Iv? de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
O aluno aprender? quais as fun??es das flores para as plantas. Al?m disso em uma atividade de observa??o, os alunos poder?o aprender sobre as partes da flor, suas respectivas fun??es e localiza??es na flor. Em uma segunda aula o professor explorar? como se d? a reprodu??o das angiospermas.
SER? QUE AS FLORES SERVEM PARA MAIS COISA AINDA?
** O professor pode entregar o pequeno texto, incentivando a leitura dos alunos. De fato, ser? que eles conseguem imaginar uma outra fun??o das flores?
Afinal, por que ser? que algumas plantas desenvolveram flores? Ser? s? para nosso benef?cio ou das abelhas?
A exist?ncia das flores possui um objetivo reprodutivo para a planta! ? l? que est?o seus ?rg?os sexuais ? Sim... As plantas se reproduzem como qualquer outro ser vivo. A flor tamb?m pode ser um atrativo pol?nico. Depois da fertiliza??o do ?vulo, o ov?rio transforma-se num fruto (sim, plantas tamb?m tem ?vulo e ov?rio) que cont?m as sementes que ir?o dar origem a novas plantas da mesma esp?cie.
- DESPINDO UMA FLOR...
** A atividade proposta necessita que o professor traga exemplares de flores. Uma para cada aluno ou no m?ximo para cada dois alunos. Exemplares de hibisco s?o muito bons para manipula??o e facilmente encontrados. Caso a escola possua um jardim , ou no pr?prio bairro os alunos podem buscar a pr?pria flor (mas lembre-se: flores muito pequenas dificultam a visualiza??o).
Material necess?rio:
1 flor
Lupa de m?o
1 folha de papel e cola
Folha de registo das observa??es
O professor deve ter a flor em m?os. Comece a despir a flor pelas p?talas. Instrua os alunos para que o procedimento seja feito com cuidado pois as outras partes da flor n?o podem ser comprometidas.
As p?talas devem ser coladas na folha de registro.
*As p?talas podem ter v?rias cores. Nesse caso, podem proteger as flores e tamb?m atrair os polinizadores.
Observando partes femininas e masculinas...
O pr?ximo passo ser? observar mais de perto cada uma das partes. Pe?a para que os alunos quebrem na parte mediana de onde se encontra o ov?rio (parte feminina) e olhem na lupa. Observando melhor a antera, e fazendo um corte, os alunos tamb?m podem tentar ver o p?len (parte masculina), que ? muito diminuto. O registro pode ser em forma de desenho ou colado na pr?pria folha.
Apoio ao professor: http://educa.fc.up.pt/experiencias_pagina.php?id=289&dest=A.
Para entender a reprodu??o...
Professor, no in?cio da segunda aula, reforce os conte?dos trabalhados sobre as flores e suas partes. No momento seguinte ? hora dos alunos entenderem como ocorre a reprodu??o das angiospermas.
RECURSO
** Esquema que separa etapas do processo reprodutivo, da parte masculina e feminina. Pode ser mostrado com uso de retroprojetor para auxilio na explica??o.
Nome | Tipo |
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Angiosperm life cycle diagram | Imagem |
Apoio ao professor ?Apresenta??o em Power point
http://www.scribd.com/doc/2972961/Biologia-Aula-05-Reproducao-das-angiospermas
Para casa, pe?a para que os alunos repitam a atividade da primeira aula. Eles devem pegar uma flor, de casa ou do bairro, mas que seja diferente da utilizada em aula. Separar suas partes e nome?-las. Na seq??ncia escrever um pequeno par?grafo sobre como ele entende a reprodu??o.