Portal do Professor

Início do Conteúdo

Tu fala como eu falo?

Autor e Co-autor(es)

Taise Souza de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Unibrasilia

Jusleide Carla de Souza Alves

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As diferentes formas de se expressar na língua portuguesa.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas de linguagens.

Estratégias e recursos da aula

Apos uma breve conversa com os alunos iniciar a aula com o recurso visual Girias.

 

 


Pergunte aos alunos o que eles acharam do vídeo, permita que eles façam comentários.Peça que os alunos sentem em duplas antes de iniciar a atividade proposta.

Peça aos mesmos que escrevam uma folha todas as gírias que eles costumam utilizar no dia a dia e que procurem no dicionário o significado das gírias que eles conhecem colocando o resultado da busca ao lado da gíria buscada.

Após a busca ao dicionário peça que os alunos escrevam o sinônimo da gíria, ou a forma coloquial.

Aproveite para  relembrar as formas de linguagem.

Corrija as palavras juntamente com os alunos no quadro negro ou lousa.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Gíria Vídeo

Recursos Complementares

Recurso visual, sala de aula, quadro negro ou lousa, giz ou pincel, folha em branco, caneta, lápis , borracha, dicionário.

Avaliação

Peça que os alunos pesquisem em casa os tipos de gírias utilizadas pelos pais, avós, tios, anotando as gírias seus significados , forma coloquial no caderno e corrija na aula seguinte juntamente com os alunos.