Portal do Professor

Início do Conteúdo

A arquitetura: Neoclássica ou Barroca?

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a arquitetura construída durante o século XVI ao XIX no Brasil, conhecer os principais arquitetos, aprender as diferenças entre as construções barrocas e neoclássicas.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Descobrimento do Brasil, Brasil Colônia e Brasil Império.

Estratégias e recursos da aula

Aula01: Contextualizando
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação ao período colonial, como eram as casas, as igrejas, os comércios (arquitetura).

Para contextualizar o professor pode utilizar o vídeo: Parati (RJ ) que fala sobre a cidade histórica, o turismo e a cultura. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/529/dominio-em-geo-0019.wmv 

  

Agora apresente alguns prédios construídos nesse período:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1710/imagens/casa_camara_e_cadeia.jpg

Casa de Câmara e Cadeia, 1782 – Mariana, MG.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1710/imagens/casario_tiradentes.jpg
Casario de Tiradentes, MG

Atenção Professor! Destaque para a turma o estilo das construções coloniais, a dimensão dos prédios, as janelas, as decorações, os telhados, os materiais empregados, etc.

Agora apresente as característica da arquitetura neoclássica e explique sobre o momento histórico (período imperial, os barões do café, a influência da missão francesa).

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1710/imagens/teatro_da_paz_.jpg
Teatro da Paz – Belém, PA.

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1710/imagens/edificio_alfandega.jpg

Desenho da fachada do edifício Alfândega, 1819-20. Grandjean de Montigny.

 

Para complementar a explicação o professor pode utilizar o vídeo “Rio de Janeiro (RJ) [Momento Brasil]”. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/563/dominio_em_geo_0022.wmv 
Rio de Janeiro (RJ) [Momento Brasil]


Atenção professor! Ao apresentar o vídeo identifique junto com a turma o estilo arquitetônico dos prédios. Destaque para a turma as principais características da arquitetura do período, as colunas, os frontões, os telhados, o materiais empregados, etc.

 

Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a arquitetura dos prédios históricos é hora de identificar o estilo arquitetônico na sua cidade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1710/imagens/ROTEIROS.gif Divida a turma em pequenos grupos e determine alguns prédios históricos a serem identificados. Os alunos deverão fazer o registro do prédio por meio de desenho ou fotografia.

Após o registro deverão fazer um texto elencando as características do prédio e classificando em: barroco ou neoclássico.

Atenção professor! Caso não seja possível uma expedição pelos pontos históricos de sua cidade, escolha algumas fotos e apresente a turma para exercitar a identificação.

Sugestão de Avaliação

Critérios 60 80 100
Participação nas discussões      
Envolvimento nas atividades      
Articulação das idéias durante a apresentação      
Postura durante a apresentação do grupo      
Identificação correta dos estilos      
Comportamento durante a apresentação dos outros grupos      
Entrega dos prazos      

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Rio de Janeiro (RJ) [Momento Brasil] Vídeo
Parati (RJ) Vídeo

Recursos Complementares

TIRAPELI, P. Arte Brasileira: Arte colonial: barroco e rococó. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. TIRAPELI, P. Arte Brasileira: Arte imperial: do neoclássico ao ecletismo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.

Avaliação

Ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos de cada equipe e entre as equipes. Em Estratégias da Aula sugerimos alguns critérios para avaliação.