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HOMEOSTASE E FISIOLOGIA HUMANA

Autor e Co-autor(es)

Alline Braga Silva imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Iv? de Haro Moreno

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa aula tem o intuito de relacionar os sistemas fisiol?gicos humanos, mostrando que todas as fun??es dos ?rg?os e tecidos est?o interligadas para manter a homeostase do organismo.

Duração das atividades

3 aulas de 50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

 

SUGESTÕES: Professor, é interessante que essa seja uma aula introdutória aos sistemas fisiológicos humanos. Você pode escolher duas abordagens:

  • Falar de forma geral (de acordo com o texto apresentado), não entrando em detalhes de cada sistema. Isso pode ser realizado em 1 aula de 50 min. Nas aulas seguintes pode-se detalhar cada sistema;
  • Pode-se também detalhar cada sistema à medida que se mostra a relação entre os diversos sistemas do organismo. Dessa forma são necessárias 3 aulas.

 

## Para que essa aula desperte a curiosidade dos alunos, pergunte logo no início qual é a relação existente entre o sistema respiratório e o digestivo. Isso pode levar o aluno a pensar e depois descobrir que, mesmo que não haja uma relação aparente direta, as funções desses sistemas se interligam, mesmo que de forma indireta, para manter a homeostase do organismo ##

 

HOMEOSTASE
 
 
## Após a discussão inicial com os alunos, sobre a relação entre diferentes sistemas, é importante deixar bem clara a definição de homeostase, para que os mesmos não criem uma idéia vaga desse conceito##
 
Definição: Esse termo é utilizado para designar a manutenção das condições estáveis ou constantes no meio interno. Essencialmente, todos os órgãos e tecidos do corpo desempenham funções interrelacionadas que ajudam a manter constantes tais condições.
 
 

Abaixo será evidenciada a forma como cada órgão e tecido contribui para a homeostase.

 

TRANSPORTE DO LÍQUIDO EXTRACELULAR

 

Sistema Circulatório 

O  líquido extracelular é transportado por todo o corpo em duas etapas: a primeira por meio do movimento do sangue pelos vasos sanguíneos e a segunda pelo movimento do líquido entre os capilares sanguíneos e as células. À medida que o sangue atravessa os capilares, produz-se também um intercâmbio contínuo de líquido extracelular entre a porção de plasma de sangue e o líquido intersticial que ocupa os espaços entre as células. Os capilares são permeáveis à maioria das moléculas presentes no plasma sanguíneo, com exceção de proteínas, podendo tais moléculas se difundirem em ambos os sentidos entre o sangue e os espaços tissulares. Deste modo, o líquido extracelular de qualquer zona do corpo, tanto do plasma quanto dos espaços intersticiais, se encontra em um processo de mescla contínuo, mantendo assim uma homogeneidade quase completa desses líquidos em todo o corpo.

 

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Vídeo, em espanhol, do Sistema Circulatório                                         Coração humano

 

 

 ORIGEM DOS NUTRIENTES DO LÍQUIDO EXTRACELULAR

 

Sistema Respiratório

Cada vez que o sangue passa pelo corpo, flui também pelos pulmões.  O sangue capta oxigênio nos alvéolos, que é necessário às células.

 

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Vídeo, em espanhol, do Sistema Respiratório                             Sistema respiratório


 

Trato Gastrointestinal

Uma grande quantidade de sangue bombeada pelo coração atravessa também as paredes do trato gastro-intestinal, onde absorve nutrientes dissolvidos, tais como carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos.

 

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 Vídeo, em espanhol, do sistema digestivo                                  Sistema digestório

 



Fígado e outros órgãos que desempenham funções metabólicas

Nem todas as substâncias absorvidas no trato gastro-intestinal podem ser utilizadas pelas células na forma em que foram absorvidas.  O fígado transforma a composição química de muitas dessas substâncias em formas mais utilizáveis, e outros tecidos do corpo, como os adipócitos, a mucosa gastrointestinal, os rins e as glândulas endócrinas, ajudam a modificar as substâncias absorvidas ou armazenadas.

 

Sistema musculoesquelético

Esse sistema permite que o corpo se desloque até o lugar correto, no momento adequado, para obter os alimentos necessários para a nutrição. Além disso, proporciona mobilidade para proteger-se das condições adversas circundantes, evitando que o organismo e os mecanismos homeostáticos sejam destruídos.

