| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
A atividade a ser executada tem início com a realização de uma dinâmica para a divisão dos grupos e integração da turma. Segundo Içami Tiba (2006, p. 53) “o caminho do aluno, da ingenuidade à sabedoria, pode ser facilitado – ou complicado – pelo professor”. Por esta razão o sucesso da atividade proposta depende da integração do professor com o aluno e com a atividade a ser executada. Sentindo- se estimulado o aluno poderá participar de forma ativa dando o feedback que se deseja.
1- Atividade de integração - Os alunos escolherão juntamente com o professor três canções fáceis e de conhecimento de todos. Em seguida ficarão de olhos vendados em posição de semi- círculo. O professor dirá em baixo tom e no ouvido de cada aluno a canção que eles deverão cantar alto. Ao sinal do mesmo, todos os alunos deverão andar pela sala cantando a sua canção a procura de outras duas pessoas que estejam cantando a mesma música. Durante esta atividade o professor estará filmando os alunos para uma exposição posterior.
2- Atividade propriamente dita - Após a formação dos grupos, eles deverão sentar-se e pensar em uma música, em inglês. Cabe ao professor estimular para que cada grupo escolha uma música diferente. Após esta escolha os alunos serão levados à sala de informática.
A partir de informações prévias, o professor levará os alunos a acessarem o site www.cifras.com.br e pesquisarem a letra da música escolhida, caso a mesma não seja encontrada no site supracitado, os mesmos poderão ser levados a pesquisarem no site de busca www.google.com.br. Os alunos poderão vaguear pela internet, com o tempo determinado apenas para conhecerem o mundo da informática. Após a pesquisa, o professor irá levá-los a selecionar a música, copiar e colar no word para impressão. (Este processo poderia ser feito diretamente através do site, mas nossa intenção é utilizar o maior número de recursos possíveis.)
No segundo momento os alunos irão à sala de estudos para, com a utilização de dicionários, fazerem a tradução da canção. Depois de traduzida a mesma será interpretada pelos alunos em seus respectivos grupos e estes criarão uma forma de apresentá-la em sala de aula.
No terceiro momento, os alunos apresentarão a canção aos colegas da turma. Para isto poderão utilizar o aparelho de som ou também poderão apresentar um clip através do aparelho de DVD e TV. Durante a apresentação da sua música os alunos irão mostrar a tradução fazendo a interpretação da mesma. Posteriormente, poderão apresentar a atividade para as outras turmas.