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DATA??O DA TERRA

Autor e Co-autor(es)

Heitor Roberto Francischini Filho imagem do usuário

SAO CARLOS - SP DALILA GALLI PROFA EMEB

Iv? de Haro Moreno

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Profissional Recursos Naturais T?cnico em Geologia
Educa??o Profissional Recursos Naturais T?cnico em Minera??o
Educa??o Profissional Recursos Naturais T?cnico em Recursos Minerais
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Terra e universo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os diferentes m?todos de data??o da Terra, em especial a data??o relativa e a data??o absoluta.

Entender a import?ncia dos f?sseis para o desenvolvimento das outras ci?ncias.

Conhecer o potencial fossil?fero brasileiro.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula n?o requer conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula consta da demonstra??o de como ocorre a deposi??o dos sedimentos em camadas na superf?cie da Terra em que os alunos observar?o e a partir disso construir?o poss?veis teorias para sua data??o.

Para a atividade ser?o necess?rios os seguintes materiais:
? Duas garrafas PET transparentes com seus gargalos cortado;
? Um pouco de terra, e de areias fina e grossa;
? Pedrinhas;
? Um cron?metro.
Em uma garrafa PET v? depositando camadas de terra, de modo a preencher uma quarta parte. Em seguida, fa?a o mesmo com areia fina e depois com areia grossa. Caso voc? consiga outro material (como terra vegetal, farinha, etc.), poder? utiliz?-lo da mesma maneira. O objetivo ? que os alunos vejam os sedimentos sendo depositados em camadas. Lembre-se de que os sedimentos n?o podem se misturar! A id?ia ? que eles fiquem atentos que os sedimentos que est?o mais fundos s?o os mais antigos.
As pedrinhas servir?o para representar os f?sseis, que est?o localizados no interior dos sedimentos. Caso prefira, poder? misturar as pedrinhas a um sedimento, ou introduz?-las depois, desde que explique a a??o. Ser? interessante se para cada sedimento haja um tipo de pedrinha diferente, para representar diferentes idades geol?gicas.
Depois de ter depositado as camadas do primeiro sedimento, marque o tempo cronometrado na lousa e depois continue fazendo a mesma coisa para cada sedimento. A cronometragem das tarefas de deposita??o servir? para dar aos alunos a no??o de que no ambiente os sedimentos v?o sendo depositados ao longo do tempo geol?gico do Planeta. S? lembre-se de n?o reiniciar o cron?metro (para evitar que os alunos imaginem que a sedimenta??o sempre come?a no tempo 0), isso ajudar? na compreens?o de que os fatos s?o cont?nuos.
Na outra garrafa PET, repita os procedimentos, mas deixe de colocar um dos materiais que representam os sedimentos. Ainda que uma camada n?o estiver presente, os sedimentos dever?o estar na mesma seq??ncia que na garrafa anterior. O resultado mostrar? que existe um intervalo nas camadas que n?o ? representado. Os paleont?logos o chamam de hiato.
A imagem abaixo auxiliar? na explica??o da deposi??o das camadas de sedimentos na Terra:

Utilize-se desta imagem para explicar a Data??o da Terra. Explique o papel dos f?sseis nas data??es absoluta e relativa (representados pelas pedrinhas).
Use este espa?o para ilustrar a aula com alguns f?sseis importantes na data??o de rochas. Abaixo seguem alguns exemplos:

  • Trilobita: f?ssil utilizado para datar rochas da Era Paleoz?ica (per?odo em que o grupo esteve presente na Terra, antes de sua extin??o).

  • Amonite: f?ssil que permite a data??o de per?odos espec?ficos das eras Paleoz?ico e Mesoz?ico.

  • Angaturama limai: dinossauro brasileiro. Os f?sseis de dinossauros permitem a data??o de rochas da Era Mesoz?ica.

Recursos Complementares

Se preferir e se houver material para todos, divida a sala em grupos e pe?a para que cada grupo fa?a a deposi??o dos sedimentos em uma garrafa PET. Isso os deixar? mais familiarizados com os procedimentos e facilitar? a compreens?o quando for feita a analogia com a Ci?ncia.

No site da Sociedade Brasileira de Paleontologia (www.sbpbrasil.org ), o professor poder? encontrar muito mais informa??es sobre esta ci?ncia.

Avaliação

Para avaliar a aprendizagem dos alunos, pe?a a eles que elaborem teorias que possam explicar como podemos inferir que certos grupos (t?xons) deram origem a outros (eles dever?o levar em considera??o o que aprenderam sobre a idade dos sedimentos - o mais profundo como sendo o mais antigo e o mais superficial como sendo o mais recente). Professor, voc? poder? exemplificar o exerc?cio/avalia??o com uma ilustra??o que possua sedimentos que contenham os seguintes f?sseis: anf?bios, r?pteis, aves (do mais profundo ao mais recente).

Pe?a aos alunos que elaborem tais teorias e entreguem ao professor.