Portal do Professor

Início do Conteúdo

?rg?os das Plantas - A ra?z

Autor e Co-autor(es)

Deborah Santos Prado imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Iv? de Haro Moreno

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Professor, o objetivo dessa aula ? que seu aluno saiba reconhecer uma raiz e qual o papel dela na vida de uma planta. O importante ? que se trabalhe uma abordagem que desperte interesse e curiosidade sobre o mundo das plantas!

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade

Estratégias e recursos da aula

Vamos conhecer mais sobre as ra?zes?

Reconhecendo o ?rg?o na planta...

Para que as crian?as se interessem e aprendam mais sobre as plantinhas, n?o basta falar e mostrar desenhos somente. Leve-as para dar uma volta pela escola. Caso sua escola n?o tenha exemplares de plantas em vaso, ou plantadas na terra, tente levar alguns de casa para a sala de aula.

Pe?a para os alunos observarem cuidadosamente uma planta. Provavelmente alguns deles v?o saber o nome e onde est?o outros ?rg?os, como as folhas e as flores, por exemplo. O importante nesse caso ? que se estimule a investiga??o e at? mesmo conhecimentos pr?vios deles, com perguntas do tipo: - Onde est? a raiz? Algu?m consegue ver essa raiz? Por que ser? que ela est? embaixo da terra? Todas as ra?zes ficam embaixo da terra? Algu?m j? comeu uma raiz?Tipicamente as ra?zes ficam embaixo da terra, mas existem ra?zes que n?o s?o subterr?neas e sim a?reas, como a raiz da Figueira e as ra?zes de mangue ou aqu?ticas, por exemplo.

Imagens:

Figueira (amorpeloverde.atspace.com/raiz.htm)

Mangue (http://www.fotothing.com/photos/4c9/4c92c9aed7ad771723d3819eebaee929_006.jpg)

 Ra?z Aqu?tica (http://amorpeloverde.atspace.com/raiz.htm)

* Ao fazer as perguntas, o professor pode tamb?m registr?-las na lousa. Ap?s a explica??o os alunos dever?o responder as perguntas no caderno. Boa hora para avaliar se aprenderam essa parte da aula.

Provavelmente todos n?s j? comemos ra?zes...

Nessa parte da aula, o professor pode ter a op??o de pedir para que seus alunos busquem em casa respostas sobre poss?veis ra?zes comest?veis, trazendo desenhos desses alimentos. Caso contr?rio explore o assunto levando fotos.
Ra?zes comest?veis:

BETERRABA

agricabaz.blogspot.com/2008_12_01_archive.html

CENOURA

www2.petrobras.com.br/.verduras/cenoura.htm

MANDIOCA

http://www.brasilsabor.com.br/img/receitas/gd/1189026043.jpg 

**Ser? que existem outras ra?zes comest?veis? - Instigue a curiosidade dos alunos e a busca por novos conhecimentos. Os alunos podemo registrar tudo que aprenderam at? ent?o em um portif?lio, com recortes de ra?zes comest?veis.

Mas essas ra?zes s?o um pouco diferentes n?o s?o?! Afinal para que a planta precisa de uma raiz?

De um modo geral, as ra?zes s?o as grandes respons?veis pela absor??o da ?gua e dos nutrientes que uma planta precisa. Essa ? a fun??o da raiz e ? muito importante que ela desempenhe muito bem seu papel para a sobreviv?ncia e desenvolvimento de sua planta. Existem diferentes tipos de raiz, algumas delas armazenam essa ?gua e nutrientes. ? o caso das ra?zes que comemos, elas armazenam o alimento necess?rio que ir? para as outras partes da planta.
Em alguns casos a raiz tamb?m ajuda na sustenta??o da planta, mas essa n?o ? sua fun??o principal. Em outros casos, pode servir ainda para retirar o oxig?nio indispens?vel ao seu desenvolvimento, como os pneumat?foros encontrados nos mangues, por exemplo (figura acima).

SUGEST?O PARA O PROFESSOR

Para que os alunos tenham outro tipo de contato com ra?zes a n?o ser por fotos, ? poss?vel realizar a experi?ncia do feij?o no algod?o, e observar como elas v?o se desenvolvendo. Al?m disso, levar um exemplar de planta aqu?tica pode s er bastante interessante para visualizar bem como ? uma raiz.

Avaliação

Ao final da aula, pe?a para que os alunos respondam algumas perguntas. As respostas nortear?o sua avalia??o sobre a aprendizagem do conte?do.
- Para que serve a raiz de uma planta? Onde podemos encontrar ra?zes? Cite mais de um exemplo.
- Voc? j? comeu alguma raiz? Qual ou quais?