Portal do Professor

Início do Conteúdo

Paisagens urbanas e rurais

Autor e Co-autor(es)

Sandro Nunes de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e comparar diferentes paisagens.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos s?cio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

 
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
  • Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.
  • As atividades propostas têm o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam as seguintes capacidades cognitivas: observação; descrição; comparação; relação e conclusão.
  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
     
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor (a), desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:
  1. Perguntar aos alunos se já foram a um sítio ou fazenda? Se for uma escola rural, perguntar em que cidades os alunos já foram;
  2. Perguntar aos alunos quais as diferenças que eles perceberam entre a cidade e a fazenda ou sítio que visitaram.
ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
  • Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir a dois vídeos:
  1. O primeiro vídeo, com 2 minutos e 9 segundos de duração, mostra a cidade do Rio de Janeiro, com seus edifícios, favelas, morros, praias, construções antigas, etc.
  2. O segundo vídeo, com 1 minuto e 59 segundos, mostra o município de Bonito no Mato Grosso do Sul, com suas fazendas de criação de gado, paisagens naturais como cavernas e nascentes de rios,.

Rio de Janeiro (RJ)


Bonito

  • Professor (a), destaque aos alunos que esses vídeos servirão de base para as discussões posteriores.
     
ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO, DINÂMICA E REALIZAÇÃO DE DESENHO
  • Professor (a), depois de assistir aos vídeos, oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas.
  • Interrompa a discussão quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (paisagem, paisagem urbana, paisagem rural). Caso ache necessário, repita a apresentação dos vídeos e utilize o quadro negro para auxiliar nas explica&c cedil;ões.
  1. Identificar paisagens que aparecem no vídeo que apresenta a cidade do Rio de Janeiro. Como são as construções? Predominam prédios ou casas? As construções são todas iguais? Que paisagens naturais existem na cidade?
  2. Identificar as paisagens que aparecem no vídeo que apresenta o município de Bonito no Mato Grosso do Sul. Além da cidade, o que mais é mostrado?
  3. As paisagens mostradas nos dois vídeos são iguais? Quais são as principais diferenças?
  4. A história da cidade do Rio de Janeiro é parecida com a história do município de Bonito?
  5. Pelo que aparece nos vídeos é possível identificar se as pessoas trabalham com as mesmas coisas na cidade do Rio de Janeiro e no município de Bonito?
  • Professor (a), em ritmo de discussão, organize uma dinâmica coletiva em sala de aula. Para isso, faça dois círculos grandes no quadro negro e diga aos alunos que vocês irão formar dois conjuntos: um com elementos que compõem as paisagens urbanas e outro com elementos que compõem as paisagens rurais.
  • Em seguida pergunte aos alunos:
  1. O que tem no conjunto da paisagem urbana?
  2. O que tem no conjunto da paisagem rural?
  • Quando terminarem de elaborar os conjuntos, pergunte aos alunos:
  1. O que é comum em ambos os conjuntos?
  2. O que é diferente entre eles?
  • Professor (a), quando terminarem a dinâmica dos conjuntos, oriente os alunos a fazer um desenho que represente uma paisagem urbana e uma paisagem rural mostrada nos vídeos.
  • Quando terminarem o desenho, peça que descrevam os elementos da paisagem que desenharam. Em seguida, oriente-os a descrever as semelhanças e as diferenças entre eles.
  • Professor (a), após essas atividades, direcione a discussão para o lugar onde o aluno mora:
  1. O lugar onde você mora é uma paisagem urbana ou rural?
  2. Como é a paisagem? O que é possível identificar?
  3. Como são as construções? São parecidas com as apresentadas nos vídeos?
  4. C que as pessoas costumam fazer? Com o que trabalham?
  • Observação: Professor (a), aproveite o momento d a discussão para reforçar a idéia de paisagem, destacar as diferenças culturais e o trabalho do homem na construção das paisagens urbanas e rurais.
     

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Bonito V?deo
Rio de Janeiro (RJ) [Momento Brasil] V?deo

Recursos Complementares

Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.

Avaliação

Professor (a), oriente os alunos a escreverem uma hist?ria em quadrinhos onde deve ser representado o lugar onde ele mora. Pe?a que ele classifique a paisagem como urbana ou rural e que a descreva. O aluno ser? avaliado pelos desenhos e pela escrita. Professor (a), organize uma exposi??o com os trabalhos dos alunos dentro da sala de aula ou no p?tio da escola.