 

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Vídeo, em espanhol, dos músculos                                                     Contração muscular


## Nesse momento pode-se aproveitar para citar exemplos, ou mesmo pedir exemplos aos alunos. Alguns exemplos são a contração do diafragma durante a respiração pulmonar e casos de má circulação sanguínea  em pessoas que trabalham muito tempo sentadas, não movimentando os músculos da perna. Outras situações que relacionem ao cotidiano (corridas, ato sexual, excesso de alimento, frio, etc) devem ser incentivadas para relação entre sistemas fisiológicos e possíveis situações de distúrbio ##
 

ELIMINAÇÃO DOS PRODUTOS FINAIS DO METABOLISMO

 

Pulmões: ao mesmo tempo que o sangue capta oxigênio nos pulmões, libera também dióxido de carbono, que é o produto final mais abundante do metabolismo.

 

Rins: À medida que o sangue passa pelos rins, elimina a maior parte de substâncias contidas no plasma e que não são necessárias às células. Essas substâncias consistem em diferentes produtos finais do metabolismo celular, tais como uréia e ácido úrico. Também contêm os excessos de íons e água dos alimentos que se acumularam no líquido extracelular.

 

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 Vídeo, em espanhol, do sistema urinário                                      Sistema urogenital masculino


 

REGULAÇÃO DAS FUNÇÕES CORPORAIS

 

Sistema Nervoso

O sistema nervoso está composto por três porções principais: a porção sensitiva aferente, o sistema nervoso central e a porção motora eferente. Os receptores sensitivos detectam o estado do corpo ou o estado do entorno. O encéfalo tem a capacidade de armazenar a informação, gerar pensamentos e determinar reações em resposta às sensações. Os sinais apropriados se transmitem posteriormente através da porção motora eferente.

Uma grande parte do sistema nervoso se denomina sistema autônomo. Opera em um nível subconsciente e controla muitas funções dos órgãos internos, tais como a atividade de bombemento do coração, os movimentos gastrointestinais e as secreções glandulares.

 

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 Vídeo, em espanhol, do sistema nervoso

 

Sistema Hormonal

No corpo existem oito glândulas endócrinas principais que secretam substâncias chamadas hormônios. Os hormônios são transportados no líquido extracelular a qualquer parte do corpo para ajudar a regular a função celular. Por exemplo, a insulina controla o metabolismo da glicose.

O sistema nervoso regula fundamentalmente as atividades musculares e secretoras do corpo, enquanto que o sistema hormonal regula principalmente as funções metabólicas.

 

 REPRODUÇÃO

A reprodução ajuda a manter a homeostasia, gerando novos seres que ocupam o lugar dos que morrem. Porém, essa homeostasia já deve ser analisada em um nível maior, o de populações ou mesmo de comunidades (quando se analisam várias espécies). Com a reposição dos indivíduos, mantém-se uma baixa entropia, já que organismos vivos possuem uma estrutura organizada, de baixa entropia.

 

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Vídeo, em espanhol, do sistema reprodutor feminino         Vídeo, em espanhol, do sistema reprodutor masculino

  

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ATIVIDADE: Peça para seus alunos desenharem um diagrama, com setas interligando os sistemas abordados. Acima  das setas, peça-lhes para escrever por qual motivo esses sistemas se relacionam. Após isso, tente mostrar-lhes que o desenho do diagrama é circular, ou seja, todos os sistemas são interdependentes.
 

 

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Cora??o humano Anima??o/simula??o
Sistema reprodutor feminino Anima??o/simula??o
Sistema digest?rio Anima??o/simula??o
Sistema urogenital masculino Anima??o/simula??o
Contra??o muscular Anima??o/simula??o
Sistema respirat?rio Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

O texto desta aula foi baseado no livro Fisiologia - Guyton, 10? edi??o. Os v?deos em espanhol est?o todos localizados no site www.educarchile.cl. Nesse endere?o, al?m de poder visualiz?-los online, tamb?m pode-se fazer o download dos arquivos.

Avaliação

Antes dessa mat?ria ser abordada, pode-se fazer um question?rio perguntado quais as rela??es existentes entre determinados sistemas, tais como circulat?rio e respirat?rio, excretor e digest?rio, etc. Ap?s a aula, pode-se realizar outro question?rio semelhante, pedindo que os alunos estabele?am as rela??es entre os principais sistemas e que digam o objetivo de estarem interrelacionados.