Portal do Professor

Início do Conteúdo

NO MUNDO DOS QUADRINHOS

Autor e Co-autor(es)

CLAUDIA MARIA imagem do usuário

OLINDA - PE ESCOLA CORONEL JOSE DOMINGOS DA SILVA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreender as especificidades e características das histórias em quadrinhos; Produzir histórias em quadrinhos, utilizando estratégias de planejamento, rascunho, revisão e edição; Respeitar os colegas, evitando uso dos apelidos; Conhecer a variedade linguística do português; Identificar características das áreas rural e urbana.

Duração das atividades

16 aulas com 50 minutos cada aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

• APRESENTAÇÃO: Exploração de revistas em quadrinhos a partir das quais se conduz a criança a apreender suas características. É importante oferecer várias histórias para que os alunos possam manuseá-las e ler de acordo com as suas preferências. Nesse momento, os alunos que não dominam totalmente a leitura podem fazer a relação entre as figuras e o texto correspondente, já que os quadrinhos passam a ideia do que acontece na história. Levantar questionamentos como: Você costuma ler as revistas em quadrinhos? O que você acha das histórias? Quais informações as capas mostram? Quais cuidados devemos ter ao manusear as revistas?
• VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: Ler histórias do Chico Bento e motivar os alunos a perceberem algumas palavras usadas por ele. Deixar claro que as pessoas das áreas rurais têm formas e expressões próprias, podendo falar de maneira diferente da população da área urbana e que essa variedade ocorre devido ao grau de escolaridade, região onde mora, situação comunicativa, idade, etc. é preciso lembrar que todos merecem respeito, independente da maneira como falam. Solicitar que os alunos pesquisem as palavras típicas que o Chico Bento e os amigos dele falam. Em seguida, listar essas palavras e associá-las à forma urbana. Ex.: fiotinho/filhotinho, fio/filho, homi/homem, paia/palha, falo/falou, oia/olha, ropa/roupa, mora/morar... Seria interessante também, abordar características das áreas rural e urbana, a partir da observação do ambiente onde se passa a história do Chico Bento ( área rural ) e com histórias de outros personagens, fotos e/ou observação da região em que vive ( caso seja na área urbana ). Montar um painel com desenhos dos alunos da área rural e área urbana.
• TRABALHANDO OS APELIDOS: Ler uma história da personagem Mônica; Perceber que a menina, nos quadrinhos, tem os apelidos de baixinha, dentuça e gorducha. Levantar os seguintes questionamentos para debate com a turma: Como você acha que uma pessoa se sente ao receber um apelido ruim? Ao ler as histórias, qual sentimento você observa que é despertado na Mônica ao receber o apelido? Como você fica quando alguém coloca um apelido em você? Como devemos agir para viver bem com nossos colegas?
• ALIMENTOS: Selecionar uma história da Magali e ler para os alunos; Tendo em vista que, na maioria das vezes, a Magali aparece consumindo algum alimento, observar os que ela mais gosta. Apresentar os desenhos desses alimentos para que as crianças classifiquem, de acordo com o gosto, como GOSTO ou NÃO GOSTO. É importante mostrar os desenhos porque os alunos escrevem a palavra correspondente, trabalhando a escrita. Em seguida, trabalhar a definição e a importância de uma alimentação saudável para o nosso corpo.
• OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTO: Solicitar que os alunos produzam um texto sobre o personagem de histórias em quadrinhos favorito. Cada aluno fica livre para escrever sobre o personagem que mais gostar. Como sugestão, o professor pode solicitar que no texto deve conter: quem é o personagem preferido, quais as características dele, o que mais gosta de fazer...
• RECONTO: Ler com os alunos a história da Chapeuzinho Vermelho. Pedir para que eles recontem a história, com personagens, cenas e falas, produzindo uma história em quadrinhos. Para isso, o professor pode entregar uma folha xerocada com os espaços dos quadrinhos (cinco ou seis cenas) e os alunos desenham os personagens e as falas.

Avaliação

Sugerimos os seguintes critérios a serem observados pelo professor para avaliação:
• Participação efetiva nas discussões e reflexões;
• Empenho na pesquisa de palavras para atividade de variações linguísticas;
• Criatividade na elaboração da história em quadrinhos, bem como perceber se o aluno: estabeleceu uma seqüência coerente na história, desenhou os personagens e escreveu as falas legíveis dentro dos balões.