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Unidades de Conserva??o, ref?gios da Biodiversidade

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das quest?es ambientais
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir o conceito de unidades de conserva??o; Perceber a import?ncia destas na manuten??o da biodiversidade; Perceber que no Brasil elas possuem distintas classes;

Duração das atividades

Tr?s aulas de cinquenta minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

desenvolvimento sustent?vel, preserva??o da natureza

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o

O Brasil abriga a segunda maior ?rea florestal do planeta, atr?s apenas da R?ssia. Com 554 milh?es de hectares, o pa?s possui 14% da ?rea florestal mundial, que ocupa 64,3% do territ?rio nacional. O Brasil ? um dos pa?ses que mais mant?m sua cobertura florestal no mundo, com 69,4% de suas florestas primitivas ainda em p?.

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A t?tulo de compara??o, veja o quanto de suas florestas originais cada continente preserva:

- ?frica - 7,8%

- ?sia - 5,6%

- Am?rica Central - 9,7%

- Europa- 0,3%

- Am?rica do Sul - 54,8%

Percebe-se notadamente que a Am?rica do Sul e em especial do Brasil, s?o guardi?es de um patrim?nio ambiental inestim?vel, e conhecendo-o aprendemos a respeit?-lo e preserv?-lo.

Para saber mais visite o link:

www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/unidades_conservacao/

 ou clique na figura abaixo:

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Aula 01 - O que s?o as unidades de conserva??o?

Caro (a) professor (a), inicie sua aula com o conceito de unidades de conserva??o. Verifique o que seus alunos conhecem sobre o tema. Fa?a perguntas como:

- O que s?o unidades de conserva??o?

- A que se prestam?

- Por que a cria??o de unidades de conserva??o ? importante?

- Algu?m j? visitou alguma unidade de conserva??o?

- Qual?

- Como foi a experi?ncia?

Diga-lhes que na realidade brasileira, s?o ?reas protegidas por lei, de acordo com sua fun??o e utilidade para o equil?brio do meio e o bem estar do homem. Cite tamb?m que a legisla??o ambiental brasileira ? uma das mais avan?adas do mundo e que para gerir essas unidades de conserva??o, existe uma Lei, a 9.885, que instituiu o Snuc (Sistema Nacional de Unidades de Conserva??o), em 2000. Para efeitos legais, Unidade de Conserva??o ?:

?...o espa?o territorial e seus recursos ambientais, incluindo as ?guas jurisdicionais, com caracter?sticas naturais relevantes, legalmente institu?do pelo Poder P?blico, com objetivos de conserva??o e limites definidos, sob regime especial de administra?? o, ao qual se aplicam garantias adequadas de prote??o?.


Nosso pa?s possui diversas unidades de conserva??o. Analise com seus alunos a seguinte figura, que mostra onde est?o localizadas. Identifique se em seu estado existe algumas delas.

Visite o link: www.alcance.cnpm.embrapa.br/images/figura02.png

 Ou clique na figura abaixo:

http://portaldop
                                
                                    rofessor.mec.gov.br/st
                                
                                    orage/discovirtual/aul
                                
                                    as/1726/imagens/figura
                                
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Na sequencia, apresente um v?deo sobre uma unidade de conserva??o:

Len??is (MA)

Siga debatendo o tema. Diga-lhes que as UCs podem se localizar em ?reas p?blicas ou privadas. Podem ser federais, estaduais e municipais. De acordo com a possibilidade de interfer?ncia humana no meio, s?o divididas em dois grandes grupos:

- unidades prote??o integral;

- unidades de uso sustent?vel.

Nas primeiras, o objetivo b?sico ? preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exce??o dos casos previstos no Snuc.

Nas unidades de uso sustent?vel a id?ia ? compatibilizar a conserva??o da natureza com o uso sustent?vel de parte dos recursos existentes.

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Cada um desses grupos se subdivide em categorias, de acordo com sua fun??o ou sua voca??o como ?rea protegida.

Como sugest?o de atividade, divida sua sala em grupos e pesquise com seus alunos as subdivis?es dessas duas categorias apresentadas:

- vejam quais s?o elas;

- quais caracter?sticas e usos;

- quais semelhan?as e diferen?as;

Clique no link: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./snuc/index.html&conteudo=./snuc/categorias1.html

Ou na figura, para sugest?o de site para a pesquisa:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
                                
                                    storage/discovirtual/aulas/1726/imagens/classes_
                                
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Na presente estrutura de aula, ? fundamental que dentro das possibilidades da escola, seja agendada uma visita a uma unidade de conserva??o. ? uma excelente maneira dos alunos conhecerem as fisionomias t?picas dos ecossistemas que comp?em sua localidade. Essa aula pode e deve ser trabalhada conjuntamente com professores de biologia, ci?ncias ou at? mesmo educa??o f?sica, j? que geralmente as Unidades de Conserva??o de Uso Sustent?vel possuem locais apropriados para visita??o p?blica. Diversas s?o as atividades que podem ser desenvolvidas:

1. Com o docente de ci?ncias ou biologia, pode-se observar a vegeta??o, os tipos de ?rvores, folhas e galhos. Identificar flores e quais s?o as esp?cies mais conhecidas. Os alunos podem fotografar as esp?cies vegetais encontradas e postar em um blog, com uma ficha t?cnica da mesma. Podem constar:

- Nome vulgar

- Nome Cient?fico

- Fam?lia

- Localidade encontrada

2. Com o professor (a) de Educa??o F?sica, podem ser desenvolvidas atividades de caminhadas em trilhas interpretativas.

3. Com o professor (a) de geografia eles podem trabalhar com o mapa da unidade de conserva??o, localizando os pontos visitados e percebendo as caracter?sticas dos mesmo. Podem ser analisados:

- tipo de fisionomia

- vegeta??o

- tipo de solo

       4. Os alunos podem entrevistar os frequentadores do parque, para saber o que eles acham, percebem ou entendem da import?ncia daquele lugar. Com isso eles podem estruturar campanhas de educa??o ambiental, de maneira a sensibilizar os frequentadores sobre a import?ncia do parque.

Os alunos podem fazer uma expedi??o, registros fotogr?ficos ou v?deos e elaborarem um relat?rio sobre o estado de conserva??o da UC visitada, al?m de aspectos positivos e sugest?es de melhoria na gest?o da ?rea. Todas essas atividades, podem culminar em uma exposi??o na escola, serem desnvolvidas em feiras de ci?ncias e serem apresentadas em comunidades virtuais ou blogs.

    http://portaldoprofess
                                
                                    or.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1726/imagens/escoteirosmirante.jpg

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Fernando de Noronha V?deo
Len??is (MA) V?deo

Avaliação

Participa??o qualificada nos debates; Elabora??o de pesquisa de grupo; Participa??o em visita de campo; Elabora??o de relat?rio de visita de campo;