Iv? de Haro Moreno
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
| Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
| Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
?GUA
##Professor busque iniciar esta aula apresentando a sua turma quest?es que fa?am com que os alunos consigam expor e refletir sobre seus conhecimentos pr?vios sobre a import?ncia da ?gua. Voc? pode instigar seus alunos com simples quest?es tais como: "Qual a import?ncia da ?gua?"; "Qual a import?ncia da ?gua para os seres vivos? E para os seres humanos?" ##
Espera-se que diante quest?es como estas que os alunos somente se lembrem da ?gua como elemento fundamental para todo ser vivo e para vida como a conhecemos, que o corpo humano ? constitu?do por mais de 70% de ?gua... S?o informa??es importantes sem duvida, no entanto devemos lembrar tamb?m que a ?gua al?m de sua import?ncia biol?gica tamb?m possui uma import?ncia social muito grande.
####Veja tamb?m a aula "?gua e Vida"####
?GUA SOCIAL
##Neste momento voc? deve dirigir sua aula de modo a orientar e estimular as reflex?es de seus alunos sobre qual a import?ncia social da ?gua para as popula??es humanas##
A nossa sociedade p?de escolher diversos usos para esse recurso que pertence a todos. No Brasil nossa principal matriz energ?tica ? a gera??o de energia atrav?s das hidrel?tricas. Aqui, bem como no resto do mundo, a ?gua tamb?m toma seu lugar na ind?stria onde ? usada tanto na fabrica??o de uma grande gama de produtos quanto para resfriamento e limpeza de maquin?rio; ela tamb?m est? presente na pecu?ria, agroneg?cio etc.
Mas a ?gua apresenta import?ncias muito maiores do que seu uso como insumo na produ??o agr?cola e industrial ou na simples higieniza??o de nossos corpos, casas, ind?strias e cidades. Ela determina quest?es culturais e sociais complexas que v?o desde qual pode ser a matriz energ?tica de um pa?s at? quanto tempo em media uma popula??o gasta no banho. Tudo isso pode depender simplesmente de quanta ?gua est? naturalmente dispon?vel em uma dada regi?o. A ?gua ? um bem comum a todos, porem, as conseq??ncias do uso que cada um de nos d? ? ?gua tamb?m afetam a todos. Deste modo a sociedade precisa se organizar para definir quais ser?o os usos da ?gua e de que modo esse uso pode ser efetuado. Desta forma nascem as leis normas e regras para o uso da ?gua, no entanto a sociedade ? diversa e constantemente interesses antag?nicos se chocam.
Voc? pode obter mais informa??es sobre esse assunto nas seguintes paginas:
* Pagina 1: A ?tica no uso de ?gua doce: Um levantamento
* Pagina 2: ?gua: De Elemento Natural a Mercadoria
* Pagina 3: A ?gua e Sua Distribui??o Espacial
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? importante ressaltar que o mapa mostra diretamente a distribui??o do acesso de seres humanos a boas fontes de ?gua pot?vel e n?o a distribui??o natural de ?gua no planeta. Neste momento da aula voc? pode evidenciar o fato de que abundancia de disponibilidade natural de ?gua n?o implica necessariamente em abundancia na disponibilidade de ?gua pot?vel para as popula??es humanas. Esta observa??o explica o fato de que o Brasil, embora possua cerca de 13% da ?gua doce do planeta, no mapa apresente menor porcentagem de boas fontes de ?gua doce para a popula??o em compara??o com outros pa?ses que possuem uma menor disponibilidade natural de ?gua, como paises do norte europeu, am?rica do sul, central e do norte. No mapa esses paises apresentam maiores porcentagens da popula??o fazendo uso de boas fontes de ?gua pot?vel.
Video 1 Contaminants in the Arctic Human Population
O V?deo 1 mostra como popula??es humanas no ?rtico s?o afetadas pela presen?a de poluentes em ?gua oce?nicas. O grande enfoque do v?deo ? a bioacumula?ao e seus perigos para estas popula??es. Esse assunto pode ser introduzido ou relembrado atrav?s da exibi??o do v?deo.
Tamb?m pode-se discutir em sala a import?ncia de acordos e legisla??es que regulamentem o bom uso dos recursos h?dricos, bem como quais podem ser as conseq??ncias quando os estes n?o s?o respeitados ou simplesmente n?o conseguem garantir de fato a boa preserva??o da ?gua.
O V?deo possui 3m 30s e pode ser passado na integra durante a aula. O ?udio esta em ingl?s, no entanto, legendas em portugu?s n?o est?o ainda disponiveis.
