Portal do Professor

Início do Conteúdo

Contagem

Autor e Co-autor(es)

Carlos Alberto Jesus de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Efetuar a contagem de objetos

Duração das atividades

Uma aula de 100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula


                Professor, a construção do conceito de número pela criança envolve que este seja capaz de estabelecer certas relações entre elementos de coleções de objetos. Entre elas estão:

  •  Fazer correspondência uma a um;
  • Classificação – agrupar segundo um critério;
  • Comparação – estabelecer semelhanças e diferenças;
  • Seqüenciação – suceder um objeto ao outro;
  • Ordenação –colocar em ordem segundo um critério;
  • Inclusão – perceber que o um está no dois, o dois no três, o três no quatro, etc.;
  • Conservação de quantidade - reconhecer que o número de elementos de um conjunto não varia, quaisquer que sejam as maneiras como se agrupam esses elementos.

               Durante esta sugestão de aula os alunos irão estabelecer algumas destas relações explorando as imagens e fazendo as atividades sugeridas no sítio da Fazenda RIVED.
               Para isso professor leve seus alunos ao laboratório de informática, depois de acomodados, oriente-os a acessarem o sítio da “Fazenda RIVED” através do link: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/matematica/fazenda/mat1_ativ1.swf, trata-se de uma animação com diversas situações que podem ser exploradas.
               Aparecerão as telas de apresentação e em seguida, a tela principal da aplicação, conforme figura abaixo:
 

               Antes de explorar as imagens pergunte aos alunos se já foram em uma fazenda, que tipos de animais vivem na fazenda, etc.
               Professor, procure passar o mouse sobre a tela, sem clicar nas imagens, e converse com seus alunos sobre o que pode ser cada um dos seguintes ambientes:
 

Curral
  Casa de Campo
  Galinheiro
  Cercado menor
  Cercado maior
  Pomar com suas árvores frutíferas
  Celeiro

               Procure explorar a tela fazendo alguns questionamentos a seus alunos, do tipo:

  • Quantos porcos há nesta tela?
  • Quantas vacas há na tela?
  • Quantas ovelhas há nesta tela?
  • Quantos cavalos há nesta tela?
  • Quantos pintinhos existem na tela?
  • Questione a eles: há mais vacas ou porcos?
  • Questione a eles: há mais vacas ou ovelhas?
  • Quantas árvores do tipo  existem na tela?
  • Tem mais árvores do tipo  ou árvores frutíferas do pomar. Tem menos ou tem a mesma quantidade?
     

           Peça a eles que movam o mouse e cliquem na tela do computador na região do galinheiro mostrada na figura abaixo:

                 Professor, pergunte a seus alunos quantos ovos quebrados existentes nos ninhos para que eles tenham a noção de quantos pintinhos devem procurar no galinheiro. Mostre como mover cada uma das peças do galinheiro para encontrar os pintinhos. Eles devem clicar no botão esquerdo do mouse sobre o objeto e arrastar. Para verificar se encontraram todos os pintinhos eles podem fazer a correspondência um a um relacionando cada pintinho encontrado com cada ovo quebrado. Os alunos também podem fazer um registro escrito fazendo corresponder um traço em uma folha de papel para cada pintinho que encontrarem. Depois eles verificam se o número de traços corresponde ao número de ovos quebrados. Observe os diferentes registros feitos pelas crianças. Isto ajudará a perceber algumas habilidades dos seus alunos que são necessárias a construção do conceito de número.
              Agora Professor, oriente seus alunos a moverem o mouse e clicarem na região do cercado mostrado na figura abaixo:
 

               Coloque para os alunos a seguinte situação. Um cavalo quebrou a cerca e fugiu. Além do cavalo que quebrou a cerca quantos animais fugiram? A cada animal que sai do curral, eles poderão clicar na imagem  para poder fazer a correspondência das bolinhas que aparecem com cada animal que fugiu. Caso alguns alunos errem na contagem peça que contem os animais que fugiram na tela que aparece após clicarem no botão “pronto”. Peça que cliquem na seta   façam mais atividades.

               Professor, procure observar os procedimentos e as ações dos seus alunos em sala para avaliação.
 

Recursos Complementares

http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/matematica/fazenda/mat1_ativ1.swf – animação em flash.

Avaliação

A avaliação poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas na aula, observando a participação dos alunos nas discussões, na atividade de consolidação dos conhecimentos e na retomada da resolução da situação problema.