Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbam a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas vezes inconsciente ou de difícil percepção. As situações de conflito podem ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou informações desencontradas.
As diferenças de valores e padrões culturais podem fomentar os conflitos, na medida em que grupos sociais podem encarar um objeto de disputa de maneira diferenciada e seu uso, de maneira conflitante.
Os conflitos, desde a antiguidade, afligem a humanidade com diversas conseqüências nocivas em todo o mundo. Mesmo com todo o progresso técnico estes ainda persistem e percebe-se que ainda não há uma esperança de solução em médio prazo. Alguns deles são clássicos, como “israelitas e palestinos”, mas existem muitos outros e é isso que o presente plano de aula busca abordar através de uma linguagem lúdica que é o quadrinho.
Aula 01 - Problematização
Divida a sala em grupos e faça uma leitura orientada do texto disponível no link abaixo:
http://w3.ufsm.br/mundogeo/geopolitica/more/conflitos.htm
Do material disponível e conforme a quantidade de alunos em sala de aula, escolha o que melhor lhe convier, dentre as opções abaixo especificadas:
• Chechênia;
• A Índia e o Paquistão na disputa pela Caxemira;
• Timor Leste;
• Conflitos na Irlanda entre Católicos e Protestantes;
• A questão basca;
• A reunificação das Coréias;
• A Guerra no Golfo Pérsico;
• A questão balcânica;
• Os conflitos na Colômbia;
• O movimento zapatista no México;
• A questão dos Palestinos e Israelitas;
• Conflitos no Tibet;
Inicialmente, oriente seus alunos à busca de respostas para as seguintes questões:
• O que é o conflito em questão?
• Porque ocorre?
• Como ocorre?
• Onde ocorre?
• Localize-o em mapas;
• Quais as conseqüências?
• Existem possibilidades de resolução?
Depois dessas apresentações e stimule os alunos à discussão do tema.
Professor lembre-se que, no estudo de um conflito, devem ser considerados quatro elementos centrais na análise, a saber:
1. Os atores: indivíduos, grupos, organizações ou Estados que têm identidade própria, reconhecimento social e capacidade de modificar seu contexto, não se esquecendo que estes são movidos por interesses, valores e percepções que são próprias a cada um;
2. A natureza: os conflitos têm natureza diferente, por isso eles podem ser de natureza econômica, política, ambiental, doméstica, internacional ou psíquisa, entre outras.
3. Os objetos: sempre escassos ou vistos como tais, podem ser material ou simbólico, profano ou sagrado, público ou privado, e assim por diante.
4. As dinâmicas: cada conflito, segundo sua natureza, tem uma história própria, uma forma de evoluir, conhecendo períodos mais ou menos intensos, mais ou menos rápido.
Estimule nos alunos a identificação dos componentes acima citados. Se necessário, intercale momentos expositivos, para dirimir dúvidas e clarear conceitos.
Solicite um resumo da questão do conflito estudado e a localização desse em um mapa-mundi. Para visualização dos países nesse mapa, sugere-se a visita à pagina do IBGE.
http://www.ibge.gov.br/paisesat
Sugere-se que educandos produzam um relatório dessa etapa, sistematizando as conclusões obtidas.
Aula 02
Professor, essa aula ocorrerá na sala de informática.
Inicie sua aula retomando as conclusões estabelecidas no encontro anterior. Solicite que os mesmos grupos da aula anterior se organizem e que cada grupo será responsável pela apresentação de tiras ou quadrinhos, abordando-se o tema de uma forma lúdica para os jovens.
Sugere-se a utilização de um recurso digital para tanto. As pesquisas sobre os conflitos encontrados pelos alunos, podem ser expressas mediante quadrinhos ou tirar, produzidos pelos próprios alunos. Para tanto sugere-se a utilização de alguns programas. São eles:
http://baixaki.ig.com.br/download/ToonDoo.htm
http://baixaki.ig.com.br/ download/Pixton.htm
http://baixaki.ig.com.br /download/ComicJuice.htm< br />
Os quadrinhos devem ser usados como maneira dos alunos expressarem suas impressões sobre a questão dos conflitos estudados.
As orientações para produção dos trabalhos são:
1. Escrever falas nos balões a partir das imagens sugeridas por cada quadrinho.
2. Pensar um título para a história e escrever no primeiro quadrinho em branco.
3. Fazer uma capa para o trabalho.
4. Colocar o nome dos elementos do grupo na contracapa.
Estruture um fórum de discussão virtual, no contexto da sala de aula, onde serão inseridas as pesquisas dos grupos. Desse modo, todos os alunos terão acesso aos temas dos demais colegas. Uma sugestão de fórum é o disponível no Yahoo: http://br.groups.yahoo.com