Portal do Professor

Início do Conteúdo

MÚSICA NA ESCOLA

Autor e Co-autor(es)

Dulcemar Tótola Faustini imagem do usuário

GLORIA - BA COLEGIO ESTADUAL REIS MAGALHAES

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A aula tem como objetivos: . Motivar o aluno e envolvê-lo nas atividades que o levem a melhorar seu aprendizado no estudo da língua inglesa; .Despertar no aluno o desejo de buscar novas formas de aprendizagem utilizando-se de diversas mídias como, por exemplo, a Internet; .Integrar o aluno ao mundo virtual. O professor, enquanto formador de opiniões, deve propor aos alunos atividades que os ajudem a interpretar as situações do dia-a-dia, dos idealismos de autores que usam os seus textos para expressar sentimentos, de canções que usam o seu poder de ideologia para chegar a camadas específicas... Isto tudo pode resultar naquilo que chamamos de leitura do mundo. Atividades integradoras podem ser um argumento que resulte na visão do outro como um companheiro na luta com um ideal e não numa concorrência acirrada na qual o único interesse seja vencer custe o que custar. Cada vez mais temos que ter a consciência de que o professor não é um super-herói, mas um ser aprendente. Içami Tiba (2006, p. 69) questiona o “Por que de alguns professores nos lembramos a vida toda, e de outros, sequer vestígios ficaram?” e este é um questionamento que cabe a nós mesmos fazermos constantemente durante a nossa avaliação pessoal no que diz respeito a nossa prática pedagógica. Não é nosso dever fazer milagres, mas fazer diferença. Estar “antenado” com as necessidades da sociedade, a evolução dos meios tecnológicos e apresentá-los aos nossos alunos inserindo-os nesse meio “futurista” deve ser o nosso papel principal.

Duração das atividades

A atividade terá duração de 06 aulas(de 50 minutos cada).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Caberá ao professor, juntamente com os alunos, escolher canções conhecidas pela maioria(em português- para a atividade de integração; em inglês- para a atividade propriamente dita).

Estratégias e recursos da aula

A atividade a ser executada tem início com a realização de uma dinâmica para a divisão dos grupos e integração da turma. Segundo Içami Tiba (2006, p. 53) “o caminho do aluno, da ingenuidade à sabedoria, pode ser facilitado – ou complicado – pelo professor”. Por esta razão o sucesso da atividade proposta depende da integração do professor com o aluno e com a atividade a ser executada. Sentindo- se estimulado o aluno poderá participar de forma ativa dando o feedback que se deseja.

1- Atividade de integração - Os alunos escolherão juntamente com o professor três canções fáceis e de conhecimento de todos. Em seguida ficarão de olhos vendados em posição de semi- círculo. O professor dirá em baixo tom e no ouvido de cada aluno a canção que eles deverão cantar alto. Ao sinal do mesmo, todos os alunos deverão andar pela sala cantando a sua canção a procura de outras duas pessoas que estejam cantando a mesma música. Durante esta atividade o professor estará filmando os alunos para uma exposição posterior.

2- Atividade propriamente dita - Após a formação dos grupos, eles deverão sentar-se e pensar em uma música, em inglês. Cabe ao professor estimular para que cada grupo escolha uma música diferente. Após esta escolha os alunos serão levados à sala de informática.
A partir de informações prévias, o professor levará os alunos a acessarem o site www.cifras.com.br e pesquisarem a letra da música escolhida, caso a mesma não seja encontrada no site supracitado, os mesmos poderão ser levados a pesquisarem no site de busca www.google.com.br. Os alunos poderão vaguear pela internet, com o tempo determinado apenas para conhecerem o mundo da informática. Após a pesquisa, o professor irá levá-los a selecionar a música, copiar e colar no word para impressão. (Este processo poderia ser feito diretamente através do site, mas nossa intenção é utilizar o maior número de recursos possíveis.)

No segundo momento os alunos irão à sala de estudos para, com a utilização de dicionários, fazerem a tradução da canção. Depois de traduzida a mesma será interpretada pelos alunos em seus respectivos grupos e estes criarão uma forma de apresentá-la em sala de aula.

No terceiro momento, os alunos apresentarão a canção aos colegas da turma. Para isto poderão utilizar o aparelho de som ou também poderão apresentar um clip através do aparelho de DVD e TV. Durante a apresentação da sua música os alunos irão mostrar a tradução fazendo a interpretação da mesma. Posteriormente, poderão apresentar a atividade para as outras turmas.

 

Recursos Complementares

Internet Filmadora Aparelho de som TV DVD Datashow

Avaliação

A avaliação terá o caráter contínuo, ou seja, durante todo o processo de realização da atividade.