Portal do Professor

Início do Conteúdo

?gua Social

Autor e Co-autor(es)

Ubirat? de Souza Dias imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Iv? de Haro Moreno

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O principal objetivo desta aula ? aprofundar a discuss?o acerca da tem?tica ?gua. Pretende-se que ao final desta aula o aluno compreenda a ?gua n?o somente como um recurso naturalmente dispon?vel e elementar para o surgimento da vida e manuten??o dos sistemas biol?gicos, mas tamb?m como um importante fator social, modelador de culturas e costumes, podendo at? ser motivo para a gera??o de conflitos, principalmente quando esse recurso universal ? tratado como propriedade ou quando diferentes interesses se chocam em rela??o ao seu uso.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Bioacumula??o; ciclo da ?gua; import?ncia da ?gua para os seres vivos

Estratégias e recursos da aula

?GUA

##Professor busque iniciar esta aula apresentando a sua turma quest?es que fa?am com que os alunos consigam expor e refletir sobre seus conhecimentos pr?vios sobre a import?ncia da ?gua. Voc? pode instigar seus alunos com simples quest?es tais como: "Qual a import?ncia da ?gua?"; "Qual a import?ncia da ?gua para os seres vivos? E para os seres humanos?" ##

Espera-se que diante quest?es como estas que os alunos somente se lembrem da ?gua como elemento fundamental para todo ser vivo e para vida como a conhecemos, que o corpo humano ? constitu?do por mais de 70% de ?gua... S?o informa??es importantes sem duvida, no entanto devemos lembrar tamb?m que a ?gua al?m de sua import?ncia biol?gica tamb?m possui uma import?ncia social muito grande.

####Veja tamb?m a aula "?gua e Vida"####

?GUA SOCIAL

##Neste momento voc? deve dirigir sua aula de modo a orientar e estimular as reflex?es de seus alunos sobre qual a import?ncia social da ?gua para as popula??es humanas##

A nossa sociedade p?de escolher diversos usos para esse recurso que pertence a todos. No Brasil nossa principal matriz energ?tica ? a gera??o de energia atrav?s das hidrel?tricas. Aqui, bem como no resto do mundo, a ?gua tamb?m toma seu lugar na ind?stria onde ? usada tanto na fabrica??o de uma grande gama de produtos quanto para resfriamento e limpeza de maquin?rio; ela tamb?m est? presente na pecu?ria, agroneg?cio etc.

Mas a ?gua apresenta import?ncias muito maiores do que seu uso como insumo na produ??o agr?cola e industrial ou na simples higieniza??o de nossos corpos, casas, ind?strias e cidades. Ela determina quest?es culturais e sociais complexas que v?o desde qual pode ser a matriz energ?tica de um pa?s at? quanto tempo em media uma popula??o gasta no banho. Tudo isso pode depender simplesmente de quanta ?gua est? naturalmente dispon?vel em uma dada regi?o. A ?gua ? um bem comum a todos, porem, as conseq??ncias do uso que cada um de nos d? ? ?gua tamb?m afetam a todos. Deste modo a sociedade precisa se organizar para definir quais ser?o os usos da ?gua e de que modo esse uso pode ser efetuado. Desta forma nascem as leis normas e regras para o uso da ?gua, no entanto a sociedade ? diversa e constantemente interesses antag?nicos se chocam.

Voc? pode obter mais informa??es sobre esse assunto nas seguintes paginas:

* Pagina 1:   A ?tica no uso de ?gua doce: Um levantamento
* Pagina 2:   ?gua: De Elemento Natural a Mercadoria
* Pagina 3:   A ?gua e Sua Distribui??o Espacial

&nbs p;

? importante ressaltar que o mapa mostra diretamente a distribui??o do acesso de seres humanos a boas fontes de ?gua pot?vel e n?o a distribui??o natural de ?gua no planeta. Neste momento da aula voc? pode evidenciar o fato de que abundancia de disponibilidade natural de ?gua n?o implica necessariamente em abundancia na disponibilidade de ?gua pot?vel para as popula??es humanas. Esta observa??o explica o fato de que o Brasil, embora possua cerca de 13% da ?gua doce do planeta, no mapa apresente menor porcentagem de boas fontes de ?gua doce para a popula??o em compara??o com outros pa?ses que possuem uma menor disponibilidade natural de ?gua, como paises do norte europeu, am?rica do sul, central e do norte. No mapa esses paises apresentam maiores porcentagens da popula??o fazendo uso de boas fontes de ?gua pot?vel.

 


data/img-2

Video 1 Contaminants in the Arctic Human Population

O V?deo 1 mostra como popula??es humanas no ?rtico s?o afetadas pela presen?a de poluentes em ?gua oce?nicas. O grande enfoque do v?deo ? a bioacumula?ao e seus perigos para estas popula??es. Esse assunto pode ser introduzido ou relembrado atrav?s da exibi??o do v?deo.
Tamb?m pode-se discutir em sala a import?ncia de acordos e legisla??es que regulamentem o bom uso dos recursos h?dricos, bem como quais podem ser as conseq??ncias quando os estes n?o s?o respeitados ou simplesmente n?o conseguem garantir de fato a boa preserva??o da ?gua.
 

O V?deo possui 3m 30s e pode ser passado na integra durante a aula. O ?udio esta em ingl?s, no entanto, legendas em portugu?s n?o est?o ainda disponiveis.

