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A Lua e as Mar?s

Autor e Co-autor(es)

Andrea da Silva Castagini imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Terra como espa?o para a vida
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza c?clica da Natureza
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e entender a influencia das fases da lua sobre o movimento de mar?s. Compreender qual a import?ncia das mar?s para a economia e ecologia.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer e diferenciar conceitos como planetas, estrela e sat?lites.

Estratégias e recursos da aula

1) FASES DA LUA
Professor pergunte aos alunos se eles já observaram as fases da lua. Quantas são? Em que intervalo de tempo elas ocorrem? Como é que elas acontecem?
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Mostre esta animação aos alunos para que eles visualizem de que maneira ocorrem as fases lunares.
http://www.ioncmaste.ca/homepage/resources/web_resources/CSA_Astro/files/content/multimedia/unit3/phases_moon/phases_moon.html  

Como tarefa complementar peça aos alunos para anotarem (ou fotografarem) a lua durante um mês. Comece alguns dias depois da lua nova. Para isto pegue um calendário e observe quando será o dia em que a lua estará na fase nova. Instrua os alunos para desenharem ou fotografarem a lua (caso esteja visível) na noite por você indicada. Fale para os alunos observarem que a parte iluminada da lua está voltada para o Sol. Peça aos alunos para observarem o por do sol, o aparecer das primeiras estrelas e o local no céu que a lua vai aparecer. Também os instrua a anotar em que hora a lua começa a aparecer. Eles deverão repetir este procedimento a cada três noites. Após o período de observação, leve os alunos novamente para o laboratório de informática para a finalização do relatório, com as datas, desenhos ou fotografias e toda anotação pertinente ao tema.

Se o professor desejar saber mais sobre a lua e astronomia, sugerimos esta página, com histórias interessantes e curiosidades sobre o tema. http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/ao-professor.html#histapre  

2) MARÉ ALTA E MARÉ BAIXA
Nem todos os alunos têm a chance de ir à praia (em cidades que não são litorâneas), portanto a variação das marés pode ser um conceito um pouco abstrato para eles. Para introduzir o tema, leve os alunos no laboratório de informática para mostrar a animação de como as marés variam. http://oceanservice.noaa.gov/education/kits/tides/media/supp_tide01.html  
Caso o professor deseje saber mais sobre as marés, indicamos este endereço: http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node3.htm#
Pergunte aos alunos qual a influência da Lua sobre as marés. Após as respostas dos educandos, peça que eles acessem a página que mostra a animação da lua com a variação das marés. http://www.ioncmaste.ca/homepage/resources/web_resources/CSA_Astro/files/content/multimedia/unit3/tides/tides.swf  

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Sugerimos esta webquest como avaliação da aprendizagem.
http://www.nonio.uminho.pt/webquests/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=4435&id_pagina=1  
Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.

CONSTRUÇÃO DE MODELO
A proposta de construção de modelo poderá ser feita pelo professor a fim de exemplificar como a Lua influencia na variação das marés. Mas também se o professor achar conveniente poderá encaminhar como atividade com os alunos.
MATERIAL
Bola de isopor (para representar a Terra)
Palitos de churrasco para ajudar no manuseio das bolas de isopor
Ganchos de metal (pode ser anzóis de pesca ou clipes)
2 ímãs
A bola de isopor poderá ser pintada com guache para representar os continentes e oceanos. Os ganchos de metal devem ser fixados na bola de isopor inserindo a ponta reta até a metade. Outro gancho deverá ser encaixado no metal já fixado no isopor, de modo a ficar como uma parte móvel. O desenho abaixo pode ajudar no entendimento de como fazer o modelo. Por fim espere um palito de churrasco na bola, para ajudar no manuseio.

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Os ímãs serão utilizados para representar a Lua e o Sol.
Segurando a bola de isopor pelo palito, faça o movimento de rotação, vagarosamente. Na outra mão segure um dos ímãs, relativamente perto da esfera, de modo que ao girar, o ímã atraia as partes móveis dos ganchos pendurados na bola. Explique aos alunos que este é o fenômeno que ocorre na natureza. Os ganchos que são atraídos pelo ímã representam a massa de água que é atraída pela força gravitacional da Lua. Neste momento, neste ponto da Terra que está exatamente embaixo da Lua é maré alta. Aproximadamente seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto para longe da Lua, e ele terá maré baixa. Gire lentamente a bola, explicando que ao passar das horas, pela ação rotação, a massa de água daquela localidade deixa de estar sob influência da Lua, e ali a maré será baixa.

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Muita gente acredita que a Lua influencia em uma série de acontecimentos. Nascimento de crianças, agricultura, fase da lua mais propícia para iniciar dietas e até para cortar o cabelo. Instrua os alunos a pesquisarem com pessoas próximas a eles sobre suas crenças sobre a influência da Lua no dia-a-dia.
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Sabia que o movimento de marés pode ser utilizado para gerar energia? É a energia maremotriz. Uma atividade interessante seria pedir aos alunos para pesquisarem mais sobre ela e que países se beneficiam desta forma de energia.
 

Avaliação

A avalia??o desta aula poder? ser feita a partir do relat?rio dos alunos.