## Neste momento voc? pode iniciar a discuss?o em sala sobre as rela??es sociais da ?gua no Brasil. A id?ia agora ? mostrar que nem sempre abund?ncia natural de ?gua significa abund?ncia na disponibilidade de ?gua para as popula??es humanas (se necess?rio retome o uso do mapa) e que quando diferentes interesses sobre o uso da ?gua se chocam, conflitos acontecem ##
O V?deo 2 apresenta o vale do rio Ribeira de Iguape atrav?s de depoimentos de seus pr?prios habitantes. Ind?genas, quilombolas, pescadores, agricultores e ambientalistas mostrando seu olhar sobre essa regi?o que sofre com diferentes interesses no uso de sua ?gua e demais recursos naturais.
O V?deo possui aproximadamente 35 minutos e se sugere que o professor fa?a a sele??o previa de quais trechos pretende utilizar em sala de aula.
Em Defesa do Rio Ribeira de Iguape &nb sp;
O V?deo 3, uma produ??o do Coletivo Jovem Cai?ara de Canan?ia, mostra o choque de id?ias entre distintos setores da sociedade. O v?deo, assim como muitos outros materiais, busca a conscientiza??o quanto a que tipo de uso se deve dar as ?guas do rio Ribeira, o ?ltimo grande rio do estado de S?o Paulo que ainda n?o possui nenhuma barragem ao longo de seu curso.
O v?deo possui 9m 12s e pode ser passado na ?ntegra em sala de aula. Recomenda-se que o professor assista ao v?deo previamente e que busque se informar melhor sobre a historia e situa??o atual do Vale do Ribeira.
Saiba o que diz a legisla??o brasileira!
O v?deo 4 "Terra das ?guas" mostra a import?ncia das pol?ticas de saneamento e do tratamento de esgotos e efluentes, enfatizando o caso das comunidades do Vale do Ribeira. Cita o projeto "Observando o Ribeira", da Funda??o SOS Mata Atl?ntica, cujo objetivo ? o monitoramento da qualidade das ?guas da Bacia Hidrogr?fica do Rio Ribeira de Iguape pela popula??o. O v?deo discute tamb?m a import?ncia de se preservar as ?reas remanescentes da Mata Atl?ntica presentes no local.
ATIVIDADES PROPOSTAS
Professor, voc? deve finalizar a aula instigando seus alunos a buscarem mais informa??es sobre os assuntos abordados. Uma sugest&atild e;o ? que se proponha, como atividade para casa, que os alunos desenvolvam uma disserta??o sobre como ?, para eles, a rela??o do bairro ou munic?pio onde moram com os recursos h?dricos do local. Eles devem observar tamb?m quais s?o as medidas do poder p?blico para a garantia de acesso ? ?gua de boa qualidade para as pessoas de sua regi?o, e que medidas p?blicas s?o tomadas para preserva??o e prote??o da boa qualidade da ?gua.
Outra atividade ? dividir a sala em grupos que estudar?o, nos links mostrados, a legisla??o brasileira. Cada grupo deve avaliar de maneira cr?tica cada item das legisla??es que disp?em sobre ?gua e tamb?m aferir se a legisla??o vem sendo cumprida em seu bairro ou munic?pio.
Caso tenha alguma dificuldade em acessar um dos textos ou v?deos indicados, voc? tamb?m pode acess?-los diretamente de seu navegador, basta copiar o respectivo endere?o do v?deo ou texto que est? com problemas e cola-lo na barra de navega??o de seu navegador.
Pagina 1: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127140POR.pdf
Pagina 2: http://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/include/getdoc.php?id=75&article=47&mode=pdf
Pagina 3: revistadasaguas.pgr.mpf.gov.br/edicoes-da-revista/edicao-atual/materias/a-agua-e-sua-distribuicao-espacial
Legisla??o: revistadasaguas.pgr.mpf.gov.br/edicoes-da-revista/edicao-atual/materias/edicoes-da-revista/revista5/destaques-do-menu-superior/legislacao/legislacao
V?deo 1: http://www.teachersdomain.org/resource/ipy07.sci.life.eco.arcticpcb/
V?deo 2: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php/videos/olhares_cruzados
V?deo 3: http://www.youtube.com/wat
ch?v=P0xkpU2urSw
V?deo 4: portaldoprofessor.mec.gov.br/showResource.action?resourceId=10933
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Terra das ?guas | V?deo |
| Mapa de distribui??o de ?gua pot?vel no mundo | Mapa |