 

## Neste momento voc? pode iniciar a discuss?o em sala sobre as rela??es sociais da ?gua no Brasil. A id?ia agora ? mostrar que nem sempre abund?ncia natural de ?gua significa abund?ncia na disponibilidade de ?gua para as popula??es humanas (se necess?rio retome o uso do mapa) e que quando diferentes interesses sobre o uso da ?gua se chocam, conflitos acontecem ##

 

 

data/img-3

Video 2 Olhares Cruzados

 

O V?deo 2 apresenta o vale do rio Ribeira de Iguape atrav?s de depoimentos de seus pr?prios habitantes. Ind?genas, quilombolas, pescadores, agricultores e ambientalistas mostrando seu olhar sobre essa regi?o que sofre com diferentes interesses no uso de sua ?gua e demais recursos naturais.

O V?deo possui aproximadamente 35 minutos e se sugere que o professor fa?a a sele??o previa de quais trechos pretende utilizar em sala de aula.

 

 data/img-4

Em Defesa do Rio Ribeira de Iguape                &nb sp;   

O V?deo 3, uma produ??o do Coletivo Jovem Cai?ara de Canan?ia, mostra o choque de id?ias entre distintos setores da sociedade. O v?deo, assim como muitos outros materiais, busca a conscientiza??o quanto a que tipo de uso se deve dar as ?guas do rio Ribeira, o ?ltimo grande rio do estado de S?o Paulo que ainda n?o possui nenhuma barragem ao longo de seu curso.

O v?deo possui 9m 12s e pode ser passado na ?ntegra em sala de aula. Recomenda-se que o professor assista ao v?deo previamente e que busque se informar melhor sobre a historia e situa??o atual do Vale do Ribeira.

data/img-5

Saiba o que diz a legisla??o brasileira!

O v?deo 4 "Terra das ?guas" mostra a import?ncia das pol?ticas de saneamento e do tratamento de esgotos e efluentes, enfatizando o caso das comunidades do Vale do Ribeira. Cita o projeto "Observando o Ribeira", da Funda??o SOS Mata Atl?ntica, cujo objetivo ? o monitoramento da qualidade das ?guas da Bacia Hidrogr?fica do Rio Ribeira de Iguape pela popula??o. O v?deo discute tamb?m a import?ncia de se preservar as ?reas remanescentes da Mata Atl?ntica presentes no local.

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

Professor, voc? deve finalizar a aula instigando seus alunos a buscarem mais informa??es sobre os assuntos abordados. Uma sugest&atild e;o ? que se proponha, como atividade para casa, que os alunos desenvolvam uma disserta??o sobre como ?, para eles, a rela??o do bairro ou munic?pio onde moram com os recursos h?dricos do local. Eles devem observar tamb?m quais s?o as medidas do poder p?blico para a garantia de acesso ? ?gua de boa qualidade para as pessoas de sua regi?o, e  que medidas p?blicas s?o tomadas para preserva??o e prote??o da boa qualidade da ?gua.
Outra atividade ? dividir a sala em grupos que estudar?o, nos links mostrados, a legisla??o brasileira. Cada grupo deve avaliar de maneira cr?tica cada item das legisla??es que disp?em sobre ?gua e tamb?m aferir se a legisla??o vem sendo cumprida em seu bairro ou munic?pio.
 

Caso tenha alguma dificuldade em acessar um dos textos ou v?deos indicados, voc? tamb?m pode acess?-los diretamente de seu navegador, basta copiar o respectivo endere?o do v?deo ou texto que est? com problemas e cola-lo na barra de navega??o de seu navegador.

Pagina 1: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127140POR.pdf
Pagina 2: http://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/include/getdoc.php?id=75&article=47&mode=pdf
Pagina 3: revistadasaguas.pgr.mpf.gov.br/edicoes-da-revista/edicao-atual/materias/a-agua-e-sua-distribuicao-espacial
Legisla??o: revistadasaguas.pgr.mpf.gov.br/edicoes-da-revista/edicao-atual/materias/edicoes-da-revista/revista5/destaques-do-menu-superior/legislacao/legislacao
 

V?deo 1: http://www.teachersdomain.org/resource/ipy07.sci.life.eco.arcticpcb/
V?deo 2: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php/videos/olhares_cruzados
V?deo 3: http://www.youtube.com/wat ch?v=P0xkpU2urSw
V?deo 4: portaldoprofessor.mec.gov.br/showResource.action?resourceId=10933

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Terra das ?guas V?deo
Mapa de distribui??o de ?gua pot?vel no mundo Mapa

Recursos Complementares

? necess?rio equipamento multim?dia para a exibi??o dos v?deos e objetos propostos.

Avaliação

Ao se pensar em como fazer uma avalia??o ? sempre fundamental refletir previamente quais s?o os objetivos dessa avalia??o e qual ser? sua utilidade para voc? professor. Seguem ent?o sugest?es de alguns crit?rios que podem ser usados para sua avalia??o: A contribui??o individual e nas discuss?es coletivas e demais atividades em grupo. A habilidade de relacionar as discuss?es feitas em aula com as atividades propostas. Realiza??o das atividades. Lembre-se de que o resultado das avalia??es lhe deve ser sempre de algum modo ?til afim de que voc? possa tra?ar novas estrat?gias m?todos e caminhos para suas aulas alcancem sempre seus objetivos.