Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Professor, a construção do conceito de número pela criança envolve que este seja capaz de estabelecer certas relações entre elementos de coleções de objetos. Entre elas estão:
Durante esta sugestão de aula os alunos irão estabelecer algumas destas relações explorando as imagens e fazendo as atividades sugeridas no sítio da Fazenda RIVED.
Para isso professor leve seus alunos ao laboratório de informática, depois de acomodados, oriente-os a acessarem o sítio da “Fazenda RIVED” através do link: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/matematica/fazenda/mat1_ativ1.swf, trata-se de uma animação com diversas situações que podem ser exploradas.
Aparecerão as telas de apresentação e em seguida, a tela principal da aplicação, conforme figura abaixo:
Antes de explorar as imagens pergunte aos alunos se já foram em uma fazenda, que tipos de animais vivem na fazenda, etc.
Professor, procure passar o mouse sobre a tela, sem clicar nas imagens, e converse com seus alunos sobre o que pode ser cada um dos seguintes ambientes:
![]() |
Curral |
![]() |
Casa de Campo |
![]() |
Galinheiro |
![]() |
Cercado menor |
![]() |
Cercado maior |
![]() |
Pomar com suas árvores frutíferas |
![]() |
Celeiro |
Procure explorar a tela fazendo alguns questionamentos a seus alunos, do tipo:
Peça a eles que movam o mouse e cliquem na tela do computador na região do galinheiro mostrada na figura abaixo:
Professor, pergunte a seus alunos quantos ovos quebrados existentes nos ninhos para que eles tenham a noção de quantos pintinhos devem procurar no galinheiro. Mostre como mover cada uma das peças do galinheiro para encontrar os pintinhos. Eles devem clicar no botão esquerdo do mouse sobre o objeto e arrastar. Para verificar se encontraram todos os pintinhos eles podem fazer a correspondência um a um relacionando cada pintinho encontrado com cada ovo quebrado. Os alunos também podem fazer um registro escrito fazendo corresponder um traço em uma folha de papel para cada pintinho que encontrarem. Depois eles verificam se o número de traços corresponde ao número de ovos quebrados. Observe os diferentes registros feitos pelas crianças. Isto ajudará a perceber algumas habilidades dos seus alunos que são necessárias a construção do conceito de número.
Agora Professor, oriente seus alunos a moverem o mouse e clicarem na região do cercado mostrado na figura abaixo:
Coloque para os alunos a seguinte situação. Um cavalo quebrou a cerca e fugiu. Além do cavalo que quebrou a cerca quantos animais fugiram? A cada animal que sai do curral, eles poderão clicar na imagem para poder fazer a correspondência das bolinhas que aparecem com cada animal que fugiu. Caso alguns alunos errem na contagem peça que contem os animais que fugiram na tela que aparece após clicarem no botão “pronto”. Peça que cliquem na seta
façam mais atividades.
Professor, procure observar os procedimentos e as ações dos seus alunos em sala para avaliação.