Portal do Professor

Início do Conteúdo

Números da Conta de Água

Autor e Co-autor(es)

Lutécia Gasparoto imagem do usuário

CURITIBA - PR SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

Marcos Paim, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar com medidas de volume e conscientização do uso da água.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Medidas simples e suas unidades.

Estratégias e recursos da aula

Muitas vezes as famílias dos alunos não percebem que ocorre disperdício de água no cotidiano ou ainda que possa existir algum pequeno vazamento há anos. A conta de água pode ser mais do que um documento de cobrança. Se encarada como um relatório, ela traz informações muito importantes. O objetivo dessa aula é trabalhar com os alunos a matemática usada no cotidiano e como resultado incentivar a tomada de ações por meio da concientização.

A água e a vida no planeta
Para iniciar as atividades o professor deve apresentar aos alunos o vídeo planeta água, disponibilizado no Portal do Professor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1684/imagens/planetagua.jpg

Fig. 1 - Imagem do filme.

Planeta água

Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14268/planetaagua.flv

A partir desse filme o professor pode estabelecer um debate entre os alunos sobre o que está ao alcance de cada um no que diz respeito ao uso racional da água. Sem dúvida, ações em casa estariam ao alcance de todos. Por isso a atividade envolve a análise das contas de água das famílias.

Atividade com os Alunos
O professor deve pedir aos alunos que tragam uma conta de água recente para o trabalho envolvendo a matemática. Usaremos a conta abaixo como exemplo para a descrição das atividades.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1684/imagens/contaAgua.jpg

Fig. 2 - Conta de água usada como exemplo.

Fonte: Autor


De forma geral, as contas de água trazem informações padronizadas. A primeira informação que interessa identificar é o consumo do mês. Na conta exemplo, o quadro CONSUMO/m3  tem o valor  9.  Essa informação identifica quanto foi gasto de água no mês.

Os alunos identificam a unidade, metros cúbicos? Eles sabem a quantos litros corresponde um metro cúbico. Esse é um bom momento para trabalhar a leitura e interpretação das informações apresentadas na conta.


Sabendo que 1 dm3 (um decímetro cúbico) equivale a um litro e que 1 cm3 (um centímetro cúbico) equivale a um mililitro.

O professor pode calcular com os alunos o valor de um 1 m3 (um metro cúbico) usando a tabela:

metro cúbico decímetro cúbico centímetro cúbico
1 000 000

 

Logo, 1 metro cúbico corresponde a 1000 litros.

A família da conta usada como exemplo, consome 9000 litros de água por mês, que equivale a 9m3.

Agora o professor deve pedir que cada aluno monte uma tabela referente à sua casa. Eis um exemplo:

Pessoas na família Consumo total mensal (litros) Consumo médio mensal por pessoa (litros) Consumo médio diário por pessoa (litros)
3 9000 3000 100

 

No caso da família acima, há um consumo médio diário de 100 litros. Que valores cada aluno encontrou?  essa informação deve ser compartilhada com os colegas.

A próxima atividade é registrar as informações e envolver os alunos no cálculo da média de consumo considerando toda a turma. Um debate pode ser feito dando destaque aos alunos que tiveram o maior e menor consumo. Para os que gastam mais, há algum motivo que justifica a despesa? Se não, poderia haver algum vazamento na casa? Para os que gastam menos, que dicas eles poderiam dar aos colegas?


Até esse momento, mesmo discutindo o assunto, talvez seja difícil para os alunos terem uma idéia do que significa a quantidade de água consumida. É hora de partir para uma construção concreta, na qual os alunos possam perceber claramente o que significa uma medida de volume no mundo real.


A primeira representação que pode ser feita é a de um metro cúbico. Junto com os alunos, o professor pode providenciar quadrados de 1 metro de lado que, montados, formam um cubo de um metro cúbico. O material pode ser isopor ou papelão. Possivelmente os alunos ficarão impressionados com a quantidade de água que caberia em uma dessas caixas. Se possível, pode-se juntar a quantidade de caixas que representam o consumo médio de cada família dos alunos.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1684/imagens/caixa1m3.jpg

Fig. 3 - Representação de uma caixa de um metro cúbico.

Fonte: Autor


Como desafio, o professor pode pedir que cada aluno construa uma caixa que comporte o volume médio de consumo por pessoa da sua família. Assim, o aluno cuja família consome em média 100 litros/dia por pessoa, deveria construir uma caixa de 100 decímetros cúbicos.

Recursos Educacionais

Nome Tipo

Recursos Complementares

A Sabesb - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - disponibiliza no seu portal de internet uma seção específica para o aprendizado de assuntos relacionados ao uso da água. http://www.sabesp.com.br (Seção Sabesb Ensina).

Avaliação

Para finalizar o trabalho, o professor pode solicitar a construção de um mapa conceitual (sugerimos o programa Freemind, disponível em http://www.baixaki.com.br/download/freemind.htm) no qual os alunos apresentem as relações que construiram entre os conceitos abordados durante as aulas. A atividade proposta também permite acompanhar as interações dos alunos em pequenos grupos de trabalho e realizar intervenções que favoreçam o aprendizado e esclareçam dúvidas dos alunos.