Mary Grace Martins (orientação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Compreender e analisar sobre a diferença entre vida no campo e vida na cidade; Desenvolver habilidades de produção textual e de pesquisa junto aos familiares; Conhecer sobre o gênero histórias em quadrinhos e desenvolver história em quadrinhos utilizando as TIC
Fazer uma roda de conversa sobre a experiência de cada um em passeios no campo e/ou passeios na cidade, conforme a experiência de cada um. Organize uma síntese das idéias em local visível para ser retomada durante a discussão a respeito do tema.
Orientações didáticas
Essa atividade propõe a elaboração de uma história em quadrinhos a partir de uma pesquisa sobre como a família vê a vida no campo.
O objetivo é fazer o aluno envolver a família na realização de sua atividade e abrir um canal entre o aluno e a família.
Para tal atividade, o professor deve antecipar em reunião a atividade e pedir a colaboração dos familiares.
Seqüência Didática
No site do Portal do professor há a animação mostra o valor do mundo rural, remete à vida tranqüila, aos hábitos relacionados às plantações e colheitas, às estações do ano e culinária típica do campo.
Assista com os alunos e abra um debate sobre as diferenças entre a vida no campo e na cidade, estimule cada aluno a dar sua opinião. Retome a conversa inicial com os alunos a respeito das experiências do grupo com relação ao campo e cidade.
Proponha que eles façam uma história em quadrinho sobre isso de acordo com o olhar de um membro da família ou comunidade. É importante que o aluno escolha quem será esse “parceiro” de trabalho
Faça uma folha de pesquisa sobre o que um membro da família pensa sobre a vida no campo.
Esse formulário pode ser elaborado coletivamente com os alunos.
Estude sobre a linguagem das histórias em quadrinhos;
Relação entre figura e texto;
A diferença dos quadrinhos para a comunicação;
A seqüência de uma história em quadrinho.
A elaboração do roteiro partindo do resultado da pesquisa com o familiar.
Na fase de elaboração do roteiro, será necessária muita intervenção do professor, para que a história tenha uma seqüência lógica, mensagem, começo, meio e fim, etc.
Os alunos devem ler muitas histórias em quadrinho para ampliar o repertório de idéias.
Para ajudar os alunos, o storyboard pode ajudar bastante, ou seja um planejamento quadro a quadro de seu roteiro.
Esse planejamento ajudará o aluno a buscar as imagens que irão compor sua história. O professor pode deixar um banco de cliparts, imagens em uma pasta para ajudar o aluno.
Caso o aluno necessite de uma imagem específica, ensine-o a busca através de um buscador, como o www.google.com.br por exemplo:
Para fazer a história em quadrinhos utilize o programa Hagaquê.
Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros.
Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.
Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
Link de tutorial do Hagaquê
http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/tutoriais/hagaque/index.htm
Estimule a imaginação das crianças na criação da história e depois de terminada a tarefa, faça um lançamento do gibi que dependendo das histórias pode ter mais de um volume e convide o familiar que foi parceiro do projeto para participar neste dia.
Nome | Tipo |
---|---|
Meu mundo | Animação/simulação |
http://educasempre.blogspot.com/2007/08/hagqu-hqs.
html http://vivenciapedagogica.com.br/atualizacao_hagaque
http://www.burburinho.com/20051030.html
http://www.slideshare.net/gibiteca/trabalhando-com-quadrinhos-na-sala-e-aula-presentation