Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar e comparar diferentes paisagens.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos s?cio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
- Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.
- As atividades propostas têm o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam as seguintes capacidades cognitivas: observação; descrição; comparação; relação e conclusão.
- Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
- Professor (a), desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:
- Perguntar aos alunos se já foram a um sítio ou fazenda? Se for uma escola rural, perguntar em que cidades os alunos já foram;
- Perguntar aos alunos quais as diferenças que eles perceberam entre a cidade e a fazenda ou sítio que visitaram.
ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
- Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir a dois vídeos:
- O primeiro vídeo, com 2 minutos e 9 segundos de duração, mostra a cidade do Rio de Janeiro, com seus edifícios, favelas, morros, praias, construções antigas, etc.
- O segundo vídeo, com 1 minuto e 59 segundos, mostra o município de Bonito no Mato Grosso do Sul, com suas fazendas de criação de gado, paisagens naturais como cavernas e nascentes de rios,.
Rio de Janeiro (RJ)
Bonito
- Professor (a), destaque aos alunos que esses vídeos servirão de base para as discussões posteriores.
ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO, DINÂMICA E REALIZAÇÃO DE DESENHO
- Professor (a), depois de assistir aos vídeos, oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas.
- Interrompa a discussão quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (paisagem, paisagem urbana, paisagem rural). Caso ache necessário, repita a apresentação dos vídeos e utilize o quadro negro para auxiliar nas explica&c cedil;ões.
- Identificar paisagens que aparecem no vídeo que apresenta a cidade do Rio de Janeiro. Como são as construções? Predominam prédios ou casas? As construções são todas iguais? Que paisagens naturais existem na cidade?
- Identificar as paisagens que aparecem no vídeo que apresenta o município de Bonito no Mato Grosso do Sul. Além da cidade, o que mais é mostrado?
- As paisagens mostradas nos dois vídeos são iguais? Quais são as principais diferenças?
- A história da cidade do Rio de Janeiro é parecida com a história do município de Bonito?
- Pelo que aparece nos vídeos é possível identificar se as pessoas trabalham com as mesmas coisas na cidade do Rio de Janeiro e no município de Bonito?
- Professor (a), em ritmo de discussão, organize uma dinâmica coletiva em sala de aula. Para isso, faça dois círculos grandes no quadro negro e diga aos alunos que vocês irão formar dois conjuntos: um com elementos que compõem as paisagens urbanas e outro com elementos que compõem as paisagens rurais.
- Em seguida pergunte aos alunos:
- O que tem no conjunto da paisagem urbana?
- O que tem no conjunto da paisagem rural?
- Quando terminarem de elaborar os conjuntos, pergunte aos alunos:
- O que é comum em ambos os conjuntos?
- O que é diferente entre eles?
- Professor (a), quando terminarem a dinâmica dos conjuntos, oriente os alunos a fazer um desenho que represente uma paisagem urbana e uma paisagem rural mostrada nos vídeos.
- Quando terminarem o desenho, peça que descrevam os elementos da paisagem que desenharam. Em seguida, oriente-os a descrever as semelhanças e as diferenças entre eles.
- Professor (a), após essas atividades, direcione a discussão para o lugar onde o aluno mora:
- O lugar onde você mora é uma paisagem urbana ou rural?
- Como é a paisagem? O que é possível identificar?
- Como são as construções? São parecidas com as apresentadas nos vídeos?
- C que as pessoas costumam fazer? Com o que trabalham?
- Observação: Professor (a), aproveite o momento d a discussão para reforçar a idéia de paisagem, destacar as diferenças culturais e o trabalho do homem na construção das paisagens urbanas e rurais.
Recursos Educacionais
| Nome |
Tipo |
| Bonito |
V?deo |
| Rio de Janeiro (RJ) [Momento Brasil] |
V?deo |
Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.
Avaliação
Professor (a), oriente os alunos a escreverem uma hist?ria em quadrinhos onde deve ser representado o lugar onde ele mora. Pe?a que ele classifique a paisagem como urbana ou rural e que a descreva. O aluno ser? avaliado pelos desenhos e pela escrita.
Professor (a), organize uma exposi??o com os trabalhos dos alunos dentro da sala de aula ou no p?tio da escola.