Jos? Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | F?sica | Calor, ambiente e usos de energia |
Na primeira aula, solicite que os alunos acessem os endereços http://www.ambiente.sp.gov.br/proclima/efeito_estufa/gases_fontes.asp e http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/2001-efeito_estufa-quem_polui_mais.shtml e leiam os textos disponível. Com base na leitura, discuta com eles as seguintes questões:
1) Quais as principais ações humanas que contribuem para aumentar a concentração de gases estufa?
2) Quais são os principais gases que contribuem para o Efeito Estufa?
3) Quais são os 10 países maiores geradores de gases estufa? O que eles têm em comum? Quais motivos levam a emissão de elevada quantidade desses gases na atmosfera?
4) Dos gases que contribuem para o Efeito Estufa, o CO2 é o que tem o menor potencial para aquecer a atmosfera. Então porque esse gás é o que representa maior risco para o aquecimento global? Justifique.
Após o debate dos textos os alunos devem acessar http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1126_clima/page2.shtml. Neste site é possível ver em linhas gerais como ocorre o Efeito estufa. A figura abaixo representa uma parte dessa simulação:
Durante a simulação os alunos devem fazer no caderno um esquema( desenho) explicando como ocorre o efeito estufa. Devem também procurar respostas para as seguintes questões:
1) Depois de aquecida, qual tipo de radiação a terra emite para o espaço?
2) As moléculas dos gases estufa estão “direcionadas” para absorver qualquer tipo de radiação? Qual radiação preferencialmente elas absorvem? O que essa absorção representa do ponto de vista microscópico?
3) Do ponto de vista macroscópico o que se observa com absorção da radiação pelos gases estufa?
Na segunda aula, acessar http://www6.cptec.inpe.br/~grupoweb/Educacional/MACA_MAG/ e assistir aos vídeos “ Mudanças Climáticas Globais” e “O Efeito Estufa”. No caderno os alunos devem fazer um esquema representativo mostrando o balaço energ&eacu te;tic o da energia na forma de radiação que entra e que sai do Planeta.
A figura abaixo ilu stra uma cena do vídeo “O Efeito Estufa”:
Ainda no mesmo endereço os alunos devem acessar “ Mudanças Climáticas Antropogênicas”, “ Observações do Aquecimento Global” e “ Impacto no Brasil e no mundo” e fazer comentários escritos sobre as seguintes proposições:
1) O Efeito Estufa é um fenômeno natural necessário à manutenção da vida, sem o ele não haveria vida em nosso planeta, assim como ocorre em Marte.
2) As atividades humanas estão aumentando a concentração de CO2 na atmosfera.
3) O Brasil e o mundo sofrerão com o aumento do aquecimento da Terra.
(Clique para assistir)
Cada um desses filmes duram em média 1 mim, portanto é possíveis assisti-los no período de u ma aula.
Atividades complementares:
Complementarmente a esta atividade é interessante que os alunos façam a experiência proposta em http://www6.cptec.inpe.br/~grupoweb/Educacional/MACA_MAG/ na seção “Experiência: Efeito Estufa”, essa atividade é muito interessante e permite ver como o efeito estufa pode ser usado em nosso benefício.
Para compreender melhor as aplicações do Efeito Estufa, faça uma análise do funcionamento de um coletor solar com seus alunos. Existem vários sites de empresas e Organizações que trabalham com o objetivo de aproveita a energia proveniente do Sol. Vejam algumas dicas:
• http://www.soletrol.com.br/educacional/comofunciona.php;
• http://video.globo.com/Videos/Player/ Noticias/0,,GIM559074-7823-COLETORES+SOLARES,00.html;
• http://www.aondevamos.eng.br/textos/texto04.htm;
Nome | Tipo |
---|---|
Mudan?as Ambientais Globais - Observa??es do Aquecimento Global | Anima??o/simula??o |
Mudan?as Ambientais Globais - Experi?ncia - Efeito Estufa | Anima??o/simula??o |
Mudan?as Ambientais Globais - Impacto das Mudan?as Clim?ticas no Brasil | Anima??o/simula??o |
Mudan?as ambientais globais: o efeito estufa | Anima??o/simula??o |