias encontramos grande variedade de produtos: biscoitos, bolos, doces, salgados, pães e vários outros. O pão francês é um dos produtos mais consumidos. Vários ingredientes são utilizados na sua produção.
Você sabe como é feito o pão francês?
Quais ingredientes são utilizados?
De onde vêm os ingredientes utilizados na produção do pão francês?

 

ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
  • Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir ao vídeo “De onde vem o pão?”, da série “De onde vem?” e, destaque que esse vídeo servirá de base para as discussões e atividades posteriores.
    De onde vem o pão?
ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor (a), depois de assistir ao vídeo, oriente a discussão para as questões apresentadas abaixo. Interrompa a discussão para complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (Agricultura, Indústria e Comércio). Apresente um questionamento de cada vez e oriente os alunos a anotarem as conclusões obtidas.

  1. De que trata o vídeo apresentado?
  2. Quais dos ingredientes utilizados na fabricação do p ão francês vocês conhecem?
  3. Todos esses ingredientes são produzidos na própria padaria? De onde eles vêm?
  4. Que cenas apresentadas no vídeo são de atividades agrícolas?
  5. Que cenas apresentadas no vídeo são atividades industriais?
  6. Que cenas apresentadas no vídeo são atividades comerciais?
ATIVIDADE 4: TRABALHO DE CAMPO
  • Professor (a), durante a realização do trabalho de campo no supermercado, oriente os alunos a identificar produtos de procedência agrícola e industrial. Oriente-os a identificar produtos industrializados que utiliza produtos agrícolas como matéria-prima. Peça a eles que procurem por produtos produzidos no próprio município e o classifiquem como agrícola ou industrial. Organize uma entrevista com o Gerente para facilitar a identificação desses produtos.

  • Observação: Não esquecer de tirar muitas fotografias e, se possível, fazer vídeos com o celular.
     



 

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
De onde vem o pão? Vídeo

Recursos Complementares

Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.

Avaliação

A avaliação poderá ser a elaboração de um álbum digital legendado de fotografias. Para isso, oriente os alunos a classificar as fotos tiradas em campo de acordo com as atividades econômicas identificadas (agrícolas e industriais) e inseri-las em um editor de texto. Peça-os que reservem uma parte do álbum para os produtos produzidos no próprio município. Organize uma exposição para apresentar os trabalhos e os vídeos dos alunos. Os álbuns e os vídeos dos alunos poderão ser publicados em um blog ou fórum de discussão. O álbum digital legendado de fotografias também poderá ser elaborado a partir de fotos obtidas na internet que representem as atividades Agricultura, Indústria e Comércio. As fotos deverão ser classificadas de acordo com a divisão estudada. O aluno será avaliado pela coerência entre a foto apresentada e a classificação realizada. Também poderá ser organizada uma exposição para apresentar os trabalhos dos alunos.